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Tipo do documento: mastherThesis
Título: Gestão Ambiental dos Empreendimentos voltados ao mercado Estético/ Cosmético na área urbana de Manaus - AM
Autor: Teixeira, Lúcia Helena L.H.O.L. 
Orientador: Alves, Rui Guilherme R. G. C. M.
Primeiro membro da banca: Alves, Rui Guilherme R. G. C. M.
Segundo membro da banca: Mendes, Ronaldo R. L. R.
Terceiro membro da banca: Marques, Dorli João D. J. C.
Resumo: Os empreendimentos voltados ao mercado estético e cosmético representam um dos setores que mais se desenvolve economicamente em decorrência de diversos fatores sociais e culturais, impulsionados pelo desenvolvimento tecnológico de produtos e serviços especializados, gerando uma oferta de emprego significante. A oferta de variedades de produtos e serviços nesse mercado que agrega valores e necessidades inicialmente voltadas para o público feminino vem ganhando proporções maiores com adesão masculina e infantil. Esse fenômeno é facilmente observado no crescente contingente de pequenas, médias e grandes empresas prestadoras de serviços para a procura cada vez maior nesse setor, nos grandes centros e periferias das áreas urbanas. Em decorrência do crescimento acelerado das cidades e a busca da manutenção da saúde estética mediante procedimentos cosméticos cada vez mais elaborados e ao mesmo tempo a preocupação do homem com a qualidade de vida, leva-se a considerar a necessidade de uma gestão ambiental mais específica nesse setor. O objetivo desse estudo foi caracterizar e identificar aspectos e impactos ambientais mais relevantes gerados nos empreendimentos voltados a esse mercado, propor atitudes para as práticas ambientais e sugerir ações de gestão de resíduos. A pesquisa foi realizada em empreendimentos de pequeno e médio porte na região urbana da cidade de Manaus, escolhidos de maneira aleatória e com o direito do sigilo e confidencialidade dos nomes de pessoas e empresas. Para a coleta de dados utilizou-se de pesquisa bibliográfica, questionário, observação das ações produtivas e do descarte de resíduos nos locais. As pessoas envolvidas no estudo dos estabelecimentos eram voluntárias, informadas dos objetivos da pesquisa e da importância do projeto, o que gerou a sensibilização de alguns gestores com relação à necessidade da conscientização e gestão ambiental percebida logo ao início do trabalho. De acordo com os resultados e análise dessa etapa, verificou-se que os impactos ambientais negativos acontecem como produto do consumo de água sem controle, ineficiência energética, geração de efluentes líquidos resultantes das atividades produtivas de todos os estabelecimentos, comprometendo os recursos naturais e que a gestão em resíduos sólidos nos empreendimentos apresenta fragilidade manifestada pela descontinuidade de suas ações de forma desconectada com as dimensões ambientais e quando ocorrem são pontuais. Ao final, compreende-se que as medidas de controle envolvem interesses de ordem pública e privada, que incluem condições de saneamento adequado nas vias públicas e coleta dos resíduos sólidos até a supervisão mais efetiva.
Abstract: The projects focused on the aesthetic and cosmetic market sectors that represent one of the most economically developed as a result of various social and cultural factors, driven by technological development of specialized products and services, generating a significant offer of employment. The offer variety of products and services in market values and needs that aggregates initially aimed at the female audience is gaining greater proportions with men and children accession. This phenomenon is easily observed in the increasing number of small, medium and large companies that provide services for the growing demand in this sector in the large centers and peripheries of urban areas. In result of the sped up growth of the cities and the search of the maintenance of the aesthetic health through cosmetic procedures each time more elaborated and at the same time the concern of the man with the quality of life,takes to consider it the necessity of a more specific ambient management in this sector. The aim of this study was to characterize and identify the most relevant aspects and environmental impacts in the projects aimed at this market, proposing attitudes to environmental practices and suggest actions for waste management. The research was carried out in enterprises of small and medium-sized urban area in the city of Manaus, randomly chosen and with the law of secrecy and confidentiality of the names of people and companies. To collect data was used the literature, questionnaire, observation of productive actions and dispose of waste in places. Those involved in the study of the establishments were voluntary, informed of the study objectives and the importance of the project, which generated some awareness of managers regarding the need for awareness and environmental management soon perceived the onset of labor. According to the results and analysis of this stage, it was found that the negative environmental impacts occur as a product of uncontrolled water consumption, energy inefficiency, generation of wastewater resulting from the production activities of all institutions, compromising the natural resources and in solid waste management in enterprises presents fragility manifested by the discontinuity of their actions in disconnected fashion with environmental dimensions when they occur and are punctual. At the end, it is understood that the control measures involve the interests of public and privatorder, including conditions of sanitation on public roads and collection of solid waste to more effective supervision.
Palavras-chave: Gestão Ambiental, Mercado Estético, Impactos Ambientais
Environmental Management, Market Aesthetic, Environmental Impacts.
Área(s) do conhecimento: Engenharia Civil
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará - UFPA
Departamento: Universidade Federal do Pará - UFPA, Instituto de Tecnologia
Programa: Programa de Pós- Graduação em Processos Construtivos e Saneamento Urbano
Tipo de acesso: openAccess
URI: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/576
Data de publicação: 2014
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