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dc.contributor.authorSILVA, P. S. P.-
dc.date.accessioned2021-05-04T23:48:58Z-
dc.date.issued2020por
dc.identifier.issn2675-570Xpor
dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/198-
dc.description.resumoEsse artigo é resultado de algumas viagens que o autor fez à cidade de Juazeiro do Norte-CE, onde teve oportunidade de registrar fatos e imagens matemáticas num bairro da periferia da citada cidade. Ressalta que as viagens aconteceram em função da sua pesquisa para o doutoramento que se encontrava em andamento. Para o desenvolvimento deste trabalho se apoia na perspectiva da educação crítica que pressupõe um olhar sobre as pessoas, sobre os conteúdos e sobre as sociedades à luz dos pressupostos teóricos da etnomatemática – que tem concentrado seus olhares para a relação entre Educação e cultura dos grupos sociais, vinculando-se à história das pessoas, suas tradições, incluindo seus modos de lidar matematicamente com o mundo. Observou-se que nas ruas de um bairro da periferia desse município é provável ver meninos brincando com os brinquedos caseiros que rolam e que podem ser empurrados ou puxados com uma vara; meninas ajudando sua mãe em casa e cuidando dos irmãos mais jovens; homens conversando com os amigos, fumando e jogando jogos de baralhos, outros “guiando” carroças (transporte de duas rodas) puxadas por uma mula e mulheres vendendo pequenos itens e também alunos estudando Matemática, disciplina entendida como instrumento precioso que estrutura o contexto da comunidade.por
dc.description.abstractThis article is the result of some trips that I made to the city of Juazeiro do Norte-CE, where I had opportunities to record facts and mathematical images in a neighborhood on the outskirts of the city. I emphasize that the trips took place due to my research for the PhD that was in progress. For the development of this work, support me in the perspective of critical education that presupposes a view on people, on the contents and on societies in the light of the theoretical assumptions of ethnomathematics - which has concentrated its views on the relationship between education and culture of social groups, linking to people's history, their traditions, including their ways of dealing mathematically with the world. I noticed that in the streets of a neighborhood on the outskirts of this community, it is likely to see boys playing with the homemade toys that roll and that can be pushed or pulled with a stick; girls helping their mother at home and taking care of younger siblings; men talking to friends, smoking and playing card games, others “guiding” carts (two-wheelers) pulled by a mule and women selling small items and also students studying mathematics, a discipline understood as a precious instrument that structures the community context.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Revista Quero Saber (revista@institutoquerosaber.org) on 2020-08-12T00:02:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) RQS - 1.1 - Alguns modos de lidar matematicamente num bairro da periferia de Juazeiro do Norte – CE - Paulo Sergio Pereira da Silva.pdf: 115926 bytes, checksum: 33c140a91cac9d19c6d6ed62555e6666 (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherInstituto Quero Saberpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.relation.ispartofRevista Quero Saberpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
dc.subjectSala de Aulapor
dc.subjectClassroomeng
dc.subjectEducação Matemática.por
dc.subjectEtnomatemáticapor
dc.subjectPráticas Matemáticaspor
dc.subjectMathematical Educationeng
dc.subjectEthnomathematicseng
dc.subjectMathematical Practiceseng
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.titleAlguns modos de lidar matemáticamente num bairro da periferia de Juazeiro do Norte – CEpor
dc.title.alternativeSome ways of dealing mathematically in a neighborhood outskits of Juazeiro do Norte – CEeng
dc.typeArtigopor
dc.citation.spage95por
dc.citation.epage110por
dc.citation.issue1por
dc.citation.volume1por
Aparece nas coleções:Sul



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