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dc.contributor.authorReis, Maria Vanessa Silva dos-
dc.contributor.authorCampos, Robério Telmo-
dc.date.accessioned2023-10-16T19:31:46Z-
dc.date.issued2023por
dc.identifier.citationSILVA DOS REIS, M. V.; CAMPOS, R. T. Ruralidade e Alfabetização financeira no interior do Ceará. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 01–19, 2023. DOI: 10.47328/rpv.v12i3.15678. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/15678.por
dc.identifier.doiDOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v12i3.15678por
dc.identifier.issn1983-2656por
dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/443-
dc.description.resumoConsiderando a crescente complexidade de transações financeiras diárias ante panoramas macroeconômicos sempre mais desafiadores, a evidência do analfabetismo financeiro, não apenas, suscita pontos importantes para a política, mas, também, tem implicações no comportamento financeiro daquele que vive na zona rural de economias emergentes, pois são alvos fáceis da assimetria de informações. Este estudo tem como locus de pesquisa a zona rural do Município de Capistrano – Ceará, com vistas a analisar o nível de alfabetização financeira do meio rural, uma vez que estes possuem participação significativa na economia local e brasileira. Com efeito, pretendeu-se alcançar este objetivo por meio da identificação dos perfis socioeconômico e demográfico da pessoa rural capistranense, da análise do perfil financeiro e da mensuração do nível de alfabetização financeira. A coleta de dados se deu por meio de demanda direta de campo, com a aplicação de 175 questionários no ambiente sob análise. Como método, recorreu-se à análise de clusters, com a hipótese, constante na literatura internacional, de que o cidadão residente no meio rural possui baixa propensão a integrar o grupo com alto nível de alfabetização financeira. Os resultados demonstraram que os pesquisados guardam baixo nível de alfabetização financeira, partindo da formação de três grupos homogêneos na análise de agrupamentos (baixo, médio e alto nível de alfabetização financeira). Tais resultados tornam-se relevantes para o desenvolvimento de estratégias ou ações focalizadas para a ruralidade e suas especificidades.por
dc.description.abstractconsidering the increasing complexity of daily financial transactions in the face of increasingly challenging macroeconomic panoramas, the evidence of financial illiteracy not only raises important points for policy, but also has implications for the financial behavior of those who live in the rural areas of emerging economies, as they are easy targets for information asymmetry. This study has as locus of research the rural area of the Municipality of Capistrano - Ceará, with a view to analyzing the level of financial literacy of the rural environment, since these have significant participation in the local and Brazilian economy. In fact, it was intended to achieve this objective through the identification of the socioeconomic and demographic profiles of the rural person of Capistranense, the analysis of the financial profile, and the measurement of the level of financial literacy. Data collection took place through direct field demand, with the application of 175 questionnaires in the environment under analysis. As a method, cluster analysis was used, with the hypothesis, constant in the international literature, that the citizen living in rural areas has a low propensity to integrate the group with a high level of financial literacy. The results showed that the respondents have a low level of financial literacy, starting from the formation of three homogeneous groups in the analysis of clusters (low, medium, and high level of financial literacy). These results become relevant for the development of strategies or actions focused on the rural environment and its specificities.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Vanessa Silva dos Reis (vanessareis66@hotmail.com) on 2023-10-13T19:19:43Z No. of bitstreams: 1 ART+Ruralidade+e+Alfabetização.pdf: 922347 bytes, checksum: 3b28885bee6e935804b1ad2a5b383714 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cássio Morais (cassiomorais@ibict.br) on 2023-10-16T19:31:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ART+Ruralidade+e+Alfabetização.pdf: 922347 bytes, checksum: 3b28885bee6e935804b1ad2a5b383714 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-16T19:31:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ART+Ruralidade+e+Alfabetização.pdf: 922347 bytes, checksum: 3b28885bee6e935804b1ad2a5b383714 (MD5) Previous issue date: 2023eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.relation.ispartofRevista Ponto de Vistapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectalfabetização financeira; desenvolvimento; ruralidadepor
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspor
dc.titleRuralidade e Alfabetização financeira no interior do Cearápor
dc.title.alternativeRurality and financial literacy in the interior of Cearáeng
dc.typearticlepor
dc.citation.spage1por
dc.citation.epage19por
dc.citation.issue3por
dc.citation.volume12por
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