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Destaque randômico
Modelos explanatórios da função muscular periférica e respiratória baseado nos fatores de risco cardiovascular em pacientes com Síndrome Coronariana Aguda

Introdução: As internações em unidades de terapia intensiva (UTI) após um evento de Síndrome Coronariana Aguda (SCA) estão associadas a vários fatores. Ainda não se sabe até que ponto a função musculoesquelética na admissão à UTI após um evento de SC...

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  • Item type: Capítulo de livro ,
    Pesquisa participante e pesquisa-ação: os aspectos epistemológicos e ontológicos
    (Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), 2024) Gomes, Carlos Filipe Cosentino; Gomes, Taiana; Agnes, Juliane Sachser; 0009-0000-3010-1687; 0009-0002-3023-1080; 0000-0002-4887-7042; 2543280400007760; 4651482305123152; 8168143921428986
    Nesta pesquisa, são apresentadas duas abordagens de pesquisa social: a Pesquisa-Ação e a Pesquisa Participante. A Pesquisa Participante tem evoluído metodologicamente e inclui a observação participante e etnográfica, adaptando-se às mudanças tecnológicas através da netnografia para compreender fenômenos culturais e comunicacionais no ciberespaço. A Pesquisa-Ação também se aprimora no tempo ao eliminar dogmas, buscando a qualificação da inserção do pesquisador em intervenções sociais, orientadas para a resolução de problemas coletivos, contemplando ampla interação entre pesquisadores e participantes. Nesse contexto, o presente texto aborda os aspectos ontológicos e epistemológicos da pesquisa participante e da pesquisa-ação. Antes de abordar esses conceitos, é fundamental entender os diferentes paradigmas de pesquisa que os orientam. Essas crenças e pressupostos formam um paradigma que deve orientar a escolha do método de pesquisa a ser utilizado. Em outras palavras, o paradigma determinará a estratégia geral da pesquisa e definirá as técnicas de coleta e análise de dados que o pesquisador utilizará. Ademais, no tocante à Pesquisa-Ação, é acrescentado o envolvimento do pesquisador no contexto e nas atividades estudadas, permitindo que os participantes contribuam com a pesquisa para benefício de seu próprio grupo. Já a inserção do investigador no ambiente natural onde ocorre o fenômeno a ser estudado é fundamental para a Pesquisa Participante, embora existam diferentes modalidades dessa abordagem. Em suma, ambas as abordagens têm em comum a ideia de que a pesquisa deve estar voltada para a transformação social, buscando gerar mudanças concretas na realidade social, a partir das reflexões geradas pelos dados coletados na pesquisa. Ou seja, o objetivo principal é a aplicação prática do conhecimento em benefício da sociedade, indo além da produção acadêmica.
  • Item type: Dissertação ,
    As relações de gênero nos currículos das licenciaturas em educação física das instituições de ensino superior públicas do estado de Mato Grosso
    (Universidade Federal de Mato Grosso, 2024-12-10) Sousa , Adão Rodrigues de; Marani , Vitor Hugo; França, Ábia Lima de; https://orcid.org/0000-0002-3087-0731; http://lattes.cnpq.br/1790422859516861; https://orcid.org/0000-0003-0972-5043; http://lattes.cnpq.br/2961782683090337; https://orcid.org/0000-0002-7348-5876; http://lattes.cnpq.br/7976062804852790; Reverdito, Riller Silva; Pimentel, Fernanda Cruvinel; https://orcid.org/0000-0003-0556-9151; http://lattes.cnpq.br/3357837391641002; http://lattes.cnpq.br/1018678187660803
    A abordagem da temática de gênero nos currículos de formação inicial em Educação Física é indispensável para promover práticas pedagógicas transformadoras e enfrentar desigualdades estruturais. O objetivo geral traçado para esta dissertação é investigar como a temática de gênero é abordada nos currículos de formação dos Cursos de Licenciatura em Educação Física ofertados presencialmente nas Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado de Mato Grosso (IES). Os objetivos específicos, são: mapear o histórico, os objetivos, os perfis de egressos dos cursos de educação física das Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado de Mato Grosso (IES) selecionadas; analisar a estrutura curricular e as disciplinas voltadas para a abordagem da temática de gênero nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de Licenciatura em Educação Física; identificar o modo como gênero atravessa os currículos de educação física a fim de entender as implicações políticas e sociais da abordagem de gênero nos currículos de licenciatura em educação física. A presente pesquisa se caracteriza como um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, fundamentado na análise documental dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs). Para a análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, visando extrair informações relevantes que atendem aos objetivos específicos delineados no estudo. Os resultados preliminares destacam fragilidades na abordagem da temática de gêneros nos documentos formativos, com diferenças na forma de inserção nos documentos das diferentes Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado de Mato Grosso (IES), trabalhando, na maioria das instituições, de maneira transversal nas disciplinas e na menor parte tratando a formação em disciplinas específicas a temática de gênero. Considera-se, finalmente, que, são necessários avanços na integração da temática de gênero nos currículos das Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado de Mato Grosso (IES) por meio de políticas educacionais que promovam a inserção da temática nas estruturas curriculares formativas.
