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https://deposita.ibict.br/handle/deposita/274
Tipo do documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Título: | O efeito de aulas diferenciadas no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de geografia |
Título(s) alternativo(s): | The effect of differentiated classes in the teaching-learning process of the subject of geography |
Autor: | Souza Júnior, Teobaldo Gabriel de |
Orientador: | Freitas, Lucíola da Silva |
Resumo: | O presente trabalho visa mostrar aos profissionais da educação, mais especificamente na disciplina de geografia, a importância e a eficiência de aprendizagem que aulas fora do contexto tradicional (professor diante da sala expondo assuntos) podem ocasionar. Tal artigo foi embasado através de pesquisas de referências bibliográficas, além de trabalho de campo e coleta de dados em escola pública, visando demonstrar a sua consistência, tendo em vista que nestes estabelecimentos de ensino no Brasil, existe uma enorme carência tanto por parte do alunado, que já vem deficiente de outros níveis de escolaridade, quanto por parte da própria estrutura física do ambiente escolar, o que ocorre na maior parte das escolas públicas brasileiras. Assim, ao se realizarem diversos trabalhos de docência, os discentes participantes puderam mostrar suas preferências em relação aos mais variados tipos de aulas que podem ser ministradas objetivando que as carências citadas sejam, de certa maneira, superadas ou dribladas e que o ensino possa fluir com a qualidade e o resultado esperado, contribuindo de forma direta com a sociedade ao formar cidadãos críticos e conscientes de seu papel. |
Abstract: | This paper aims to show that educators, more specifically of discipline of geography, the importance and efficiency of learning outside the traditional context classes (teacher in front of the room exposing subjects) can cause. This article was based through research references, field work and data collection in a public school in order to demonstrate its consistency, given that these schools in Brazil, there is a great need by both the student body, which is already weak from other levels of schooling, and by the very structure of the physical school environment, what happens in most schools Brazilian public. Thus, when performing various jobs teaching, the students participants could show their preferences in relation to a range of lessons that can be given that the objective needs to be mentioned in some way, overcome or circumvented and that teaching to flow with the quality and outcome, contributing directly to society by forming critical citizens aware of their role. |
Palavras-chave: | Educação Aulas Diferenciadas Geografia |
Área(s) do conhecimento: | Ciências Humanas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Faculdade de Juazeiro do Norte |
Citação: | SOUZA JÚNIOR, Teobaldo Gabriel de. O efeito de aulas diferenciadas no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Geografia. Juazeiro do Norte-CE, 2012. 25 p.: il. color. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Faculdade de Juazeiro do Norte-FJN, Especialização em Ensino de Geografia, 2012. |
Tipo de acesso: | openAccess |
URI: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/274 |
Data de publicação: | 2012 |
Aparece nas coleções: | Nordeste |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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