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Tipo do documento: Livro
Título: Ensino remoto em debate
Autor: JÚNIOR, Francisco
Resumo: Esta obra é resultado de uma produção coletiva e traz um debate contemporâneo emergente a respeito do Ensino Remoto, que foi a modalidade de ensino adotada como alternativa em razão da suspensão das aulas presenciais por conta da necessidade de distanciamento social em razão dos elevados riscos de contaminação do novo Coronavírus, responsável pela Covid-19. Dessa forma, nele buscamos discutir o Ensino Remoto a partir de diversificadas perspectivas, a partir de reflexões de professores pesquisadores que estão vivenciando essa realidade e com isso fortalecer o debate a cerca do Ensino Remoto, sobretudo em relação à sua diferenciação em relação ao Ensino a Distância (EAD) e apontando as suas possibilidades e limitações sob diferentes perspectivas. Os fios do debate aqui apresentado foram tecidos em 9 capítulos, no primeiro deles, intitulado As pesquisas recentes sobre o ensino remoto, apresentamos um mapeamento e sistematização das publicações recentes que tratam sobre o Ensino Remoto. Para tanto, utilizamos uma metodologia de caráter bibliográfico do tipo estado da arte sobre o Ensino Remoto, a fim de apresentarmos o que tem sido pesquisado e disseminado sobre este tema em 53 (cinquenta e três) artigos científicos publicados em revistas nacionais em 2020. Como principais resultados apontamos algumas reflexões e a indicação de algumas lacunas que acreditamos serem passíveis de investigações mais aprofundadas. Em Perspectivas para o retorno das aulas presenciais, segundo capítulo, os autores apresentam reflexões quanto as perspectivas para o retorno das aulas presenciais no IFMA Campus Santa Inês, onde o ensino remoto foi implementado e para isto, apresentamos as observações de professores pesquisadores que vivenciam este processo. Em Normas aplicáveis ao ensino remoto: uma análise das portarias nº 343 e 345 do Ministério da Educação à luz do direito brasileiro, terceiro capítulo, a autora busca diferenciar Ensino Emergencial Remoto – ERE do Ensino a distância – EAD. Dessa forma, a fim de evitar a confusão conceitual e de aplicação normativa a autora procedeu uma revisão bibliográfica sobre o tema proposto e fez uma análise dos pontos mais relevantes das normas que regulamentam o ERE e que são aplicadas às instituições federais de ensino. Em O ensino remoto e educação a distância: teorias e práticas pedagógicas durante a pandêmica da Covid-19, quarto capítulo, os autores tratam sobre a experiência de professores que lecionam na categoria do ensino remoto e na modalidade da educação a distância (EaD) durante a pandêmica da Covid-19, com o objetivo de discutir teorias e práticas pedagógicas do ensino remoto e da EaD. Os resultados da pesquisa desenvolvida revelam que há uma diferença simbólica, formativa e tecnológica entre docentes que lecionam remotamente e a distância, assim os autores puderam concluír que as melhores metodologias, tecnologias, recursos ou avaliação da aprendizagem são aquelas do domínio docente, e, as teorias e práticas pedagógicas indefectíveis são as que se adequam às necessidades das instituições e sociedade. Em Desafios e experiências na educação profissional: caminhos possíveis para o ensino remoto no contexto pandêmico, quinto capítulo, os autores apontaram experiências, desafios e caminhos possíveis para o ensino remoto na Educação Profissional. Como resultados eles apontam algumas dificuldades na eficiência do ensino remoto no Ensino Básico Técnico e Profissional, como também as possibilidades de êxito na prática de ensino remoto, além também de evidências de que que o ensino remoto não alcança plenamente a formação pretendida, mas constitui-se em oportunidade de construir/estreitar laços afetivos, experimentar novas possibilidades de ensino, promover reflexões sobre o contexto socioeconômico e acerca das novas relações humanas e com o meio ambiente. Em Por entre a realidade e as possibilidades narradas por professores em formação: em tela, o ensino remoto em tempos de pandemia, sexto capítulo o autor analisa elementos, em termos formativos, da realidade sobre o ensino remoto e as possibilidades de formação professores em tempos de pandemia, a partir da narrativa de 5 (cinco) professores, que apontaram para realidades (in)esperadas de histórias vividas, por meio de desafios e implicações na formação de professores, além de possibilidades (im)previstas com (trans)formações anunciadas frente ao ensino remoto para novos tempos. Em O professor no ensino remoto e suas novas atribuições, sétimo capítulo, o autor realizou uma análise de forma a identificar os principais fatores que fizeram com que o professor incorporasse novas atribuições devido as mudanças sofridas no formato de ensino. Para isso, foi realizado um estudo comparativo do ensino remoto e do ensino a distância para que seja possível perceber as suas diferenças e assim refletir sobre estas novas atribuições do professor Em O ensino remoto na perspectiva do aluno, oitavo capítulo, o ator busca investigar e debater sobre qual é concepção que os alunos têm sobre o Ensino Remoto. Como resultados apresenta a análise de uma pesquisa, via questionário eletrônico no formulário do Google com 64 alunos que cursam o Ensino Médio Técnico no IFMA Campus Santa Inês, que apontam para uma concepção de que o Ensino Remoto é emergencial e temporário e que este não pretende se igualar ao presencial, entretanto, a oferta do Ensino Remoto não repara(ou) as suas perdas educacionais causadas pela suspensão das aulas presenciais. Em, ferramentas para o ensino remoto, nono e também último capítulo, os autores descrevem as principais TDICs utilizadas no ensino remoto atual e exibem suas características, utilizando o método de pesquisa descritivo. Ressalto que é desejo de todos os autores desta obra, contribuir com a reflexão e o debate a cerca do Ensino Remoto, cientes de que aqui trazemos apenas alguns dos aspectos deste tema, dada a sua ineditude e complexidade. No entanto, destacamos que os aspectos aqui abordados são de grande relevância e também necessários na busca pela ampliação de conhecimentos e de formulações teóricas próprias a esse campo, capazes de embasar e sedimentar os caminhos dessa nova modalidade de docência, a fim de que esta tome os seus próprios rumos no campo educacional.
