Temáticas socioambientais em pesquisas acadêmicas latino-americanas: diálogos entre estudos cts e educação científica e tecnológica

Resumo

No livro são apresentados os resultados de uma pesquisa de pós-doutoramento do tipo estado da arte que teve como objetivo geral mapear as pesquisas acadêmicas que tratam de temáticas socioambientais relacionadas à Educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) no contexto latino-americano. O livro encontra-se organizado em quatro capítulos. No primeiro é feita uma breve revisão sobre o campo de pesquisa CTS tratando de suas origens e as abordagens sobre ambiente e educação. No segundo é exposta a metodologia da pesquisa: na primeira seção ela é caracterizada como uma análise documental; na segunda seção apresentam-se os métodos de coleta, organização e análise dos dados. A pesquisa teve como fonte de dados trabalhos publicados nos anais das “Jornadas Latinoamericanas de Estudios Sociales de la Ciencia y la Tecnología” (Jornadas ESOCITE) e em textos de dissertações e teses defendidas em universidades latino-americanas, no período de 1995 e 2018. No terceiro capítulo são apresentados os resultados da pesquisa. Ele subdivide-se em duas seções: uma contendo o levantamento dos trabalhos apresentados em 11 das 12 edições das Jornadas ESOCITE e outra com o mapeamento de dissertações de mestrado e teses de doutorado de duas universidades do Brasil e duas da Argentina. No quarto e último capítulo é feita uma síntese da análise. Nele são apresentadas considerações acerca de algumas limitações observadas devido aos dados acessados, bem como de possibilidades de desdobramentos da pesquisa em investigações futuras.

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GALIETA, T. Temáticas socioambientais em pesquisas acadêmicas latino-americanas: diálogos entre estudos CTS e educação científica e tecnológica. 1. ed. São Gonçalo, RJ: UERJ, FFP, 2020.

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