Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/215
Tipo do documento: Capítulo de livro
Título: Deficiência visual: Noções introdutórias
Título(s) alternativo(s): Visual impairment: Introductory notions
Autor: CUNHA, Junior
Resumo: A atual concepção sobre o termo “deficiência” é um marco para a história da inclusão da pessoa com deficiência. Ancorada sobre os princípios que dão base à Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), a definição vigente do termo busca reconhecer e, assim, superar as opressões enfrentadas pelas pessoas com deficiência ao longo de anos de exclusão e preconceitos que se estigmatizaram nas camadas mais profundas da epiderme das sociedades construídas ao longo da história. O presente capítulo foi pensado para ir ao encontro do exposto, visto que nosso objetivo é oferecer noções introdutórias sobre a deficiência visual e, assim, descontruir as impressões carregadas de pré-conceitos sobre a temática. Nesse intuito, colocamos em evidência a pessoa com deficiência visual e não sua deficiência.
Abstract: The current conception of the term “disability” is a milestone in the history of inclusion of people with disabilities. Anchored on the principles that underlie the Universal Declaration of Human Rights (1948), the current definition of the term seeks to recognize and, thus, overcome the oppressions faced by people with disabilities over years of exclusion and prejudices that have been stigmatized in the lower strata. of the epidermis of societies built throughout history. This chapter was designed to meet the above, since our objective is to offer introductory notions about visual impairment and, thus, to deconstruct the impressions loaded with preconceptions about the theme. To that end, we highlight the person with visual impairment and not their impairment.
Palavras-chave: Educação especial
Inclusão
Deficiência
Área(s) do conhecimento: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estatual do Oeste do Paraná
Citação: CUNHA, Junior. Deficiência visual: noções introdutórias. In: CUNHA, Junior (Org.); NYAMIEN, Francy Rodrigues da Guia (Coord.). Oficinas pedagógicas para uma educação inclusiva. 1. ed. e-book. Toledo, Pr: Instituto Quero Saber, 2020.
Tipo de acesso: openAccess
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
URI: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/215
Data de publicação: 2020
Aparece nas coleções:Sul

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Oficinas Pedagógicas para uma Educação Inclusiva - Capítulo 3.pdfDocumento principal1,75 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Ferramentas do administrador