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Tipo do documento: Trabalho de conclusão de curso
Título: Relação universidade-empresa no Rio Grande do Sul em busca de inovação para o estado
Título(s) alternativo(s): Relação entre universidade e empresa por meio de projetos científico-tecnológicos
Relationship between university and business sector through scientific-technological projects
Relação entre universidade e empresa em busca de inovação para o Brasil
Relationship between university and business sector forwarding innovation to Brazil
Autor: SALA, Gabriela Dalla Vecchia 
Orientador: Bittencourt, Anelise
Primeiro membro da banca: Pesavento, Fábio
Resumo: O presente estudo destina-se a compreender o desenvolvimento e o amadurecimento das relações universidade-empresa em busca de inovação para o Brasil, através de projetos científico-tecnológicos. O trabalho se justifica a partir da observação de disparidades, tais como o Índice Global de Inovação, que classifica o país na 66a posição em 2019 no quesito inovação (CORNELL; INSEAD; WIPO, 2019), enquanto a Fundação e Conselho Nacional de Ciência dos EUA classifica a pesquisa e desenvolvimento (P&D) da universidade no Brasil na 12a posição em 2016 no quesito artigos de ciência e engenharia (NSF, 2018). O intuito do trabalho foi identificar e compreender as motivações envolvidas nas relações universidade-empresa. A partir das evidências teóricas, realizou-se uma pesquisa exploratória com alguns representantes de universidades e representantes de empresas do Rio Grande do Sul. Com vertente qualitativa, fez-se necessária a coleta de dados primários por meio de entrevistas em profundidade a trinta e uma pessoas, sendo elas dezoito dirigentes e pesquisadores da universidade e treze dirigentes empresariais e de P&D. Na observação de inexistência de relações, o estudo apontou para presença de alguns preconceitos, oriundos do desconhecimento da realidade do outro. Quando identificou-se a existência da relação universidade-empresa, foram evidenciadas dificuldades que impactam sua associação e resultam no baixo rendimento das interações, influenciando o desenvolvimento, a expansão e a continuidade dos projetos científico-tecnológicos e do potencial alcance de inovação. A partir dos relatos dos entrevistados, foram percebidos interesses atendidos e não atendidos para ambos os atores, havendo ou não a concretização da relação universidade-empresa. As situações referidas indicam ruídos de comunicação, seja no início ou durante o projeto, seja relações desenvolvidas de forma inadequada ou no distanciamento entre os atores universidade e empresa.
Abstract: The present study is intended to understand the relationship between university and business sector, forwarding innovation to Brazil, through scientific-technological projects. The research consists through the disparities observations, such as the Global Innovation Index, which classifies the country in the 66th position in 2019 in relation to the innovation aspect (CORNELL; INSEAD; WIPO, 2019), while the U.S. National Science Foundation (NSF) classifies the research and development (R&D) in Brazil's university in the 12th position in 2016 in terms of engineering and science articles (NSF, 2018). The aim of the study was to identify and understand the motivations involved with regard to university-business sector. From the theoretical evidences, an exploratory research was conducted with some representatives of Rio Grande do Sul universities and companies. Due to the qualitative approach, primary data was collected through in-depth interviews with thirty one interviewed. Of total, eighteen were university leaders and researchers and thirteen were R&D leaders or business leaders from the business sector. In the inexistence of relations the presence of prejudice was identified, originating from the lack of knowledge of another's reality. When the existence of the relation between university and business sector was identified, difficulties were observed which impact their association and result in the low interactions performance, influencing the development, expansion and the continuity of the scientific-technological projects and in the potential reach of innovation. With the testimonies collected, interests fulfilled and unfulfilled for both players have been recognized, existing or not the implementation of the university-business sector relationship. The situations referred indicate a communication failure in the beginning or in the middle of the project, in the relationships developed inappropriately or in the distance between the players of the university and business sector.
Palavras-chave: Relação Universidade-Empresa
Relationship between university and business sector
Inovação
Pesquisa e Desenvolvimento
Ciência e Tecnologia
Geração de Conhecimento
Desenvolvimento Tecnológico
Innovation. Research and Development
Science and Technology
Knowledge Generation
Technological Development
Área(s) do conhecimento: Administração de Empresas
Administração da Produção
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Escola Superior de Propaganda e Marketing
Departamento: Escola Superior de Propaganda e Marketing
Tipo de acesso: openAccess
URI: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/133
Data de publicação: 2020
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