Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/453
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Gleydson André da Silva-
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/0110732057768188por
dc.contributor.advisorMaciel, Emílio Carlos Roscoe-
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9910143426977882por
dc.contributor.referees1Avila, Myriam Correa de Araujo-
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9844832726033883por
dc.contributor.referees2Galery, Maria Clara Versiani-
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0676891497774362por
dc.date.accessioned2023-11-22T19:22:03Z-
dc.date.issued2017por
dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/453-
dc.description.resumoA presente pesquisa trata da influência do romance sobre o drama Dias felizes de Samuel Beckett. Para tanto, adota uma perspectiva dialética, que debate o contágio dos gêneros na modernidade, com a prevalência do romance. O romance é tomado, pois, como dominante, assimilado por Dias felizes. Mais especificamente, elenca-se a voz narrativa da protagonista como manifestação épica em cena. Destaca-se, assim, como a paralisia cênica decorre de ações que partem e ocorrem em uma subjetividade isolada; posta em destaque em relação às outras personagens. Características que, em linhas gerais, pertencem ao drama moderno. Todavia, para a análise de seu objeto, este estudo propôs uma maior aproximação com a teoria do romance. Objetivou-se, por conseguinte, analisar fenômenos cênicos, estranhos à tragédia clássica, como manifestações romanescas, advindos sobretudo da cisão entre sujeito e objeto. Por essa via, Dias felizes foi examinado por meio dos deslocamentos subjetivos de sua protagonista, bem como pelo rearranjo de suas memórias.por
dc.description.abstractThis research addresses the influence of the romance on the drama Happy Days by Samuel Beckett. Thus, it adopts a dialectic perspective, which debates the contagion of genres in the modernity, with predominance of romance. Therefore, the romance is understood as predominant, assimilated by Happy Days. More specifically, the narrative voice of the main character is listed as an epic manifestation in scene. It is highlighted as the theatrical paralyses resulted of actions that are delivered and occur in an insular subjectivity; displayed in emphasis in relation to the other characters. These are characteristics which, commonly, belong to the modern drama. However, to the analyses of the target, this study claims a broader approximation with the romance theory. Consequently, it is also aimed to analyze theatrical phenomena, odd to the classic tragedy, such as Romanesque manifestations, mainly originated by the rupture of the subject and the object. In this way, Happy Days was examined by means of the subjective displacements of its main character, as well as the reorganization of her memories.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Gleydson Ferreira (ja_ainda@hotmail.com) on 2023-11-06T20:02:26Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_VazioÁvidoNegatividade.pdf: 867413 bytes, checksum: 6a286f9b309b01b0173e96df241b8a9c (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cássio Morais (cassiomorais@ibict.br) on 2023-11-22T19:22:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_VazioÁvidoNegatividade.pdf: 867413 bytes, checksum: 6a286f9b309b01b0173e96df241b8a9c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-22T19:22:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_VazioÁvidoNegatividade.pdf: 867413 bytes, checksum: 6a286f9b309b01b0173e96df241b8a9c (MD5) Previous issue date: 2017eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Ouro Pretopor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras: Estudos da Linguagempor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDrama modernopor
dc.subjectContágios dos gênerospor
dc.subjectMemória Culturalpor
dc.subject.cnpqLinguística, Letras e Artespor
dc.titleVazio Ávido: negatividade e autorreflexividade em Dias felizes, de Samuel Beckettpor
dc.title.alternativeCraving emptiness: reflexivity and negativity in Happy days by Samuel Becketteng
dc.typemastherThesispor
Aparece nas coleções:Sudeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_VazioÁvidoNegatividade.pdfDissertação pdf847,08 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Ferramentas do administrador