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dc.contributor.authorBRAGGIO, A. K.-
dc.date.accessioned2020-11-20T12:51:35Z-
dc.date.issued2020por
dc.identifier.issn2675-570Xpor
dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/152-
dc.description.resumoNeste estudo apresenta-se os aspectos básicos do contexto da educação brasileira da década de 1960, principalmente no nível superior. Porém, atentar-se para os outros níveis, primário e secundário, é imprescindível para compreender o afunilamento existente na educação brasileira, acarretado pela ordem social, econômica e financeira. Sendo então, um sistema educacional de privilégio social, altamente criticado pelo movimento estudantil na época, pois buscou atender às necessidades e interesses de classe e, não à expansão do ensino científico-tecnológico, indispensável para o progresso social e o crescimento econômico. Para auxiliar essa contextualização, optou-se por utilizar dados estatísticos como recurso interpretativo. Com base nesses dados quantitativos, foi possível diagnosticar o desenvolvimento do sistema educacional e apresentar a situação em que se encontrava, durante a década de 1960.por
dc.description.abstractIn this study we present the basic aspects of the Brazilian education context of the 1960s, mainly at the higher level. However, attention to the other levels, primary and secondary, is essential to understand the existing bottleneck in Brazilian education, caused by social, economic and financial order. Thus, an educational system of social privilege, highly criticized by the student movement at the time, sought to meet the needs and interests of the class and not the expansion of scientific and technological education, indispensable for social progress and economic growth. To support this contextualization, we chose to use statistical data as an interpretative resource. Based on these quantitative data, it was possible to diagnose the development of the educational system and present the situation it was in during the 1960s.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Revista Quero Saber (revista@institutoquerosaber.org) on 2020-08-11T23:30:06Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) RQS - 1.1 - O sistema educacional que provocou o movimento estudantil a reivindicar sua reforma no início da década de 1960 - Ana Karine Braggio.pdf: 216439 bytes, checksum: 9447d56027d5441281bb7ff7efd68ccf (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherInstituto Quero Saberpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.relation.ispartofRevista Quero Saberpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
dc.subjectSistema educacionalpor
dc.subjectEducational systemeng
dc.subjectDécada de 1960por
dc.subjectMovimento estudantilpor
dc.subjectStudent movementeng
dc.subject1960seng
dc.subject.cnpqFilosofiapor
dc.titleO sistema educacional que provocou o movimento estudantil a reinvidicar sua reforma no início da década de 1960por
dc.title.alternativeThe educational system that provoked the student movement to claim its reform in the early 1960seng
dc.typeArtigopor
dc.citation.spage13por
dc.citation.epage36por
dc.citation.issue1por
dc.citation.volume1por
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