Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/38
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRosa, Eliana Cristina-
dc.date.accessioned2019-06-17T11:07:45Z-
dc.date.issued2015por
dc.identifier.citationROSA, Eliana Cristina. Universidade e sociedade: um estudo descritivo da inserção universitária, em especial das mulheres no brasil. Iniciação & Formação Docente, [S.l.], v. 2, n. 1, jan. 2016. ISSN 2359-1064. Disponível em: <http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/article/view/1414>. Acesso em: 04 jun. 2019.por
dc.identifier.issn2359-1064por
dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/38-
dc.description.resumoA universidade tem como missão e compromisso ser ética nas suas ações, com responsabilidade social, articulando-se com os setores da sociedade civil, com vínculo tecnológico, governamental e cientifico. Estudar questões sociais propicia o entendimento dentro do contexto social, visualizando como nossas raízes e antepassados pensaram um mundo melhor para as gerações futuras. A pesquisa apresenta como objetivo a proposta de estudar e compreender a inserção da população em especial da mulher na universidade, com seu histórico e as ações governamentais ao longo do tempo, caracteriza-se na forma de um estudo de caso exploratório bibliográfico e descritivo, trabalharmos com base na pesquisa bibliográfica e documental, a qual nos direcionou a uma análise desta inserção ao longo do tempo. A justificativa da pesquisa repousa no indicativo de fundamentar novas pesquisas, como forma de compreender como o país registra em seu contexto, a trajetória de adequação escolar a população, principalmente para o gênero feminino. Observamos que o país na última década teve como meta a inserção da população à sonhada universidade com um olhar para as classes menos favorecidas, um caminho ainda árduo no que se refere a educação, com atenção ao equilíbrio sexual, étnico e racial.por
dc.description.abstractThe university's mission and commitment to be ethical in their actions, with social responsibility, linking up with the sectors of civil society, technological, governmental and scientific ties. Studying social issues provides the understanding within the social context, visualizing how our roots and ancestors thought a better world for future generations. The research has the objective of the proposed study and understand the insertion of the population particularly of women in the university, with its historical and government actions over time; is characterized as a study of bibliographic exploratory case and descriptive work based on bibliographical and documentary research, which directed us to an analysis of this integration over time. The justification of the research lies in indicative support new research, in order to understand how the country records in context, the trajectory of fitness for school population, especially for females. We observe that the country in the last decade had as its goal the inclusion of the population to dream university with a look at the lower classes, even hard way when it comes to education, with attention to balance sexual, ethnic and racial.por
dc.description.provenanceSubmitted by Eliana Cristina Rosa (elianacristinalois@gmail.com) on 2019-06-04T14:25:21Z No. of bitstreams: 1 1414-7153-1-PB.pdf: 171705 bytes, checksum: c06a9bbf1ea48ee59fd3fe9a99fc4c16 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Raphael Vilas Boas (raphaelboas@ibict.br) on 2019-06-17T11:07:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 1414-7153-1-PB.pdf: 171705 bytes, checksum: c06a9bbf1ea48ee59fd3fe9a99fc4c16 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-17T11:07:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 1414-7153-1-PB.pdf: 171705 bytes, checksum: c06a9bbf1ea48ee59fd3fe9a99fc4c16 (MD5) Previous issue date: 2015eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://deposita.ibict.br/retrieve/636/1414-7153-1-PB.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.relation.ispartofRevista Iniciação & Formação Docentepor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectUniversidadepor
dc.subjectInserçãopor
dc.subjectMulherpor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleUniversidade e sociedade: um estudo descritivo da inserção universitária, em especial das mulheres no brasilpor
dc.title.alternativeUniversity and society: an insert description study university with special women in brazileng
dc.typeArtigopor
dc.citation.issueN.1por
dc.citation.volumev.2por
Aparece nas coleções:Sudeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1414-7153-1-PB.pdf167,68 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Ferramentas do administrador