Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/371
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Daniel de Jesus dos Santos Costa-
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/9657047191339866por
dc.contributor.advisorMagalhães dos Reis, Maria da Glória-
dc.contributor.referees1Morais, Jorge-
dc.contributor.referees2Gomes, André Luis-
dc.date.accessioned2023-06-21T13:54:03Z-
dc.date.issued2022por
dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/371-
dc.description.resumoEsta dissertação analisa a obra A Encruzilhada, do dramaturgo togolês Kossi Efoui, que retrata o universo de quatro personagens: o Ponto, a Mulher, o Poeta e o Cana numa encruzilhada sem saída. No final dos anos de 1980, essa peça ganhou o prêmio do Concurso Teatral Interafricano da Rádio Francês Internacional - RFI, o que a tornou uma das principais obras africanas na contemporaneidade, visto que a sua poética dramática rompe com a forma tradicional de um teatro africano, que, geralmente, possui características relacionadas ao folclore ante à condição humana e as suas relações na sociedade. Dessa maneira, a peça teve a sua primeira tradução para o português e encenação nos palcos brasileiros pelo Coletivo de Teatro En Classe et En Scène da Universidade de Brasília. Esse grupo é composto por estudantes e membros externos da Universidade, que se interessam pela produção e encenação dos textos teatrais de dramaturgos africanos de língua francesa da África Subsaariana. Nesse sentido, os objetivos desta dissertação estão presentes na análise dessa dramaturgia de Kossi Efoui, com as perspectivas das cosmovisões afro-brasileiras centradas na religião do candomblé de nação Ketu. Desse modo, a análise assenta-se nas epistemologias do orixá Èṣù, que é uma das entidades mais controversas do panteão das religiões de matriz africana. As epistemologias sobre esse orixá estão presentes na abordagem teórica dos seguintes capítulos: Èṣù Yangi, que retrata o princípio dinâmico; Èṣù Lonan, o despacho presente na encenação e o Èṣù Bàrá, a análise do corpus dramatúrgico da peça. Essas diferentes nomenclaturas expostas nos capítulos representam as qualidades de Èṣù, que foram invocadas a esta dissertação, com o intuito de compreender a complexa dimensão poética do senhor dos caminhos, presente na encruzilhada africana e afro-brasileira. Para essas discussões, recorremos aos teóricos Sylvie Chalaye, Aimé Césaire, Abdias do Nascimento, Jean-Pierre Sarrazac, Patrice Pavis, Kossi Efoui, entre outros, que nos possibilitaram uma reflexão teórica sobre esse drama na contemporaneidade. Por fim, esta pesquisa segue um caminho, mas outros podem surgir nesta encruzilhada teórica, pois apostamos na reinvenção e releitura de mundos.por
dc.description.abstractThis Master’s Thesis analyzes the work A Encruzilhada, by the Togolese playwright Kossi Efoui, which portrays the universe of four characters: the Ponto, the Woman, the Poet and the Cana at a crossroads without exit. In the late 1980s, this play won the prize at the Inter-African Theater Competition of France Radio International - RFI, which made it one of the main African works in contemporaneity, since its dramatic poetics breaks with the traditional form of a African theater, which generally has characteristics related to folklore in view of the condition human being and its relations in society. In this way, the play had its first translation into Portuguese and staged on Brazilian stages by the Teatro Coletivo En Classe et En Scene from the University of Brasilia. This group is composed of students and external members from the University, which are interested in the production and staging of theatrical texts of Frenchspeaking African playwrights from Sub-Saharan Africa. In this sense, the objectives of this Master’s Thesis are present in the analysis of this dramaturgy by Kossi Efoui, with the perspectives of afro-brazilian cosmovisions centered on the candomblé religion of the nation Ketu. In this way, the analysis is based on the epistemologies of the orixá Èṣù, which is one of the most controversial entities in the pantheon of