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Tipo do documento: article
Título: A língua-linguagem como encruzilhada: desafios e implicações tradutórias de um conceito decolonial em elaboração
Título(s) alternativo(s): A língua-linguagem como encruzilhada: desafios e implicações tradutórias de um conceito decolonial em elaboração
Language-language as a crossroad: challenges and translational implications of a decolonial concept in elaboration
Autor: Araújo, Alex Pereira de
Resumo: Esta fase do processo de descolonização que estamos vivenciando tanto em África como nas Américas, tem colocado uma série de questões emblemáticas tanto de ordem prática quanto teórica. A discussão que este ensaio promove, se inscreve, no território da decolonialidade, como uma forma de reflexão sobre a concepção de língua e de linguagem que orientam pesquisas voltadas para as línguas que sobreviveram a política de apagamento, sobretudo, com o processo de gramatização das línguas europeias que determinou ainda a forma como a ciência da linguagem, nomeada de Linguística no final do século XVIII e início do XIX, constituiu-se enquanto disciplina, em termos foucaultianos. O processo de gramatização se refere à tecnologia linguística usada pelos europeus para dominar outras culturas do planeta, subvertendo a ecologia da comunicação humana, conforme advoga Auroux (1992). Este processo utilizou a produção de dicionários e de gramáticas tantos das línguas europeias quanto de outras línguas em que era preciso negociar. Portanto, é um trabalho que procurou encontrar um conceito de língua que se encontra fora do esquema ocidental. Em outros termos, a ideia aqui é mobilizar um conceito de língua-linguagem que expresse o pensamento e a cosmovisão da Diáspora negra africana com suas emanações ancestrais para que os pesquisados não sejam apenas objetos de pesquisa, mas sujeitos de suas falas, tendo um conceito mais coerente com a sua cosmovisão e com suas realidades linguísticas nesses passos de retomada que estamos dando nesta fase da descolonização.
Abstract: This phase of the decolonization process that we are experiencing both in Africa and in the Americas has raised a series of emblematic issues, both practical and theoretical. The discussion that this essay promotes is inscribed in the territory of decoloniality, as a form of reflection on the conception of language and language that guide research aimed at languages that survived the erasure policy, above all, with the grammatization process of European languages which further determined the way in which the science of language, named Linguistics in the late 18th and early 19th centuries, was constituted as a discipline, in Foucauldian terms. The grammatization process refers to the linguistic technology used by Europeans to dominate other cultures on the planet, subverting the ecology of human communication, as advocated by Auroux (1992). This process used the production of dictionaries and grammars both in European languages and in other languages in which it was necessary to negotiate. Therefore, it is a work that sought to find a concept of language that is outside the Western framework. In other words, the idea here is to mobilize a language-language concept that expresses the thought and cosmovision of the African Black Diaspora with its ancestral emanations so that the researched are not just research objects, but subjects of their speech, having a concept more coherent with its cosmovision and with its linguistic realities in these steps of recovery that we are taking in this phase of decolonization.
Palavras-chave: Língua; gramatização; Diáspora negra; pesquisas linguísticas; sujeitos
Language;grammatization; Black Diaspora; linguistic research; subjects
Área(s) do conhecimento: Letras Linguística
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Tipo de acesso: openAccess
URI: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/456
Data de publicação: 2022
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