  • Item type: Tese ,
    Proposta de melhoria da leitura e escrita de alunos do 9º ano de uma escola municipal de Bayeux-PB, Brasil
    (UNIDA, 2023-07-14) Mélo, Márcio de; Centurión, Diosnel; http://lattes.cnpq.br/6215897838183089 ID Lattes: 6215897838183089; https://orcid.org/0000-0002-4627-5830; https://lattes.cnpq.br/6349650351892731; Ruiz, Simone Cecília Paoli; Oliveira, Elane do Socorro do Carmo; Cáceres, Sara Brigida Viera; http://lattes.cnpq.br/6965136742120253 ID Lattes: 6965136742120253; http://lattes.cnpq.br/8677643396809424 ID Lattes: 8677643396809424; https://www.unida.edu.py/concurso-publico-para-docentes-unida/
    O objetivo desta pesquisa foi aprimorar a competência leitora dos alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Bayeux-PB, Brasil, a partir do ensino com estratégias de leitura, práticas e nas dificuldades linguísticas evidenciadas em produções escritas e em avaliação de larga escala. No desenvolvimento deste estudo foi utilizada a metodologia qualitativa, cujos procedimentos a caracterizam como uma pesquisa-ação participativa, social e com base empírica, com envolvimento ativo do professor-pesquisador com a comunidade pesquisada. O diagnóstico inicial que teve como base os dados do SAEB, através do portal QEdu e uma avaliação de larga escala, realizada pela Secretaria de Educação do Município de Bayeux. Foi feita uma preparação e aplicação de um plano de ação com atividades planejadas (oficinas) a partir da seleção de textos encontrados em livros didáticos, simulados divulgados em sites de domínio público e a Prova Brasil de anos anteriores (2017 até 2021). Foi realizada a avaliação da aplicação do plano de ação com a mesma estrutura do diagnóstico inicial (aplicação de avaliação semelhante à Prova Brasil e atividade escrita). A pesquisa demonstrou que o processo de intervenção logrou êxito, combatendo as precariedades encontradas na avaliação de larga escala no tocante aos descritores da língua portuguesa fragilizados, com oficinas bem sistematizadas com estratégias de leitura, esquematizadas com base nos estudos de Solé, juntamente com os de Menegassi, possibilitando assim aos aprendizes a formação leitora proficiente e também para o atendimento às exigências do SAEB, relacionando com os postulados previstos na BNCC. Constatou-se um grande avanço e permitiu certificar que, com a aplicação de iniciativas como deste estudo, é possível impulsionar o aprendiz a superar os obstáculos que aparecem no percurso de sua escolaridade, contudo, esses participantes terão sucesso não apenas na disciplina de língua portuguesa, mas em todas as áreas de seu aprendizado.
  • Item type: Livro ,
    Festivais de Cinema e a Internet: uma breve análise das inscrições de filmes em festivais/mostras audiovisuais
    (Centro Universitário São Judas - Campus Unimonte, 2017-02-14) Corrêa, Paulo Vitor Luz; 0000-0002-1570-1120; 4470867992728892
    O Panorama dos Festivais/Mostras Audiovisuais Brasileiros é um mapeamento anual de festivais e mostras audiovisuais brasileiros que abram inscrições para recebimento de obras. O objetivo é traçar um perfil desses eventos e suas características, criando um histórico de acompanhamento da realização dos festivais brasileiros ao longo dos anos e servindo como base para outras pesquisas e construção de políticas públicas. Alguns dados compilados são: Quantidade de festivais/mostras realizados no ano; Onde os festivais acontecem; Como essas exibições acontecem: presencial, online, híbrida; Temáticas dos festivais; Metragens de obras aceitas para inscrição de obras; Perfil do fesitval (nacional ou internacional). Em 2016, foi divulgada a primeira edição do anuário. Alguns dados: - 323 festivais e mostras acontecendo ao longo do ano, com abertura de inscrição; - Concentração de eventos por Região: Sudeste (46%), Nordeste (23%), Sul (14%), Centro-Oeste (9%), Norte (4%), Interestaduais (3%) e eventos de realização online (1%) - 11 eventos interestaduais (3%), que acontecem em mais de um estado brasileiro; - Apenas 3 eventos online (1%) - Estados de São Paulo e Rio de Janeiro com a maior quantidade de festivais e mostras; - 77% de eventos na segunda edição; - 51 temáticas diferentes catalogadas; - 5 Temáticas catalogadas com mais de 10 festivais/mostras: Universitário; Regional; Estudantil; Ambiental; festivais com foco em obras dirigidas por realizadoras mulheres; - Eventos generalistas representando maior parte dos festivais/mostras, dado que se repetirá em todos os anuários seguintes; - Festivais universitários são os eventos temáticos de maior quantidade; - Grande aderência pela inscrição online, mas com certa presença das inscrições realizadas de forma física; - Uso majoritário do Formulário Google e Formulários Próprios para essas inscrições online; Baixa aderência das plataformas virtuais de inscrição;
