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dc.contributor.authorGastaldo, Luís Fernando-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6726641572819961por
dc.contributor.advisorZanon, Lenir Basso-
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7345379098403673por
dc.contributor.referees1Zanon, Lenir Basso-
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7345379098403673por
dc.contributor.referees2Pansera-de-Araujo, Maria Cristina-
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6707424118316750por
dc.contributor.referees3Scheid, Neusa Maria John-
dc.contributor.referees3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9364946134370917por
dc.contributor.referees4Silva, Sidinei Pithan da-
dc.contributor.referees4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8709044822441696por
dc.contributor.referees5Azevedo, José Clovis de-
dc.contributor.referees5Latteshttp://lattes.cnpq.br/2444876550286232por
dc.date.accessioned2024-02-18T22:56:27Z-
dc.date.issued04/08/2022por
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dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/515-
dc.description.resumoEste texto de tese apresenta um estudo investigativo sobre o processo formativo do Programa Interinstitucional de Formação Continuada dos Trabalhadores em Educação da Região Macromissioneira − Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, com o objetivo de especificar e fundamentar aspectos de conhecimentos que embasem processos de formação continuada de professores, tensionando os limites do saber no que tange aos sentidos e significados atribuídos ao protagonismo e à coletividade dos sujeitos em formação, diante da constituição da própria identidade docente. A pesquisa tem natureza qualitativa e tomou como caminho metodológico o estudo de caso. Utilizou-se como fonte de pesquisa materiais empíricos produzidos no desenrolar do processo de Formação Continuada Macromissioneira, desde os movimentos prévios que lhe deram origem, até a publicação de um livro físico e um e-book, com textos produzidos pelos participantes. O processo de construção e análise dos dados foi inspirado em princípios e pressupostos da Análise Textual Discursiva, segundo Moraes e Galiazzi (2011), com foco na identificação de percepções expressas pelos participantes, sobre o protagonismo docente e a coletividade como categorias centrais que caracterizam a formação continuada constitutiva da docência. Para a categoria do protagonismo docente foram construídas duas subcategorias: (i) reflexão crítica e interativa entre pares e (ii) emancipação e identidade docente. Para a categoria da coletividade também foram construídas duas subcategorias: (i) interação sociocultural e (ii) singularidade da prática reflexiva em coletividade. Como resultado de pesquisa foram destacados aspectos e fundamentos que sinalizam a necessidade e importância do desenvolvimento de formação continuada de professores, assentada na permanente interação coletiva, intermediada por relatos reflexivos e críticos sobre a prática na escola, com progressivas transformações de teorias e práticas reconstitutivas da identidade docente.por
dc.description.abstractThis thesis text presents an investigative study on the formative process of the Inter-institutional Program of Continuing Education of the Education Workers of the Macromissioneira Region − Northwest of the State of Rio Grande do Sul, with the objective of specifying and substantiating aspects of knowledge that underpin processes of continuing education of teachers, tensing the limits of knowledge regarding the senses and meanings attributed to the protagonism and collectivity of the subjects in training, in face of the constitution of their own teaching identity. The research is qualitative in nature and its methodological path was the case study. As a source of research, empirical materials produced in the course of the process of Continuing Macromissioneira Training were used, from the previous movements that gave rise to it, to the publication of a physical book and an e-book, with texts produced by the participants. The process of construction and analysis of the data was inspired by the principles and assumptions of Textual Discourse Analysis, according to Moraes and Galiazzi (2011), focusing on the identification of perceptions expressed by the participants, about the teaching leadership and collectivity as central categories that characterize the continuing education constitutive of teaching. For the category of teacher protagonism, two subcategories were built: (i) critical and interactive reflection among peers and (ii) emancipation and teacher identity. For the collectivity category, two subcategories were also built: (i) sociocultural interaction and (ii) uniqueness of reflective practice in collectivity. As a research result, aspects and fundamentals were highlighted that signal the need and importance of developing continued teacher education, based on permanent collective interaction, mediated by reflective and critical reports about the practice at school, with progressive transformations of theories and practices that reconstitute the teacher's identity.eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentUniversidade Regional do Noroeste do estado do rio Grande do Sul (UNIJUÍ)por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação nas Ciênciaspor
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dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectformação de professores; identidade docente; ações coletivas; interinstitucionalidade; reflexão crítica e emancipatória.por
dc.subjectteacher education; teacher identity; collective actions; interinstitutionality; critical and emancipatory reflection.eng
dc.subject.cnpqEducação (7.08.00.00-6 )por
dc.subject.cnpqPlanejamento e Avaliação Educacional (7.08.03.00-5)por
dc.subject.cnpqEducação Permanente (7.08.07.02-7 )por
dc.titleAspectos e fundamentos de protagonismo e coletividade docente na formação continuada Macromissioneirapor
dc.title.alternativeAspects and foundations of protagonism and teaching collectivity in Macromissionary continuing educationeng
dc.typedoctoralThesispor
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