Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/524
Tipo do documento: article
Título: Poéticas da memória. Christine Delory Momberger e Fotografia
Título(s) alternativo(s): Poetics of memory. Christine Delory Momberger And Photography
Autor: Oliveira, Gabriela Clemente de
Resumo: Os estudos realizados por Christine Delory-Momberger sobre pes quisa (auto)biográfica têm despertado atenção de inúmeros pes quisadores de universidades no Brasil, incluindo a área das Artes. A concepção (auto)biográfica desenvolvida pela professora tem se demonstrado aberta e favorece a aproximação de pesquisadores do campo artístico, interessados nas relações entre os saberes. Em Mi nas Gerais, por exemplo, as duas principais universidades públicas de formação superior em Arte, a Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e a Escola de Belas Artes da Uni versidade Federal de Minas Gerais (UFMG), abrigam pesquisas e prá ticas docentes de artistas-professores em diálogo com a pesquisa de Delory-Momberger. O diferencial dessa abordagem talvez esteja no conceito desenvolvido pela professora sobre Automedialidad, um diálogo entre arte e processo (auto)biográfico; criação, memória, fo tografia e narrativas de si. É sobre essa particularidade construída por Delory-Momberger que se desenvolve a escrita deste artigo, com a intenção de que este possa contribuir com as reflexões sobre pes quisa (auto)biográfica e sua relação com a pesquisa e formação em arte.
Abstract: The studies carried out by Christine Delory-Momberger on (auto)biographical research have attracted the attention of numerous uni versity researchers in Brazil, including in the art’s area. The (auto)biographical conception developed by the teacher has being shown to be open and favors the approach of researchers in artistic field, interested in the elationships between knoledges. In Minas Gerais, for example, the two main public universities with a higher educationin Art, the Guignard School from the State University of Minas Gerais, and the School of Fine Arts of the Federal University of Minas Gerais, shelters research and teaching practices of artist-teachers in dialogue with Delory-Momberger's research. The differential of this ap proach may be in the concept developed by the teacher about Auto medialidad, a dialogue between art and (auto)biographical process; creation, memory, photography and self-narratives. It is on this par ticularity built by Delory-Momberger which the writing of this article is developed, with the intention that it can contribute to reflections on (auto) biographical research and its relationship with research and qualificating in art.
Palavras-chave: Delory-Momberger
Pesquisa (auto)biográfica
Automedialidad
Fotografia
Área(s) do conhecimento: Artes
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado de Minas Gerais
Tipo de acesso: openAccess
URI: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/524
Data de publicação: 2021
Aparece nas coleções:Sudeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
8 DELLORY MOMBERGER 2021.pdfDocumento principal250,02 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Ferramentas do administrador