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dc.contributor.authorCOELHO, Francisco José Figueiredo-
dc.date.accessioned2019-10-22T16:37:20Z-
dc.date.issued2019por
dc.identifier.isbn978-65-5016-171-2por
dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/95-
dc.description.resumoDiferentes pesquisas têm atestado as limitações e o insucesso das abordagens proibicionistas sobre drogas, centradas na repressão ao consumo. Desde 1998, os Parâmetros Curriculares Nacionais sobre saúde sugerem que o tema drogas seja integrado aos conteúdos programáticos das disciplinas. No entanto, dados da literatura, somados à prática docente do autor do livro, revelam as dificuldades dos professores em desenvolver atividades educativo-preventivas e a carência de cursos de formação sobre o tema, capazes de estimular tais ações. Diante desse cenário, este livro descreve um estudo que elaborou e implementou um curso à distância sobre drogas para professores, investigando como essa formação docente impactou na realidade dos professores participantes. Por meio de diferentes instrumentos de coleta de dados, foram investigados 51 docentes com formações diversificadas. Grande parte dos cursistas se declarou motivada pelo curso e avaliou a formação como muito boa em relação aos conteúdos apresentados e a abordagem pedagógica, centrada na perspectiva dialógica, participativa e colaborativa. Os recursos educativos utilizados no curso foram descritos como sugestivos e aplicáveis em sala de aula. Quanto às dificuldades para acompanhar o curso foram referidos problemas para gestão do tempo e imprevistos particulares e de saúde, bem como a inexperiência na realização de projetos em parceria dentro e fora das escolas, o que compromete uma abordagem mais integradora do tema. Considerando esses achados, esta obra lança olhares para a formação de professores no campo da Educação sobre drogas e outros temas da Educação em saúde centrados na Redução de danos como enfoque educativo-preventivo.por
dc.description.abstractNational and international studies have demonstrated the limitations and failures of prohibitionist approaches to drugs, focusing on repression of consumption. Since 1998, National Curriculum Parameters on health have indicated that prevention of drug misuse should be tackled across traditional programmatic content. However, different studies, added to the researcher's teaching practice, reveal the difficulties of teachers in developing educational and preventive activities on drugs and the lack of training courses on the subject, capable of stimulating such actions. From this perspective, this study aimed to elaborate and implement a learning distance course on drugs for teachers, as well as to investigate the extent to which the course has fostered the development of spaces for dialogue and learning on the subject in schools. Most of the students declared themselves motivated by the course and evaluated the training as very good in relation to the contents presented and the pedagogical approach, centered in the dialogical, participative and collaborative perspective. As for the difficulties to follow the course, were mentioned problems for time management and particular unforeseen and health conditions. Especially in the interviews, it was mentioned the difficulty of carrying out projects in partnership within and outside schools, which compromises a more integrative approach to the theme. Based on the results, it is intended to improve the course and to reproduce it, aiming to contribute with a free teacher training alternative on drugs, focusing on Harm reduction, capable of promoting educational and preventive actions in the school context.por
dc.description.provenanceSubmitted by Brazil Publishing (tonymartins@aeditora.com.br) on 2019-10-04T18:26:39Z No. of bitstreams: 1 Miolo_Francisco_Coelho_Final.pdf: 9819270 bytes, checksum: ba1078f73d8b977ab92e63019e6e4f83 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Lucas Paganine (lucaspaganine@ibict.br) on 2019-10-22T16:37:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Miolo_Francisco_Coelho_Final.pdf: 9819270 bytes, checksum: ba1078f73d8b977ab92e63019e6e4f83 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-22T16:37:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Miolo_Francisco_Coelho_Final.pdf: 9819270 bytes, checksum: ba1078f73d8b977ab92e63019e6e4f83 (MD5) Previous issue date: 2019eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://deposita.ibict.br/retrieve/943/Miolo_Francisco_Coelho_Final.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherBrazil Publishingpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectHistória das drogaspor
dc.subjectProibicionismopor
dc.subjectRedução de danospor
dc.subjectFormação de professores sobre o tema drogaspor
dc.subjectEducação a distância sobre drogaspor
dc.subjectCurso educaçãopor
dc.subjectDrogas e saúde nas escolaspor
dc.subjectEstudo qualitativopor
dc.subjectFundação CECIERJpor
dc.subjectCursos de atualizaçãopor
dc.subjectAnálise de conteúdopor
dc.subjectParticipação docente em cursos on-linepor
dc.subjectMediação em cursos on-linepor
dc.subjectPráticas preventivas nas escolaspor
dc.subjectAprendizagem colaborativa sobre drogaspor
dc.subjectIntervenções educativo-preventivas nas escolaspor
dc.subjectSite Educação sobre Drogaspor
dc.subjectAbramd Educação Riopor
dc.subjectGT Educação e Drogaspor
dc.subjectTutoria voluntáriapor
dc.subjectFormação continuada sobre drogaspor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleEducação sobre drogas e formação de professores: uma proposta de ensino a distância centrada na redução de danospor
dc.typeLivropor
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