Abstract: This work is the result of a collective production and brings an emerging contemporary debate about Remote Education, which was the teaching modality adopted as an alternative due to the suspension of face-to-face classes due to the need for social distance due to the high risks of contamination of the new Coronavirus, responsible for Covid-19. Thus, in it we seek to discuss Remote Teaching from diverse perspectives, from reflections of research professors who are experiencing this reality and thereby strengthen the debate about Remote Teaching, especially in relation to its differentiation from Teaching to Distance Learning (EAD) and pointing out its possibilities and limitations from different perspectives. The threads of the debate presented here were woven into 9 chapters, the first of which, entitled Recent research on remote education, presents a mapping and systematization of recent publications dealing with Remote Education. To this end, we used a state-of-the-art bibliographic methodology on Remote Education, in order to present what has been researched and disseminated on this topic in 53 (fifty-three) scientific articles published in national magazines in 2020. As main results we point out some reflections and the indication of some gaps that we believe are capable of further investigation. In Perspectives for the return of face-to-face classes, second chapter, the authors present reflections regarding the prospects for the return of face-to-face classes at the IFMA Campus Santa Inês, where remote teaching was implemented and for this, we present the observations of research professors who experience this process. In Norms applicable to remote education: an analysis of ordinances No. 343 and 345 of the Ministry of Education in the light of Brazilian law, third chapter, the author seeks to differentiate Remote Emergency Education - ERE from distance learning - EAD. Thus, in order to avoid conceptual confusion and normative application, the author carried out a bibliographic review on the proposed theme and made an analysis of the most relevant points of the rules that regulate the ERE and which are applied to federal educational institutions. In Remote teaching and distance education: pedagogical theories and practices during the Covid-19 pandemic, fourth chapter, the authors deal with the experience of teachers who teach in the category of remote education and in the mode of distance education (DE) during the Covid-19 pandemic, with the aim of discussing theories and pedagogical practices of remote education and distance education. The results of the developed research reveal that there is a symbolic, formative and technological difference between teachers who teach remotely and at a distance, so the authors could conclude that the best methodologies, technologies, resources or assessment of learning are those in the teaching domain, and indefectible pedagogical theories and practices are those that fit the needs of institutions and society. In Challenges and Experiences in Vocational Education: Possible Paths for Remote Teaching in the Pandemic Context, Fifth Chapter, the authors pointed out experiences, challenges and possible paths for remote teaching in Vocational Education. As a result, they point out some difficulties in the efficiency of remote education in Basic Technical and Professional Education, as well as the possibilities of success in the practice of remote education, in addition to evidence that remote education does not fully achieve the intended training, but constitutes if in an opportunity to build / strengthen affective bonds, try new teaching possibilities, promote reflections on the socioeconomic context and on new human relationships and the environment. In Between reality and the possibilities narrated by teachers in training: on screen, remote teaching in times of pandemic, sixth chapter the author analyzes elements, in formative terms, of the reality about remote teaching and the possibilities of teacher training in times of pandemic, from the narrative of 5 (five) teachers, who pointed to (un) expected realities of lived stories, through challenges and implications in teacher education, in addition to (im) foreseen possibilities with announced (trans) formations against remote teaching for new times. In The teacher in remote education and its new assignments, seventh chapter, the author carried out an analysis in order to identify the main factors that made the teacher incorporate new assignments due to the changes suffered in the teaching format. For this, a comparative study of remote education and distance learning was carried out so that it is possible to perceive their differences and thus reflect on these new attributions of the teacher In Remote Teaching from the Student's Perspective, eighth chapter, the actor seeks to investigate and debate what is conception that students have about Remote Teaching. As results it presents the analysis of a research, via electronic questionnaire in the form of Google with 64 students who attend the Technical High School in the IFMA Campus Santa Inês, that point to a conception that the Remote Education is emergency and temporary and that this does not intend if it matches the face-to-face, however, the Remote Education offer does not repair (or) your educational losses caused by the suspension of face-to-face classes. In, tools for remote teaching, ninth and also last chapter, the authors describe the main TDICs used in current remote education and display their characteristics, using the descriptive research method. I emphasize that it is the desire of all the authors of this work, to contribute to the reflection and debate about Remote Education, aware that here we bring only some aspects of this theme, given its ineditude and complexity. However, we emphasize that the aspects addressed here are of great relevance and also necessary in the search for the expansion of knowledge and theoretical formulations specific to this field, capable of supporting and consolidating the paths of this new teaching modality, so that it takes their own directions in the educational field.
Palavras-chave: Ensino Remoto
Pesquisa
Estudo
Área(s) do conhecimento: Ciências Humanas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Rfb Editora
Tipo de acesso: openAccess
Identificador do documento: 10.46898/rfb.9786558890607
URI: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/205
Data de publicação: 2020
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