Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/266
Tipo do documento: Livro
Título: A Relevância das Brincadeiras no Processo de Ensino e Aprendizagem de duas Escolas Públicas Municipais de Lambari D´Oeste – Mato Grosso
Autor: PORANGABA, Dâmaris Rose Matias Jovano
Resumo: Este estudo analisou a importância de brincar na educação infantil no contexto de duas escolas públicas do município de Lambari D’ Oeste – MT partindo dos sujeitos, os professores e sua relação com as práticas lúdicas em sala de aula. O objetivo foi analisar a importância das brincadeiras na vida da criança, onde ela proporciona recursos valorosos na elaboração de estratégias, possibilitando o melhor desenvolvimento no aprendizado da criança. O estudo foi desenvolvido com base bibliográfica de autores que se destacam no tema investigado, tais como: Veiga (2010), Rau (2007), Vygotski (1998), Kishimoto (2005), etc, entre outros, que se encaminhou para fundamentar a temática. No estudo, utilizou-se uma abordagem qualitativa, combinando paradigma da pesquisa com entrevista. Os instrumentos foram aplicados as docentes de duas escolas públicas municipais (Fernão Dias Paes e Creche Emma Delaparte Vitorrazzi) do Município de Lambari D’ Oeste – MT. Por fim, reitero a importância da escuta infantil como uma das possibilidades de compreender o universo infantil.
Abstract: This study analyzed the importance of playing in early childhood education in the context of two public schools in the municipality of Lambari D ’Oeste - MT starting from the subjects, the teachers and their relationship with the ludic practices in the classroom. The objective was to analyze the importance of play in the child's life, where it provides valuable resources in the development of strategies, enabling the best development in the child's learning. The study was developed with a bibliographic base of authors who stand out in the investigated theme, such as: Veiga (2010), Rau (2007), Vygotski (1998), Kishimoto (2005), etc., among others, who went to justify the thematic. In the study, a qualitative approach was used, combining research paradigm with interview. The instruments were applied to teachers from two municipal public schools (Fernão Dias Paes and Creche Emma Delaparte Vitorrazzi) in the Municipality of Lambari D 'Oeste - MT. Finally, I reiterate the importance of listening to children as one of the possibilities of understanding the universe of children.
Palavras-chave: Práticas educativas
Brincar
Educação Infantil
Escolas
Área(s) do conhecimento: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Editora Real Conhecer
Tipo de acesso: openAccess
URI: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/266
Data de publicação: 2021
Aparece nas coleções:Sudeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Relevância das Brincadeiras no Processo de Ensino e Aprendizagem de duas Escolas Públicas Municipais de Lambari D´Oeste – Mato Grosso.pdfA Relevância das Brincadeiras no Processo de Ensino e Aprendizagem de duas Escolas Públicas Municipais de Lambari D´Oeste – Mato Grosso2,54 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Ferramentas do administrador