Literacies in the National Common Curricular Base (BNCC) of Elementary Education: an analysis of the prescribed educational work
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Ano de publicação
2020
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Instituição
Universidade Estadual do Centro-Oeste
Resumo
Esta pesquisa tem como objeto de análise as seções que compõem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental, principalmente: Introdução, Estrutura da BNCC e Etapa do Ensino Fundamental. O objetivo é investigar como os letramentos são propostos na BNCC para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, a partir da análise do(s) conceito(s) subjacentes ao documento tanto do ponto de vista teórico quanto dos indícios metodológicos delineados nos objetos de conhecimentos, nas habilidades ligadas aos campos de atuação e nas práticas de linguagem. Para tanto, na fundamentação teórica, expomos a dimensão sócio-histórica do termo e conceito “letramento(s)”, seus derivados (multiletramentos, novos letramentos, novos multiletramentos) e suas especificações (letramento digital, letramento crítico, letramentos sociais), a fim de articular com as possibilidades de ensino de Língua Portuguesa sob essa perspectiva em tempos de Web 2.0. A pesquisa segue os pressupostos da Linguística Aplicada de cunho inter/trans/indisciplinar, é instrumentalizada pela análise documental, e por uma análise discursiva instrumentalizada pelos níveis organizacional e enunciativo propostos pelo Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). Os resultados mostram a ocorrência explícita dos termos “letramento”, “letramentos”, “multiletramentos” e “novos letramentos”, e, de forma implícita, de “novos multiletramentos” para contemplar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). O termo mais recorrente, nas partes teóricas, é “letramentos” para referir-se a uma grande variedade de práticas de linguagem que envolvem, de uma ou de outra maneira, textos/mídias orais, escritas, multissemióticas/multimodais. Nos indícios metodológicos verificamos que em todos os campos de atuação o conceito de letramentos embasa as práticas linguageiras (leitura/escuta, oralidade, produção escrita, análise linguística/semiótica) e prescreve habilidades contextualizadas em práticas sociais situadas na escola, na família, na rua, na comunidade. Essa visão social e cultural de letramentos não é desenvolvida nos PCN (BRASIL, 1997, 1998) e DCE (PARANÁ, 2008). Verificamos que o único eixo a não desenvolver um contínuo, entre as partes teóricas e os indícios metodológicos, é o de oralidade, anos inicias e finais, em alguns campos, uma vez que não há contextualização das ações a serem desenvolvidas, nem exemplificação dos gêneros orais.