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Tipo do documento: Dissertação
Título: Perfil dos ingressantes na Universidade do Estado de Mato Grosso: implicações do SISU no processo de democratização do acesso
Título(s) alternativo(s): Profile of ingressants in the University of Mato Grosso State: implications of SISU in the process of democratization of access
Autor: BORGES, Luiz Francisco
Orientador: LIMA, Elizeth Gonzada dos Santos
Primeiro coorientador: LIMA, Elizeth Gonzaga do Santos
Primeiro membro da banca: VELOSO, Teresa Christina Mertens Aguiar
Segundo membro da banca: MALANGE, Fernando Cézar Vieira
Resumo: A Política Nacional de Democratização do Acesso à Educação Superior do MEC, instituída pelo Sistema de Seleção Unificada – SiSU, traz consigo, mecanismos com propósito de democratizar as vagas nos cursos superiores públicos nas Instituições de Educação Superior. Neste contexto em 2012 a Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT aderiu ao SiSU. Assim em 2013 a UNEMAT passa a ter duas principais formas de seleção (SiSU no primeiro semestre e Vestibular no segundo semestre) a cada ano. Pesquisas realizadas afirmaram que a UNEMAT já tinha um processo de acesso, que era considerado democratizado, quando nos referimos a ingresso. A questão que levantamos nesta pesquisa é: com a adesão ao SiSU, o ingresso continua democratizado? Assim, o objetivo desta pesquisa é compreender a adesão ao SiSU no Câmpus Universitário de Cáceres e sua relação com o processo de democratização da IES. Adota como tipo de pesquisa a abordagem quanti-qualitativa. O procedimento metodológico ocorreu em quatro etapas: na primeira realizamos o balanço de produção; na segunda análise de documentos; na terceira, análise do banco de dados, especificamente dos microdados do ENEM, cruzando-os com o banco de dados da instituição; na quarta etapa analisamos os dados do vestibular. Os instrumentos de pesquisa foram os questionários socioeconômicos do ENEM e do Vestibular. Foram analisados 1.414 questionários do ENEM no período de 2012 a 2014 e 1.445 questionários do Vestibular no período de 2013 a 2015, totalizando em 2.859 questionários dos ingressantes nos 13 cursos de graduação (Agronomia, Biologia, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Direito, Educação Física, Enfermagem, Geografia, História, Letras, Matemática, Medicina e Pedagogia) ofertados pela UNEMAT/Cáceres. Para análise de dados, adotamos o procedimento da estatística descritiva. Os resultados evidenciaram que houve várias mudanças na UNEMAT após a implementação do SiSU como forma de ingresso. Assim: na estrutura da prova do vestibular, implementação de auxílios alimentação e moradia, criação de mecanismos para preenchimento de vagas ociosas, implementação de política afirmativa para estudantes oriundos de escolas públicas. Em relação ao perfil dos ingressantes apresentamos os seguintes resultados: mudança no perfil quando comparado o “número de pessoas que residem no mesmo domicílio”, os ingressantes pelo vestibular são estudantes que em sua maioria, residem com até três pessoas, já pelo SiSU, os ingressantes residem em sua maioria com números de indivíduos acima de três pessoas, isto é, pelo SiSU ingressam famílias com maior número de pessoas. A variável “exerce atividade remunerada” houve diferença no perfil. Pelo vestibular ingressaram mais estudantes que declararam que exerciam atividade remunerada, enquanto pelo SiSU ingressaram mais estudantes que na época da inscrição afirmaram que não exerciam atividade remunerada. Verificamos ainda que o SiSU possibilitou a inserção das famílias com menor poder aquisitivo. Famílias estas, com rendimentos de até dois salários mínimos. O Vestibular por sua vez, teve um aumento de percentual de ingressantes com renda familiar de três a cinco salários mínimos. O perfil mudou após adesão ao SiSU, pois encontramos mais estudantes de classe baixa inseridas nos cursos superiores ofertados no Câmpus universitário de Cáceres. Concluímos que após a implementação do SiSU o ingresso continua sendo democratizado. É necessário analisar se esses ingressantes permanecem no curso, se concluem no tempo mínimo de integralização. Dessas questões devem emergir novas pesquisas em relação as políticas de permanência.
