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dc.contributor.authorAraújo, Alex Pereira de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6871174069415814por
dc.contributor.advisorFerreira, Élida Paulina-
dc.date.accessioned2023-11-24T18:56:10Z-
dc.date.issued2011por
dc.identifier.citationARAÚJO, A. P. A ordem do discurso e a violência simbólica nos PCN e nas OCN em questão a (id)entidade do professor de português construída sob a força de lei. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Santa Cruz. Programa de Pós-Graduação em Letras, Linguagens e Representações. Ilhéus: Departamento de Letras e Artes/UESC, 2011.por
dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/454-
dc.description.resumoEntendendo a identidade como construção ideológica, esta pesquisa busca refletir sobre a identidade dos professores de língua portuguesa construída nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nas Orientações Curriculares Nacionais para o ensino de língua portuguesa, os quais impõem uma nova postura teórica e prática a estes profissionais. Dito de outra forma - pretende-se apresentar e discutir os resultados de uma análise discursiva das representações da (s) identidade(s) e competências atribuídas aos professores, enfatizando as representações sociais da profissão do professor na sociedade contemporânea brasileira, abrindo a possibilidade para questionarmos a identidade unificada e transparente que os documentos oficiais desenham para os professores.por
dc.description.abstractCette recherche vise à réfléchir sur l'(id)entité des professeurs de langue portugaise construite dans les Paramètres Curriculaires Nationaux et dans les Orientations Curriculaires Nationales pour l'enseignement de langue portuguaise, qui imposent une nouvelle position théorique et pratique à ces professionnels, en comprenant l'identité en tant que construction idéologique. En d'autres termes, nous avons l'intention de présenter et discuter les résultats d'une analyse des représentations discursives de (s) identité (s) et des responsabilités attribuées aux enseignants, en insistant sur les représentations sociales de la profession d'enseignant dans la société brésilienne contemporaine, en ouvrant la possibilité pour interroger l'identité unifiée et visible que les documents officiels dessinent pour les enseignants.fra
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Santa Cruzpor
dc.publisher.departmentDepartamento de Letras e Artepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Linguagens e Representaçõespor
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dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectdiscurso; PCN2-EF/OC1-EM; democracia; (id)entidade; desconstrução.por
dc.subjectdiscours; PCN2-EF/OC1-EM, de la démocratie, l'(id)entité, la déconstruction.fra
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.subject.cnpqLÍNGUA PORTUGUESApor
dc.subject.cnpqTEORIA E ANÁLISE LINGUÍSTICApor
dc.titleA ordem do discurso e a violência simbólica nos pcn e nas ocn: em questão a (id)entidade do professor de português construída sob a força de leipor
dc.typemastherThesispor
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