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dc.contributor.authorMAIOTTI, Álvaro de Souza-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1296881148084266por
dc.contributor.advisorCARDOSO, Thiago da Silva Gusmão-
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3278338196915403por
dc.contributor.referees1CARDOSO, Thiago da Silva Gusmão-
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3278338196915403por
dc.contributor.referees2VITALLE, Maria Sylvia de Souza-
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0789020640080002por
dc.contributor.referees3ANDRADE, Elisabete Agrela de-
dc.contributor.referees3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2048869501454767por
dc.date.accessioned2023-07-21T14:51:51Z-
dc.date.issued2023por
dc.identifier.citationMAIOTTI, Á. de S. Saúde e bem-estar na escola pública: a perspectiva de estudantes do ensino médio. 2023. 100f. Dissertação (Mestrado em Ciências: Educação e Saúde na Infância e Adolescência) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Guarulhos, 2023.por
dc.identifier.doihttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68680por
dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/395-
dc.description.resumoO objetivo principal da presente dissertação consistiu em elaborar um questionário para a avaliação de promoção de saúde e bem-estar dos ambientes escolares a partir da perspectiva dos estudantes do ensino médio, tendo por base os pilares da iniciativa Escolas Promotoras da Saúde (EPS), de autoria da Organização Mundial da Saúde (OMS). Os itens do Questionário de Avaliação de Promoção de Saúde e Bem-estar na Escola (QAPSBE) foram organizados em três eixos: Eixo 1 - Educação para a Saúde; Eixo 2 - Ambientes e entornos saudáveis; Eixo 3 - Cooperação entre escola e serviços de saúde. As questões foram construídas de acordo com o modelo de escala do tipo Likert invertida, de cinco pontos, com as opções de resposta dispostas na seguinte ordem: concordo totalmente; concordo parcialmente; não concordo, nem discordo; discordo parcialmente; discordo totalmente. Como instrumentos adicionais, a pesquisa também se valeu da aplicação de um questionário socio contextual e da Escala de Bem-Estar Subjetivo (EBES). Os dados quantitativos foram analisados por meio de técnicas estatísticas descritivas, como média, desvio-padrão, frequência e porcentagem. Também foram analisadas as correlações entre as variáveis quantitativas por meio do teste de correlação de Pearson. O software Statistical Package for the Social Science (SPSS®) foi utilizado para a análise, com nível de significância de 0,05. A unidade escolar alvo da pesquisa apresentou resultados satisfatórios nos eixos 1 e 2 do questionário, o que equivale a dizer que os temas de educação para a saúde têm sido abordados pelos docentes e que a escola possui ambientes saudáveis dos pontos de vista físico-estrutural e psicossocial. Os resultados do eixo 3 indicaram a necessidade de ampliação e fortalecimento da cooperação intersetorial entre escola e serviços públicos de saúde. A correlação observada entre os escores das subescalas da EBES e do QAPSBE indicaram que, ao considerarem a escola um espaço promotor de saúde, os participantes sentem bem-estar no nível individual.por
dc.description.abstractThe aim of this dissertation was to develop an questionnaire to evaluate the health promotion and well-being of school environments from the perspective of high school students, based on the pillars of the Health Promoting Schools initiative, authored by the World Health Organization (WHO). The items of the Questionnaire for the Evaluation of Health Promotion and Well-Being at School were organized into three axes: Axis 1 - Education for Health; Axis 2 - Healthy environments and environments; Axis 3 - Cooperation between school and health services. The questions were constructed according to the five-point inverted Likert-type scale model, with the response options arranged in the following order: I totally agree; partially agree; I do not agree nor disagree; partially disagree; I totally disagree. As additional instruments, the research also applied a socio-contextual questionnaire and the Subjective Well-Being Scale. Quantitative data were analyzed using descriptive statistical techniques, such as mean, standard deviation, frequency and percentage. Correlations between quantitative variables were also analyzed using Pearson's correlation test. The Statistical Package for Social Science (SPSS®) software was used for the analysis, with a significance level of 0.05. The school, target of the research, presented satisfactory results in axes 1 and 2 of the questionnaire, which is equivalent to saying that health education topics have been addressed by teachers and that the school has healthy environments from a physical-structural point of view and psychosocial. The results of axis 3 indicated the need to expand and strengthen intersectoral cooperation between schools and public health services. The correlation observed between the scores of the EBES and QAPSBE subscales indicated that, when considering the school as a health promoting space, the participants feel well-being at the individual level.eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Paulopor
dc.publisher.departmentEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescênciapor
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dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCooperação intersetorial; Educação para a Saúde; Estilo de vida saudável; Promoção da Saúde em Ambiente Escolarpor
dc.subjectIntersectoral Collaboration; Health Education; Healthy Lifestyle; School Health Serviceseng
dc.subject.cnpqCiências humanaspor
dc.subject.cnpqCiências da saúde/saúde coletivapor
dc.subject.cnpqCiências da saúde/multidisciplinarpor
dc.titleSaúde e bem-estar na escola pública: a perspectiva de estudantes do ensino médiopor
dc.title.alternativeHealth and welfare in the public school: the perspective of high school studentseng
dc.typemastherThesispor
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