Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/301
Tipo do documento: Livro
Título: TEMÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS EM PESQUISAS ACADÊMICAS LATINO-AMERICANAS: DIÁLOGOS ENTRE ESTUDOS CTS E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
Autor: GALIETA, TATIANA
Resumo: No livro são apresentados os resultados de uma pesquisa de pós-doutoramento do tipo estado da arte que teve como objetivo geral mapear as pesquisas acadêmicas que tratam de temáticas socioambientais relacionadas à Educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) no contexto latino-americano. O livro encontra-se organizado em quatro capítulos. No primeiro é feita uma breve revisão sobre o campo de pesquisa CTS tratando de suas origens e as abordagens sobre ambiente e educação. No segundo é exposta a metodologia da pesquisa: na primeira seção ela é caracterizada como uma análise documental; na segunda seção apresentam-se os métodos de coleta, organização e análise dos dados. A pesquisa teve como fonte de dados trabalhos publicados nos anais das “Jornadas Latinoamericanas de Estudios Sociales de la Ciencia y la Tecnología” (Jornadas ESOCITE) e em textos de dissertações e teses defendidas em universidades latino-americanas, no período de 1995 e 2018. No terceiro capítulo são apresentados os resultados da pesquisa. Ele subdivide-se em duas seções: uma contendo o levantamento dos trabalhos apresentados em 11 das 12 edições das Jornadas ESOCITE e outra com o mapeamento de dissertações de mestrado e teses de doutorado de duas universidades do Brasil e duas da Argentina. No quarto e último capítulo é feita uma síntese da análise. Nele são apresentadas considerações acerca de algumas limitações observadas devido aos dados acessados, bem como de possibilidades de desdobramentos da pesquisa em investigações futuras.
Abstract: The book presents the results of a state-of-the-art post-doctoral research that aimed to map academic research dealing with socio-environmental issues related to STS Education (Science, Technology and Society) in the Latin American context. The book is organized into four chapters. The first presents a brief review of the STS research field, dealing with its origins and approaches to environment and education. In the second, the research methodology is exposed: in the first section it is characterized as a documental analysis; the second section presents the methods of data collection, organization and analysis. The research had as data source works published in the annals of the “Jornadas Latinoamericanas de Estudios Sociales de la Ciencia y la Tecnología” (Jornadas ESOCITE) and in texts of dissertations and theses defended in Latin American universities, in the period of 1995 and 2018. The third chapter presents the research results. It is subdivided into two sections: one containing a survey of the works presented in 11 of the 12 editions of the ESOCITE Journeys and the other with the mapping of master's dissertations and doctoral theses from two universities in Brazil and two in Argentina. The fourth and last chapter summarizes the analysis. It presents considerations about some limitations observed due to the data accessed, as well as possibilities of research developments in future investigations.
Palavras-chave: CTS
Temáticas socioambientais
PLACTS
Educação CTS
Educação científica e tecnológica
Área(s) do conhecimento: Ciências Humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Citação: GALIETA, T. Temáticas socioambientais em pesquisas acadêmicas latino-americanas: diálogos entre estudos CTS e educação científica e tecnológica. 1. ed. São Gonçalo, RJ: UERJ, FFP, 2020.
Tipo de acesso: openAccess
URI: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/301
Data de publicação: 2020
Aparece nas coleções:Sudeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
E-book Temáticas socioambientais em pesquisas acadêmicas latino-americanas.pdfDocumento principal e-book2,71 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Ferramentas do administrador