EJA: Educação de jovens e adultos como política educacional inclusiva no Brasil

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Ano de publicação
2016
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Instituição
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
Resumo
Este trabalho discutiu a situação da educação de Jovens e Adultos no Brasil. Pretendeu verificar a educação de jovens e adultos, enquanto inclusiva, bem como identificar a acreditação como um dos aspectos relevantes para a melhoria da qualidade do ensino oferecido a comunidade. O estudo de abordagem qualitativa, exploratória, com pesquisa bibliográfica e documental. Dos resultados obtidos destacam-se: as políticas educacionais e documentos legais, garantem a inclusão deste segmento populacional, porém não atendem plenamente as demandas, visto os limitados investimentos financeiros, altos índices de evasão escolar, provenientes de dificuldades sociais, econômicas e do fragmentado processo de ensino e aprendizagem. É necessário criar estratégias efetivas para o atendimento das demandas educacionais deste público. Concluiu-se que trabalhar questões educacionais de jovens e adultos deve ser uma das prioridades na agenda educacional das esferas governamentais. O programa EJA se mostra expressivo no campo educacional e necessário em relação às políticas públicas no país. A avaliação e acreditação do Programa é uma das estratégias para a melhoria da qualidade do ensino na busca por equiparar a educação.
Descrição
EJA, Políticas Públicas, Inclusão, Acreditação
Citação
ROSA, Eliana Cristina. EJA: Educação de jovens e adultos como política educacional inclusiva no Brasil. Cadernos CIMEAC, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 25-37, jul. 2016. ISSN 2178-9770. Disponível em: <http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/1594>. Acesso em: 04 jun. 2019. doi:https://doi.org/10.18554/cimeac.v6i1.1594.
URI