Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/524
Tipo do documento: | article |
Título: | Poéticas da memória. Christine Delory Momberger e Fotografia |
Título(s) alternativo(s): | Poetics of memory. Christine Delory Momberger And Photography |
Autor: | Oliveira, Gabriela Clemente de |
Resumo: | Os estudos realizados por Christine Delory-Momberger sobre pes quisa (auto)biográfica têm despertado atenção de inúmeros pes quisadores de universidades no Brasil, incluindo a área das Artes. A concepção (auto)biográfica desenvolvida pela professora tem se demonstrado aberta e favorece a aproximação de pesquisadores do campo artístico, interessados nas relações entre os saberes. Em Mi nas Gerais, por exemplo, as duas principais universidades públicas de formação superior em Arte, a Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e a Escola de Belas Artes da Uni versidade Federal de Minas Gerais (UFMG), abrigam pesquisas e prá ticas docentes de artistas-professores em diálogo com a pesquisa de Delory-Momberger. O diferencial dessa abordagem talvez esteja no conceito desenvolvido pela professora sobre Automedialidad, um diálogo entre arte e processo (auto)biográfico; criação, memória, fo tografia e narrativas de si. É sobre essa particularidade construída por Delory-Momberger que se desenvolve a escrita deste artigo, com a intenção de que este possa contribuir com as reflexões sobre pes quisa (auto)biográfica e sua relação com a pesquisa e formação em arte. |
Abstract: | The studies carried out by Christine Delory-Momberger on (auto)biographical research have attracted the attention of numerous uni versity researchers in Brazil, including in the art’s area. The (auto)biographical conception developed by the teacher has being shown to be open and favors the approach of researchers in artistic field, interested in the elationships between knoledges. In Minas Gerais, for example, the two main public universities with a higher educationin Art, the Guignard School from the State University of Minas Gerais, and the School of Fine Arts of the Federal University of Minas Gerais, shelters research and teaching practices of artist-teachers in dialogue with Delory-Momberger's research. The differential of this ap proach may be in the concept developed by the teacher about Auto medialidad, a dialogue between art and (auto)biographical process; creation, memory, photography and self-narratives. It is on this par ticularity built by Delory-Momberger which the writing of this article is developed, with the intention that it can contribute to reflections on (auto) biographical research and its relationship with research and qualificating in art. |
Palavras-chave: | Delory-Momberger Pesquisa (auto)biográfica Automedialidad Fotografia |
Área(s) do conhecimento: | Artes |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado de Minas Gerais |
Tipo de acesso: | openAccess |
URI: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/524 |
Data de publicação: | 2021 |
Aparece nas coleções: | Sudeste |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
8 DELLORY MOMBERGER 2021.pdf | Documento principal | 250,02 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Ferramentas do administrador