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Tipo do documento: bookPart
Título: QECR e o Ensino de Portuês Língua estranfeira: autonomia e alteridade
Autor: Araújo, Alex Pererira de
Resumo: O presente trabalho busca refletir, no sentido derridiano, sobre o ensino do Português Língua Estrangeira (PLE) à luz do Quadro Europeu Comum de Referência para a aprendizagem, ensino e avaliação de línguas (QECR). Tal documento, juntamente com o Portfólio Europeu das Línguas, se apresenta como um instrumento essencialmente linguístico para a harmonização do ensino de línguas vivas europeias e com uma perspectiva intercultural. Dessa forma, o QECR advoga que o ensino de língua deve promover o desenvolvimento do aprendiz, da sua identidade em resposta à experiência enriquecedora da diferença na língua e na cultura. Exige-se do aluno muito mais do que simplesmente imitar ou memorizar. O QECR busca descrever exaustivamente aquilo que o aprendiz de uma língua, no nosso caso o PLE, tem que aprender para ser capaz de comunicar, interagir e quais os conhecimentos e habilidades ele tem de desenvolver para serem eficazes na sua atuação. A descrição abrange também o contexto cultural dessa língua. Sendo assim, o QECR é mais uma alternativa para aqueles que trabalham com o português na modalidade de língua 2 (PLE) no sentido da compreensão das alteridades, da cidadania e da democracia num mundo sem fronteiras em que “Navegar é preciso”, i.e., interagir, dialogar.
Abstract: The present work seeks to reflect, in a Derridean sense, on the teaching of Portuguese as a Foreign Language (PLE) in light of the Common European Framework of Reference for language learning, teaching and assessment (CEFR). This document, together with the European Language Portfolio, presents itself as an essentially linguistic instrument for harmonizing the teaching of living European languages and with an intercultural perspective. In this way, the CEFR advocates that language teaching should promote the development of the learner and his/her identity in response to the enriching experience of differences in language and culture. Much more is required of the student than simply imitating or memorizing. The CEFR seeks to exhaustively describe what a language learner, in our case the PLE, has to learn to be able to communicate, interact and what knowledge and skills they have to develop to be effective in their performance. The description also covers the cultural context of that language. Therefore, the CEFR is another alternative for those who work with Portuguese in language 2 (PLE) in order to understand otherness, citizenship and democracy in a world without borders in which “Navigation is necessary”, i.e., interact, dialogue.
Palavras-chave: QECR;ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA;AUTONOMIA; ALTERIDADE
CECR;TEACHING PORTUGUESE FOREIGN LANGUAGE;AUTONOMY; ALTERITY
Área(s) do conhecimento: LETRAS
Linguística aplicada ao ensino de L2
Língua estrangeira
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Santa Cruz
Tipo de acesso: openAccess
Identificador do documento: ISBN
URI: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/469
Data de publicação: 2012
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