African-based religions. The epistemologies about this orixá are present in the theoretical approach of the following chapters: Èṣù Yangi, who portrays the dynamic principle; Èṣù Lonan, the dispatch present in the staging and Èṣù Bàrá, the analysis of the dramaturgical corpus of the play. These different nomenclatures exposed in the chapters represent the qualities of Èṣù, which were invoked in this dissertation, in order to understand the complex poetic dimension of Senhor dos Caminhos, present at the crossroads African and Afro-Brazilian. For these discussions, we turn to the theorists Sylvie Chalaye, Aimé Césaire, Abdias do Nascimento, Jean-Pierre Sarrazac, Patrice Pavis, Kossi Efoui, among others, that allowed us a theoretical reflection on this drama in contemporary times. Finally, this research follows one path, but others may arise at this theoretical crossroads, as we are committed to reinventing and reinterpreting the world.por
dc.description.provenanceSubmitted by Daniel Costa (222104571@aluno.unb.br) on 2023-06-18T18:28:49Z No. of bitstreams: 1 2022_DanieldeJesusdosSantosCosta.pdf: 1510451 bytes, checksum: 3c10e524c8abe226ddae337fbeaabde8 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cássio Morais (cassiomorais@ibict.br) on 2023-06-21T13:54:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2022_DanieldeJesusdosSantosCosta.pdf: 1510451 bytes, checksum: 3c10e524c8abe226ddae337fbeaabde8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-21T13:54:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2022_DanieldeJesusdosSantosCosta.pdf: 1510451 bytes, checksum: 3c10e524c8abe226ddae337fbeaabde8 (MD5) Previous issue date: 26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Brasíliapor
dc.publisher.departmentDepartamento de Teoria Literária e Literaturas - TELpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Literaturapor
dc.relation.referencesANZALDÚA, Gloria. Borderlands/La Frontera: The New Mestiza. San Francisco: Aunt Lute Books, 1987. ARAÚJO, Heraldo Sanches de. Um mistério chamado Odu. Fundação Biblioteca Nacional do Ministério da Cultura. Rio de Janeiro: Sonimar Artes Gráficas, 2000. BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. São Paulo: Unesp Hucitec, 1988. BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução de Paulo Bezerra.3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002. BENISTE, José. Jogo de Búzios: Um encontro com o desconhecido. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 2009. BERTOLA, Leandro de Almeida. A Quebra da “Quarta Parede”. In Revista Anual Marte Universitária da Mostra de Artes Teatrais Integradas de João Pessoa. Disponível entre os dias 07 a 14 de outubro de 2017. Disponível em: http://leandrobertola.com.br/a-quebra-daquarta-parede/. Acesso em: 22 out. 2021. BONA, Démétem Touam. La fugue créatrice des nègres marrons. Ici et ailleurs. Publicado no dia 14 de setembro de 2016. Disponível em: https://ici-et-ailleurs.org/rencontres/universited-ete-2016/article/la-fugue-creatrice-des-negres. Acesso em: 21 jul. 2021. BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. Tradução de Fiama Pais Brandão. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1978. BRITO, Hogan Waked de. Bibliografia de Kossi Efoui. In: MAGALHÃES DOS REIS, Maria da Glória (org.). En Classe et En Scène: Dez anos de uma trajetória coletiva. Campinas, SP: Pontes Editores, 2021. CARYBÉ. Iconografia dos Deuses Africanos no Candomblé da Bahia. Aquarelas de Carybé. Textos de Carybé, Jorge Amado, Pierre Verger e Waldeloir Rego, edição de Emanoel Araujo – Salvador, Editora Raízes Artes Gráficas, Fundação Cultural da Bahia, Instituto Nacional do Livro e Universidade Federal da Bahia. 