Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/579
Tipo do documento: bachelorThesis
Título: Letramento financeiro: perspectivas para bibliotecas públicas
Título(s) alternativo(s): Financial literacy: perspective for public libraries
Autor: Oliveira, Gabriel
Orientador: Okuzono, Simone
Resumo: Este estudo analisa documentos relacionados ao projeto de educação financeira de instituições do Brasil, Estados Unidos e Portugal, apresentando o conceito de competência informacional e o de letramento financeiro. Utiliza abordagem qualitativa como estudo comparativo e avalia os documentos produzidos por esses países em relação à educação financeira de seus cidadãos. Aponta para uma lacuna na promoção desse conhecimento entre os cidadãos. Apresenta os projetos já realizados pelos bibliotecários dos países analisados como alternativas de promoção do letramento financeiro no Brasil. Ressalta a escassez de pesquisas sobre o tema por parte dos acadêmicos brasileiros de Biblioteconomia e propõe o avanço das discussões a fim de aprimorar a contribuição das bibliotecas públicas para o letramento financeiro dos brasileiros. Revela que as bibliotecas públicas não recebem a devida atenção no programa brasileiro de educação financeira, diferente dos casos português e estadunidense.
Abstract: This study examines documents related to the financial education initiatives of institutions in Brazil, the United States and Portugal, presenting the concepts of information literacy and financial literacy. It employs a qualitative approach as a comparative study and assesses the documents produced by these countries regarding the financial education of their citizens. Points to a lack in the promotion of this knowledge among the citzens. Presents projects already undertaken by librarians in the analysed countries as alternatives for promoting financial literacy in Brazil. Highlights the scarcity of research on the subject among Brazilian Library Science academics and proposes the advancing discussions to enhance the contribution of public libraries for the financial literacy of Brazilians. Reveals that public libraries do not recieve proper attention of the Brazilian program for financial education, diferent from the Portuguese and American cases.
Palavras-chave: bibliotecas públicas
competência em informação
letramento financeiro
políticas públicas
public libraries
information literacy
financial literacy
publicy policies
Área(s) do conhecimento: biblioteconomia
ciência da informação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Departamento: Escola de Biblioteconomia
Tipo de acesso: openAccess
URI: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/579
Data de publicação: 2023
Aparece nas coleções:Sudeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc versão final gabriel jorge.pdf1,26 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Ferramentas do administrador