Navegando por Palavra-chave "Visual arts"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseDesignare: pontes artístico/educativas na formação docente em Artes Visuais(Universidade do Porto - UPORTO, 2015) Vasconcelos, Flávia Maria de Brito Pedrosa; Pelayo, Maria Raquel Nunes de Almeida y Casal; Lampert, Jociele; http://lattes.cnpq.br/7149902931231225; https://sigarra.up.pt/faup/pt/func_geral.formview?p_codigo=241719; http://lattes.cnpq.br/7285933895645743; Pelayo, Maria Raquel Nunes de Almeida y Casal; https://sigarra.up.pt/faup/pt/func_geral.formview?p_codigo=241719; Almeida, Mário Augusto Bismarck Paupério de; https://sigarra.up.pt/fbaup/pt/func_geral.formview?p_codigo=243858; Quintas, Alexandra Salgado; http://ciaud.fa.utl.pt/index.php/en/membros-3/arquitetura/investigadores-efectivos?id=879; Queiroz, João Paulo Gomes de Araújo; http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=5230691534198017Esta é uma tese que busca construir uma interpretação sobre o Desenho e seu ensino na formação de professores de Artes Visuais, questionando o “saber desenhar” e o “não saber desenhar” na visão dos docentes que lecionam nessa área no nível superior. Discuto essas questões na construção de um olhar em narrativas visuais e escritas acerca de discursos encontrados em abordagens filosóficas e históricas de ensino de Artes Visuais. Por meio da combinação de três metodologias de pesquisa da Investigação Educativa Baseada nas Artes Visuais (Viadel, 2005), a Narrativa, a Autoetnografia e a A/r/tografia e com pesquisa em literatura especializada, problematização e justificativa em narrativa de memória e realização de entrevistas com docentes que lecionam Desenho em cursos de Licenciatura na área de Artes Visuais na Universidade do Porto – UPORTO e na Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, analiso os espaços da formação artística na formação de professores de Artes Visuais, atenta aos discursos e práticas desses docentes nos contextos investigados. Por fim, procuro refletir sobre os percursos desenvolvidos na pesquisa e evidenciar a relevância do Desenho e de seus ensino na contemporaneidade, sugerindo pontos indicativos encontrados e possibilidades de trabalho, tendo como referência a necessidade de um a construção crítico/reflexiva do designare artístico/educativo entre pontes experienciadas.