1980. CASTRO, Yeda Pessoa. A influência das línguas africanas no português brasileiro. In: SALVADOR. Secretaria Municipal de Educação. Prefeitura da Cidade de Salvador. Portal da Educação. Salvador: Secretaria Municipal de Educação, 2005. Disponível em: http://www.portal.educacao.salvador.ba.gov.br/documentos/linguas-africanas.pdf. Acesso em 18 jul. 2022. CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo. São Paulo: Veneta, 2020. CHALAYE, Sylvie. Afrique noire et dramaturgies contemporaines: Le Syndrome Frankestein. Paris: Éditions Théâtrales, 2004. CHALAYE, Sylvie Le Théâtre de Kossi Efoui: Une Poétique du marronnage. Africultures, Paris, n.86. France, L’Harmattan, 2011. CHALAYE, Sylvie. O quilombismo das dramaturgias afrocontemporâneas francófonas. Rebento, São Paulo, n. 6, p. 236-251, maio 2017. CHALAYE, Sylvie. Corps marron: Les poétiques de marronnage des dramaturgies afrocontemporaines. Paris: Passages, 2018. COLETIVO DE AUTORES. ESU: A Pedra Primordial da Teologia Yorubá. Coletivo de Autores [s. l.], 2005. Disponível em: https://doczz.com.br/doc/236459/esu-%E2%80%93-apedra-primordial-da-teologia-yoruba--apostila. Acesso em 19 jul. 2022. CORREIA, Rosana de Araujo. Bibliografia de Gustave Akakpo. In: MAGALHÃES DOS REIS, Maria da Glória (org.). En Classe et En Scène: Dez anos de uma trajetória coletiva. Campinas, SP: Pontes Editores, 2021. COSTA, Daniel de Jesus dos Santos Costa. Le Carrefour de Kossi Efoui: Reflexões sobre presságios epistemológicos. In X Semana de Produção Científica - Edição Especial e online. Caderno de resumos para a X Semana de Produção Científica (SP10) - Edição Especial. Brasília: Editora IFB, 2021a. COSTA, Daniel de Jesus dos Santos Costa. Le Carrefour de Kossi Efoui: Os diálogos Potentes do Texto Dramático. In Revista África e Africanidades, Ano XIV – Ed. 38, 2021b. COSTA, Daniel de Jesus dos Santos Costa. Le Carrefour de Kossi Efoui: um padê dramatúrgico arriado na encruzilhada. In Anais do XI Congresso da Associação Brasileira de Artes Cênicas - ABRACE, v. 21, 2021c. DOMINGUES, Petrônio. Movimento da negritude: uma breve reconstrução histórica. Mediações – Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 10, n.1, p. 25-40, jan-jun. 2005 EFOUI, Kossi. A encruzilhada. Tradução do Grupo de Pesquisa “Na Classe e em Cena” sob coordenação da Professora Doutora Maria da Glória Magalhães dos Reis, UnB, 2021. No prelo. FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008. HALL, Stuart. Da diáspora: identidade e mediações culturais. Organização de Liv Sovik. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da Unesco no Brasil, 2003. KONKOBO, Christophe. Le Carrefour du théâtre et ses revenats. Africultures, n. 86. France, L’Harmattan, 2011. LARKIN, Elisa. Introdução. In: NASCIMENTO, Abdias. O quilombismo: documentos de uma militância Pan-Africanista. 3ª ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2021. LIMA, Isabela Ferreira. A paisagem no romance La Lézarde, de Édouard Glissant. 114 p. 2018. Dissertação (Mestrado em Literatura). Faculdade de Letras. Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, 2018. MAGALHÃES DOS REIS, Maria da Glória. A Poética da “Marronagem” de Kossi Efoui. In: MAGALHÃES DOS REIS, Maria da Glória (org.). En Classe et En Scène: dez anos de uma trajetória coletiva. Campinas, SP: Pontes Editores, 2021. MAGALHÃES DOS REIS, Maria da Glória. A Poética da “Marronagem” de Kossi Efoui. In: FLORY, Alexandre Villibor (orgs). Teatro e Política – GT da ANPOLL Dramaturgia e Teatro. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2022. MARTINS, Adilson. O jogo de búzios por odú. Rio de Janeiro: Editora Pallas, 2014. MARTINS, Leda Maria. A cena em sombras. São Paulo: Perspectiva, 1995. MAUFFREY, Blodwenn. Rupture et Subversion (Le Carrefour) in Le Théâtre de Kossi Efoui: Une Poétique du marronnage. Africultures, nº 86. France, L’Harmattan, 2011. MORAIS, Iasmim de. Marathon Poétique. In: MAGALHÃES DOS REIS, Maria da Glória (org.). En Classe et En Scène: dez anos de uma trajetória coletiva. Campinas, SP: Pontes Editores, 2021a. MORAIS, Jorge Eduardo Rocha. Uma poética do enraivamento. Tese (Doutorado em Literatura). 155p. 2021. Universidade de Brasília. Brasília, 2021b. NAOMI, Agnes; VOGADO, Sara; ALVES, Maria Karolina; ALBUQUERQUE, Victória; FERREIRA, Bruna. Crepúsculo do Tormento e a Libras: uma perspectiva de quem atuou e se emocionou. In: MAGALHÃES DOS REIS, Maria da Glória (org.). En Classe et En Scène: dez anos de uma trajetória coletiva. Campinas, SP: Pontes Editores, 2021. NASCIMENTO, Abdias. Padê de Exu libertador. Página pessoal de Abdias Nascimento. Disponível em http://www.abdias.com.br/poesia/poesia.htm. Acesso 22 maio 2022. NASCIMENTO, Abdias. O quilombismo: documentos de uma militância Pan-Africanista. 