Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/266
Tipo do documento: | Livro |
Título: | A Relevância das Brincadeiras no Processo de Ensino e Aprendizagem de duas Escolas Públicas Municipais de Lambari D´Oeste – Mato Grosso |
Autor: | PORANGABA, Dâmaris Rose Matias Jovano |
Resumo: | Este estudo analisou a importância de brincar na educação infantil no contexto de duas escolas públicas do município de Lambari D’ Oeste – MT partindo dos sujeitos, os professores e sua relação com as práticas lúdicas em sala de aula. O objetivo foi analisar a importância das brincadeiras na vida da criança, onde ela proporciona recursos valorosos na elaboração de estratégias, possibilitando o melhor desenvolvimento no aprendizado da criança. O estudo foi desenvolvido com base bibliográfica de autores que se destacam no tema investigado, tais como: Veiga (2010), Rau (2007), Vygotski (1998), Kishimoto (2005), etc, entre outros, que se encaminhou para fundamentar a temática. No estudo, utilizou-se uma abordagem qualitativa, combinando paradigma da pesquisa com entrevista. Os instrumentos foram aplicados as docentes de duas escolas públicas municipais (Fernão Dias Paes e Creche Emma Delaparte Vitorrazzi) do Município de Lambari D’ Oeste – MT. Por fim, reitero a importância da escuta infantil como uma das possibilidades de compreender o universo infantil. |
Abstract: | This study analyzed the importance of playing in early childhood education in the context of two public schools in the municipality of Lambari D ’Oeste - MT starting from the subjects, the teachers and their relationship with the ludic practices in the classroom. The objective was to analyze the importance of play in the child's life, where it provides valuable resources in the development of strategies, enabling the best development in the child's learning. The study was developed with a bibliographic base of authors who stand out in the investigated theme, such as: Veiga (2010), Rau (2007), Vygotski (1998), Kishimoto (2005), etc., among others, who went to justify the thematic. In the study, a qualitative approach was used, combining research paradigm with interview. The instruments were applied to teachers from two municipal public schools (Fernão Dias Paes and Creche Emma Delaparte Vitorrazzi) in the Municipality of Lambari D 'Oeste - MT. Finally, I reiterate the importance of listening to children as one of the possibilities of understanding the universe of children. |
Palavras-chave: | Práticas educativas Brincar Educação Infantil Escolas |
Área(s) do conhecimento: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Editora Real Conhecer |
Tipo de acesso: | openAccess |
URI: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/266 |
Data de publicação: | 2021 |
Aparece nas coleções: | Sudeste |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A Relevância das Brincadeiras no Processo de Ensino e Aprendizagem de duas Escolas Públicas Municipais de Lambari D´Oeste – Mato Grosso.pdf | A Relevância das Brincadeiras no Processo de Ensino e Aprendizagem de duas Escolas Públicas Municipais de Lambari D´Oeste – Mato Grosso | 2,54 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Ferramentas do administrador