Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/367
Tipo do documento: doctoralThesis
Título: Intervención de la educación ambiental en la mejora de las infraestructuras portuarias de la región amazónica
Título(s) alternativo(s): Intervenção de educação ambiental em melhorias de infraestruturas portuárias na região amazônica
Autor: FEITOSA, Wesley Gomes 
Orientador: Mendonza, Maria Victória Quiñónez
Primeiro membro da banca: Canese, Roberto Elías
Segundo membro da banca: Silvero, Mirtha Beatriz Alfonso de
Terceiro membro da banca: Marques, Valeska Regina Soares
Resumo: Diante do problema da poluição ambiental, decorrente do manejo inadequado de resíduos sólidos no contexto da infraestrutura instalada nos Portos Públicos da Cidade de Manaus, surge a principal questão desta pesquisa, que é como contribuir para a melhoria da infraestrutura de gestão de resíduos sólidos com uma proposta de gestão integrada baseada na educação ambiental a ser desenvolvida nos Portos Públicos da cidade de Manaus? Nessa linha, o objetivo foi contribuir com uma proposta de gestão integrada voltada para o derretimento da gestão de resíduos sólidos com base na educação ambiental a ser desenvolvida pelos Portos Públicos em Manaus. Os autores que apoiaram este trabalho com suas teorias foram: Bortolon (2014), Freire (2001), Frésca(2007), Lajonquière(1997) e Milaré(2001). A abordagem metodológica teve as seguintes características: para o seu nível, é descritiva, pois a sua abordagem quantitativa, a fim de verificar o nível de conscientização dos usuários sobre questões ambientais na área portuária por seu tipo de corte é transversal. O instrumento utilizado para coleta dos dados foi um questionário com questões fechadas para serem processadas pela escala Likert. O resultado deste estudo pode contribuir para o desenvolvimento de outras pesquisas sobre infraestrutura portuária e educação ambiental nos portos de Manaus. As principais conclusões desta investigação permitem afirmar que a manutenção da infraestrutura portuária livre de poluição depende da conscientização de todos, usuários, funcionários, autoridades, ou seja, é um compromisso de todos que frequentam, trabalham e visitam os portos, Por isso, é importante que tudo, mas também depende de uma gestão adequada que integra a tomada de decisão de todos para adotar boas práticas que possam reverter a situação atual. Para alcançar essa mudança esperada, isso só será possível através de um processo de educação ambiental implementado de maneira adequada no contexto portuário de Manaus.
Abstract: Ante la problematica de la contaminacion ambiental como consecuencia principalmente del menejo inadecuado de los residues solidos en el contexto de la infraestructura instalada en los Puertos Públicos de la Ciudad de Manaus, surge el cuestionamiento principal de esta investigación cual es, como poder contribuir para el mejoramiento de la infraestructura de manejo de residuos sólidos con una propuesta de gestión integrada sustentada en la educación ambiental a ser desarrollada en los Puertos Públicos de la ciudad de Manaus? En esa linea el objetivo trazado consistio en, contribuir con una propuesta de gestión integrada orientada a la mejora de la infraestructura de gestión de residuos sólidos sostenida en la educación ambiental a ser desarrollada en los Puertos Públicos de la ciudad de Manaus. Os autores que sustentaron con sus teorias este trabajo fueron: Bortolon (2014), Freire (2001), Frésca(2007), Lajonquière(1997) e Milaré(2001).El abordaje metodológico tuvo las siguientes caracteristicas: por su nivel, es descriptivo, por su enfoque es cuantitativo a fin de verificar el nivel de conciencia de los usuarios sobre la problematica ambiental en el ambito portuario por su tipo de corte es transversal. El instrumento utilizado para colectar los datos fue un cuestionario con preguntas cerradas para ser procesado por medio de la escala de Likert. El resultado de este estudio puede contribuir al desarrollo de otras investigaciones sobre infraestructura portuaria y educación ambiental en los puertos de Manaus. Las principales conclusiones de esta investigacion permiten afirmar que el mantenimiento de la infraestructura portuaria libre de contaminacion depende de la toma de conciencia de todos, usuarios, empleados, autoridades es decir es un compromiso de todos los que la frecuentan, trabajan y visitan los puertos, por lo que es importante que todos pero ademas de ello depende de una adecuada gestion que integre la toma de decisiones de todos para adoptar buenas practicas que pueder revertir la situacion actual. Para lograr ese cambio esperado, solo será posible a traves de un proceso de educacion ambiental implementado de manera adecuada en el contexto portuario de Manaus.
Palavras-chave: Gestão Ambiental. Educação Ambiental, Infraestrutura, Portos de Manaus.
Área(s) do conhecimento: Educação, Engenharia civil, multidisciplinar
Idioma: spa
País: Argentina
Instituição: Universidad Columbia del Paraguay
Departamento: Universidad Columbia del Paraguay
Programa: Doctorado en Ciencias de la Educación
Tipo de acesso: openAccess
URI: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/367
Data de publicação: 2018
Aparece nas coleções:Norte

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE FINAL ajustada.pdf"Documento principal"5,49 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Ferramentas do administrador