3ª ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2021. NASCIMENTO, Wanderson Flor do. Olojá: Entre encontros - Exu, o senhor do mercado. Das Questões, nº 4, 2016. PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro: Tradução para a língua portuguesa sob a direção de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Editora Perspectiva, 2005. PRANDI, Reginaldo. Herdeiras do axé: sociologia das religiões afro-brasileiras. São Paulo: Editora Hucitec, 1996. PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos Orixás. São Paulo: Editora Cia. das Letras, 2001. PRESIDENT Eyadema dies after 38 years in office, frontiers closed. The New Humanitarian. Publicado em 05 fev. 2005. Disponível em: https://www.thenewhumanitarian.org/news/2005/02/05/president-eyadema-dies-after-38- years-office-frontiers-closed. Acesso em: 23 de jul. de 2021. ROCHA, Agenor Miranda. Caminhos de Odu. Rio de Janeiro: Editora Pallas, 1999. ROUBINE, Jean-Jacques. Introdução às grandes teorias do teatro. tradução André Telles. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 2003. RODRIGUES JUNIOR, Luiz Rufino. Pedagogias das encruzilhadas. Revista Periferia, v. 10, n. 1, p. 71-88, 2018. RODRIGUES JUNIOR, Luiz Rufino. Pedagogia das Encruzilhadas. Rio de Janeiro: Editora Mórula, 2019. Perspectiva. São Paulo, 2017. SANTANA, Mario Alberto de. A cena e a atuação como depoimento estético do ator criador nos espetáculos: A Cruzada das Crianças e Apocalipse 1,11. Tese de Doutorado em Artes Cênicas. 2003. Escola de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2003. SANTOS, Antonio Bispo dos. Colonização, quilombos: modos e significações. Brasília: Instituto de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa - INCTI da Universidade de Brasília, 2015. SANTOS, Juana Elbein dos. Os Nagô e a morte - Padê, Asese e o culto Égun na Bahia. 9ª edição. Petrópolis: Vozes, 1998. SANTOS, Juana Elbein dos Santos; SANTOS, Deoscoredes Maximiliano. Èsù. Salvador: Editora Corrupio, 2014. SARRAZAC, Jean-Pierre. Léxico do drama moderno e contemporâneo. Editora Cosac Naify. São Paulo, 2012. SARRAZAC, Jean-Pierre. Poética do Drama Moderno - De Ibsen a Koltès. São Paulo: Editora Perspectiva, 2017. SCHERER, Jacques. Le Théâtre en Afrique noire francophone, Paris: PUF, 1992. SILVA. Genilson Leite da. Uma investigação sobre a performatividade do orixá Exu no candomblé de Ketu. 2019. 156 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. SIMAS, Luiz Antonio. O corpo encantado das ruas. 7ª edição. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2020. VALÉRIO, Gleiser Mateus Ferreira; MANTOVANI, Juliana Estanislau de Ataíde. Da leitura à cena: a construção da personagem o poeta. In; MAGALHÃES DOS REIS, Maria da Glória (org.). En Classe et En Scène: dez anos de uma trajetória coletiva Campinas, SP: Pontes Editores, 2021. VAZ, Carlos. Para um conhecimento do teatro africano. Lisboa: Ulmeiro, 1978. VERGER, Pierre. Lendas africanas dos orixás. 4. ed. Salvador: Editora Corrupio, 1997. YANWO, Gnandi Moustafa. As vozes da imigração na peça Le Carrefour do dramaturgo togolês Kossi Efoui. In: MAGALHÃES DOS REIS, Maria da Glória (org.). En Classe et En Scène: dez anos de uma trajetória coletiva. Campinas, SP: Pontes Editores, 2021.por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectKossi Efouipor
dc.subjectA Encruzilhadapor
dc.subjectDramaturgiapor
dc.subjectCosmovisões Afro-Brasileiraspor
dc.subjectÈṣù.por
dc.subject.cnpqLinguisticapor
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.subject.cnpqArtespor
dc.titleA encruzilhada de Kossi Efoui assentada no orixá Èṣù : relações epistemológicas sobre a dramaturgia afrodiaspóricapor
dc.typemastherThesispor
Aparece nas coleções:Centro-oeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_DanieldeJesusdosSantosCosta.pdfDocumento principal1,48 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Ferramentas do administrador