Abstract: The National Policy of Democratization of Access to Higher Education, instituted by the Unified Selection System - SiSU, Brings with it, mechanisms with the purpose of democratizing the vacancies in the public superior courses in the Institutions of Higher Education. In this context in 2012 the State University of Mato Grosso - UNEMAT joined the SiSU. Thus in 2013 UNEMAT will have two main forms of selection (SiSU in the first semester and Vestibular in the second semester) of each year. Research carried out stated that UNEMAT already had an access process, which was considered democratized, when referring to admission. The question that we raise in this research is: with the adhesion to the SiSU, the ticket remains democratized? Thus, the objective of this research is to understand the adherence to SiSU in the University Campus of Cáceres and its relation with the process of democratization of HEI. It adopts as a type of research the quanti-qualitative approach. The methodological procedure took place in four stages: in the first one, we performed the production balance; In the second analysis of documents; In the third, analysis of the database, specifically of the ENEM microdata, crossing them with the database of the institution; In the fourth stage we analyzed the vestibular data. The research instruments were the socioeconomic questionnaires of the ENEM and the Vestibular. A total of 1,414 ENEM questionnaires were analyzed during the period from 2012 to 2014 and 1,445 Vestibular questionnaires from 2013 to 2015, totaling 2,859 questionnaires from the 13 undergraduate students (Agronomy, Biology, Accounting, Computer Science, Law, Education Physics, Nursing, Geography, History, Letters, Mathematics, Medicine and Pedagogy) offered by UNEMAT / Cáceres. For data analysis, we adopted the descriptive statistics procedure.The results showed that there were several changes in UNEMAT after the implementation of SiSU as a form of entry. Thus: in the structure of the vestibular test, implementation of food aid and housing, creation of mechanisms to fill idle vacancies, implementation of affirmative policy for students from public schools. In relation to the profile of the students, we present the following results: a change in the profile when comparing the "number of people living in the same household", the students entering the university entrance examination are students who, for the most part, reside with up to three people, by SiSU, The majority of the students are enrolled with more than three people, ie SiSU enrolls families with larger numbers of people. The variable "exerts paid activity" there was difference in the profile. By the vestibular more students entered that declared that they exercised activity remunerated, whereas by the SiSU more students entered that at the time of the inscription they affirmed that they did not exercise paid activity. We also verified that the SiSU allowed the insertion of families with lower purchasing power. These families, with incomes of up to two minimum wages. The Vestibular, in turn, had an increase in the percentage of new entrants with a family income of three to five minimum wages. The profile changed after joining the SiSU, as we found more low-class students enrolled in the higher courses offered at the University Campus of Cáceres. We conclude that after the implementation of the SiSU, the ticket continues to be democratized. It is necessary to analyze if these students stay in the course, if they finish in the minimum time of payment. From these questions, new research should emerge regarding the policies of permanence.
Palavras-chave: Acesso à Educação Superior
Democratização
Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
Perfil Acadêmico
Access to Higher Education
Democratization
Academic Profile
Área(s) do conhecimento: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (Unemat)
Departamento: Universidade do Estado de Mato Grosso, Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Campus Universitário de Cáceres
Programa: Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação
Citação: ALMEIDA, Vanusa Aparecida; RODRIGUES, Luiz. Aspectos Histórico do Ensino Superior em Mato Grosso. 2011. Disponível em: http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe7/pdf/07-0HISTORIA%20DAS%20INSTITUICOES%20E%20PRATICAS%20EDUCATIVAS/AS PECTOS%20HISTORICOS%20DO%20ENSINO%20SUPERIOR%20EM%20MATO%20GROSSO.pdf. Acesso em: 02/07/2016 AREQUE, Ingrid Câmara. O Programa Universidade para Todos - Prouni no Contexto da Reforma Universitária (1990-2010). Universidade Federal do Amazonas. Dissertação. Manaus/AM – 2014. BARBOSA, V. A. Políticas de Democratização da Educação Superior: análise do Programa de Integração e de Inclusão Étnico-Racial da Unemat – Piier/Unemat (2005/2 a 2011/1). 2013. 159f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres-MT. BARDIN, L. Análise de conteúdo (L. de A. Rego & A. Pinheiro, Trad.). Lisboa: Edições 70, 2009. BRASIL. Decreto nº 3.890, de 1901. 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Tipo de acesso: openAccess
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/45
Data de publicação: 2017
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