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Tipo do documento: mastherThesis
Título: As condições sociais da reestruturação dos cursos de licenciatura no campo universitário da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
Autor: Gomes, Catarina C.B.T.
Orientador: Pereira, Júlio J. E.D.
Resumo: Esta pesquisa investiga as condições sociais de produção do processo de reestruturação das Licenciaturas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), implementado após a publicação das Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores da Educação Básica, fundamentadas pelas Resoluções CNE/CP nº 01, de 18 de fevereiro de 2002, e CNE/CP nº 02, de 19 de fevereiro de 2002. A problemática de pesquisa consistiu em investigar o referido processo a partir do seu contexto social de produção, fundamentado sob a perspectiva da sociologia dos campos simbólicos de Pierre Bourdieu. O campo universitário da UFOP foi analisado com base na obra de Bourdieu e, principalmente, no livro Homo academicus, por meio do qual a universidade é entendida como um espaço social de constantes disputas por posições e poderes. Para esta pesquisa, adotaram-se como procedimentos metodológicos a análise documental e a entrevista semi-estruturada. O processo de reestruturação das Licenciaturas foi concebido como um jogo, mostrando que a formação docente tornou-se o principal objeto de disputa entre três grupos distintos: a Pró-Reitoria de Graduação (a PROGRAD), o Departamento de Educação (DEEDU) e o grupo de sete Licenciaturas. Nesse jogo, há manifestação do habitus e das lutas concorrenciais entre os jogadores que exercem poder simbólico sob a forma de poder universitário, concorrendo principalmente pela posse de dois tipos de capitais: o capital específico que é a concepção de formação docente em disputa e o capital universitário que garante melhores posições e mais poderes simbólicos nesse contexto.
Abstract: The current research investigates the social conditions of the reformulation on teachers formation of the Federal University of Ouro Preto (UFOP), adopted after the publication of Curricular Lines Curriculum Guidelines for teachers education in de basic education based in CNE/CP nº 01 resolutions on 18th of February, 2002. The importance of this research consisted in investigate the mentioned process - social context of production, based on the perspective of sociology symbols of Pierre Bourdieu. The UFOPs campus was analyzed using Bourdieu's works as a basis, considering his main work entitled Homo academicus in which, the university is seen as a social sphere for disputes for position and powers. For this research, methodological procedures to the documental analysis and the semi- structuralized interview were adopted. The process of reformulation of the courses of teachers formation was seen as a game, showing that the position of professor would became the main object of dispute between three distinct groups: Graduation Pro-Rectory - PROGRAD, Department of Education (DEEDU) and another group of seven courses of teachers formation. In this game, there is the habitus manifestation as well a battle between those who has sort of symbolic influence in the university field, defending mainly for the possession of two capitals: the specific ones, which is the professor conception in dispute and the universitys capital, which guarantees better positions and more symbolic powers in this context. Assunto:
Palavras-chave: Teachers Education; field; capital university; symbolic power
Área(s) do conhecimento: Ciências Humanas, Educação.
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de pós-graduação Conhecimento e Inclusão
Tipo de acesso: openAccess
URI: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/512
Data de publicação: 2009
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