  • Item type: Livro ,
    Panorama dos Festivais/Mostras Audiovisuais Brasileiros - Edição 2022
    (Universidade Anhembi Morumbi, 2023-02-16) Corrêa, Paulo Vitor Luz; 0000-0002-1570-1120; 4470867992728892
    O Panorama dos Festivais/Mostras Audiovisuais Brasileiros é um mapeamento anual de festivais e mostras audiovisuais brasileiros que abram inscrições para recebimento de obras. O objetivo é traçar um perfil desses eventos e suas características, criando um histórico de acompanhamento da realização dos festivais brasileiros ao longo dos anos e servindo como base para outras pesquisas e construção de políticas públicas. O ano de 2022 ditou o início de um recomeço para o setor audiovisual, marcado essencialmente pelo fim do turno da gestão do Governo Federal, e pelas sanções das leis Lei Aldir Blanc 2 e Paulo Gustavo, não sem idas e vindas. A Lei Aldir Blanc 2 (Lei n. 14.399 de 08 de julho de 2022) institui a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, prevendo repasses anuais de 3 bilhões para estados e municípios para ações no setor cultural. Dentre as finalidades de execução da Lei, está em seu Art. 5 Item II a "realização de projetos, tais como exposições, festivais, festas populares, feiras e espetáculos, no País e no exterior, inclusive a cobertura de despesas com transporte e seguro de objetos de valor cultural" (LEI 14.399, 2022). Já a Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195, de 08 de julho de 2022), direciona quase 4 bilhões de reais do superávit do Fundo Nacional de Cultura (FNC) a estados e municípios para fomento de atividades culturais, em virtude do impacto da pandemia do novo Coronavírus (PROMULGADA LEI PAULO GUSTAVO, 2022). Do montante total, 2,8 bilhões deverão ser destinados exclusivamente a ações para o setor audiovisual, que prevê em seu Art.6 Item III a "capacitação, formação e qualificação no audiovisual, apoio a cineclubes e à realização de festivais e mostras de produções audiovisuais, preferencialmente por meio digital" (LEI COMPLEMENTAR 195, 2022). A lei oferece preferência pelos eventos de exibição online, o que pode fixar uma fatia de exibição do formato no circuito brasileiro, em que festivais de exibição presencial e online possuem demandas próprias e coexistem em quantidades representativas. Curiosamente, é o cenário apresentado no anuário-2022. Alguns dados: - 384 festivais e mostras realizados; - 100 eventos estreantes; - Maior parte do circuito está entre a 2ª e 9ª edição (48% do total); - 64 temáticas diferentes catalogadas; -9 Temáticas catalogadas com mais de 10 festivais/mostras em 2019: Universitário; Regional; Cinema Fantástico; com foco em obras que abordem o contexto LGBTQIAP+; Estudantil; Ambiental; festivais com foco em obras dirigidas por realizadores negros; festivais com foco em obras dirigidas por realizadoras mulheres; infantojuvenil; - Festvais universitários voltam a ser a temática mais ofertada, mas longe da quantidade do período pré-pandemia; - Mapa de realização: pico em maio, no primeiro semestre; no segundo, novembro; - 64% dos eventos voltados exclusivamente para inscrição de obras brasileiras; - Exibição presencial consolida seu retorno, de forma exclusiva; com aderência de quase 80% do total; - Exibição online sofre uma queda, mas ainda com utilizações; - Exibição híbrida se constrói como alternativa para realização; - Exibições presenciais por Região: Sudeste (31%), Nordeste (19%), Sul (14%), Centro-Oeste (8%) e Norte (3%);; Interestaduais (2%) e online (23%), tirando uma centralidade da Região Sudeste; - Dia - Dia Internacional da Animação acontece em 2022, levando exibições presenciais para mais de 100 cidades do país; -247 municípios que sediaram alguma realização de festival/mostra, compondo 4% do território nacional;