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https://deposita.ibict.br/handle/deposita/579
Tipo do documento: | bachelorThesis |
Título: | Letramento financeiro: perspectivas para bibliotecas públicas |
Título(s) alternativo(s): | Financial literacy: perspective for public libraries |
Autor: | Oliveira, Gabriel |
Orientador: | Okuzono, Simone |
Resumo: | Este estudo analisa documentos relacionados ao projeto de educação financeira de instituições do Brasil, Estados Unidos e Portugal, apresentando o conceito de competência informacional e o de letramento financeiro. Utiliza abordagem qualitativa como estudo comparativo e avalia os documentos produzidos por esses países em relação à educação financeira de seus cidadãos. Aponta para uma lacuna na promoção desse conhecimento entre os cidadãos. Apresenta os projetos já realizados pelos bibliotecários dos países analisados como alternativas de promoção do letramento financeiro no Brasil. Ressalta a escassez de pesquisas sobre o tema por parte dos acadêmicos brasileiros de Biblioteconomia e propõe o avanço das discussões a fim de aprimorar a contribuição das bibliotecas públicas para o letramento financeiro dos brasileiros. Revela que as bibliotecas públicas não recebem a devida atenção no programa brasileiro de educação financeira, diferente dos casos português e estadunidense. |
Abstract: | This study examines documents related to the financial education initiatives of institutions in Brazil, the United States and Portugal, presenting the concepts of information literacy and financial literacy. It employs a qualitative approach as a comparative study and assesses the documents produced by these countries regarding the financial education of their citizens. Points to a lack in the promotion of this knowledge among the citzens. Presents projects already undertaken by librarians in the analysed countries as alternatives for promoting financial literacy in Brazil. Highlights the scarcity of research on the subject among Brazilian Library Science academics and proposes the advancing discussions to enhance the contribution of public libraries for the financial literacy of Brazilians. Reveals that public libraries do not recieve proper attention of the Brazilian program for financial education, diferent from the Portuguese and American cases. |
Palavras-chave: | bibliotecas públicas competência em informação letramento financeiro políticas públicas public libraries information literacy financial literacy publicy policies |
Área(s) do conhecimento: | biblioteconomia ciência da informação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro |
Departamento: | Escola de Biblioteconomia |
Tipo de acesso: | openAccess |
URI: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/579 |
Data de publicação: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Sudeste |
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