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Tipo do documento: mastherThesis
Título: A encruzilhada de Kossi Efoui assentada no orixá Èṣù : relações epistemológicas sobre a dramaturgia afrodiaspórica
Autor: Costa, Daniel de Jesus dos Santos Costa 
Orientador: Magalhães dos Reis, Maria da Glória
Primeiro membro da banca: Morais, Jorge
Segundo membro da banca: Gomes, André Luis
Resumo: Esta dissertação analisa a obra A Encruzilhada, do dramaturgo togolês Kossi Efoui, que retrata o universo de quatro personagens: o Ponto, a Mulher, o Poeta e o Cana numa encruzilhada sem saída. No final dos anos de 1980, essa peça ganhou o prêmio do Concurso Teatral Interafricano da Rádio Francês Internacional - RFI, o que a tornou uma das principais obras africanas na contemporaneidade, visto que a sua poética dramática rompe com a forma tradicional de um teatro africano, que, geralmente, possui características relacionadas ao folclore ante à condição humana e as suas relações na sociedade. Dessa maneira, a peça teve a sua primeira tradução para o português e encenação nos palcos brasileiros pelo Coletivo de Teatro En Classe et En Scène da Universidade de Brasília. Esse grupo é composto por estudantes e membros externos da Universidade, que se interessam pela produção e encenação dos textos teatrais de dramaturgos africanos de língua francesa da África Subsaariana. Nesse sentido, os objetivos desta dissertação estão presentes na análise dessa dramaturgia de Kossi Efoui, com as perspectivas das cosmovisões afro-brasileiras centradas na religião do candomblé de nação Ketu. Desse modo, a análise assenta-se nas epistemologias do orixá Èṣù, que é uma das entidades mais controversas do panteão das religiões de matriz africana. As epistemologias sobre esse orixá estão presentes na abordagem teórica dos seguintes capítulos: Èṣù Yangi, que retrata o princípio dinâmico; Èṣù Lonan, o despacho presente na encenação e o Èṣù Bàrá, a análise do corpus dramatúrgico da peça. Essas diferentes nomenclaturas expostas nos capítulos representam as qualidades de Èṣù, que foram invocadas a esta dissertação, com o intuito de compreender a complexa dimensão poética do senhor dos caminhos, presente na encruzilhada africana e afro-brasileira. Para essas discussões, recorremos aos teóricos Sylvie Chalaye, Aimé Césaire, Abdias do Nascimento, Jean-Pierre Sarrazac, Patrice Pavis, Kossi Efoui, entre outros, que nos possibilitaram uma reflexão teórica sobre esse drama na contemporaneidade. Por fim, esta pesquisa segue um caminho, mas outros podem surgir nesta encruzilhada teórica, pois apostamos na reinvenção e releitura de mundos.
Abstract: This Master’s Thesis analyzes the work A Encruzilhada, by the Togolese playwright Kossi Efoui, which portrays the universe of four characters: the Ponto, the Woman, the Poet and the Cana at a crossroads without exit. In the late 1980s, this play won the prize at the Inter-African Theater Competition of France Radio International - RFI, which made it one of the main African works in contemporaneity, since its dramatic poetics breaks with the traditional form of a African theater, which generally has characteristics related to folklore in view of the condition human being and its relations in society. In this way, the play had its first translation into Portuguese and staged on Brazilian stages by the Teatro Coletivo En Classe et En Scene from the University of Brasilia. This group is composed of students and external members from the University, which are interested in the production and staging of theatrical texts of Frenchspeaking African playwrights from Sub-Saharan Africa. In this sense, the objectives of this Master’s Thesis are present in the analysis of this dramaturgy by Kossi Efoui, with the perspectives of afro-brazilian cosmovisions centered on the candomblé religion of the nation Ketu. In this way, the analysis is based on the epistemologies of the orixá Èṣù, which is one of the most controversial entities in the pantheon of African-based religions. The epistemologies about this orixá are present in the theoretical approach of the following chapters: Èṣù Yangi, who portrays the dynamic principle; Èṣù Lonan, the dispatch present in the staging and Èṣù Bàrá, the analysis of the dramaturgical corpus of the play. These different nomenclatures exposed in the chapters represent the qualities of Èṣù, which were invoked in this dissertation, in order to understand the complex poetic dimension of Senhor dos Caminhos, present at the crossroads African and Afro-Brazilian. For these discussions, we turn to the theorists Sylvie Chalaye, Aimé Césaire, Abdias do Nascimento, Jean-Pierre Sarrazac, Patrice Pavis, Kossi Efoui, among others, that allowed us a theoretical reflection on this drama in contemporary times. Finally, this research follows one path, but others may arise at this theoretical crossroads, as we are committed to reinventing and reinterpreting the world.
Palavras-chave: Kossi Efoui
A Encruzilhada
Dramaturgia
Cosmovisões Afro-Brasileiras
Èṣù.
Área(s) do conhecimento: Linguistica
Letras
Artes
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade de Brasília
Departamento: Departamento de Teoria Literária e Literaturas - TEL
Programa: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Tipo de acesso: openAccess
URI: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/371
Data de publicação: 2022
Aparece nas coleções:Centro-oeste

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