Trabalho de conclusão de curso

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  • Trabalho de conclusão de curso
    Bibliotecários como mediadores no combate à desinformação: o desafio da infodemia antivacina no Brasil
    (Universidade Federal do Espírito Santo, 2024) Caetano, Priscila de Padua Marques; Lima, Ilane Coutinho Duarte; Borges, Fernanda Samora Dias; Rubim, Rossanna dos Santos Santana
    Este trabalho de conclusão de curso busca compreender o papel do bibliotecário frente a infodemia antivacina que tem crescido no Brasil, principalmente a partir da pandemia de COVID/19. Caracteriza-se por uma revisão bibliográfica exploratória, com abordagem qualitativa, realizada entre o período de maio e junho de 2024, nas bases de dados BRAPCI, BVS e Scielo. O corpus de análise final resultou em dezesseis artigos. Os resultados revelam a importância do bibliotecário para formação em competência crítica da informação, sendo um dos elos para mediação entre pesquisadores e a população. Destaca-se a interdisciplinaridade da biblioteconomia para atuação com comunicadores, divulgadores científicos e profissionais de saúde. O campo de pesquisa recente, porém promissor e socialmente relevante.
  • Trabalho de conclusão de curso
    O ensino de ciências na Classe Hospitalar Jesus: transformando fragilidades em potencialidades
    (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2014) Silva, Phelipe Martins da; Fonseca, Eneida Simões da; Carvalho, Gicele Faissal de; http://lattes.cnpq.br/0155660724154572; http://lattes.cnpq.br/5327320064864028; https://lattes.cnpq.br/9224063170644901; Fonseca, Eneida Simões da; http://lattes.cnpq.br/5327320064864028; Schilke, Ana Lucia Tarouquella; http://lattes.cnpq.br/2284020831723538; Gianfaldoni, Marcia Garcia; http://lattes.cnpq.br/7191429010229117
    A classe hospitalar é uma modalidade de atendimento da educação especial, que oferece às crianças e adolescentes hospitalizados a oportunidade de prosseguir com suas atividades escolares. É um direito garantido por Lei desde a década de 90, porém, dentre todos os hospitais existentes no Brasil, somente uma pequena parcela oferece esta modalidade de ensino. O ambiente hospitalar é propício ao desenvolvimento de atividades educacionais, em especial as relacionadas ao ensino de ciências, pois, contribui significativamente para que o estudante compreenda melhor sua afecção, seu corpo e outros elementos, o colaborando para que a criança e/ou adolescente alcance os objetivos curriculares propostos. O objetivo primordial deste trabalho foi o de investigar as relações interpessoais que são estabelecidas no interior do hospital, resultantes da presença da classe hospitalar e correlacionar as experiências vivenciadas com o ensino de ciências. O método empregado foi a da pesquisa de campo exploratória semi-estruturada, com aplicação de fichas de entrevista, que foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas. Fez-se uso de recursos gráficos, para proporcionar maior clareza e entendimento dos resultados quantitativos. No que tange aos dados qualitativos optamos por utilizar a técnica de análise de conteúdo, onde categorizamos as falas dos sujeitos em matrizes de consolidação, dispostas em quadros. Em consonância com a legislação vigente, respeitamos e asseguramos o sigilo dos dados pessoais dos sujeitos da pesquisa participantes. De acordo com os resultados, conseguimos traçar o perfil dos três grupos estudados – acompanhantes, estudantes/pacientes e profissionais de saúde – e relatar as e experiências no seio do ambiente hospitalar, fazendo um vínculo com o ensino de ciências e suas possibilidades. Por conseguinte, identificamos que o hospital por si só é um ambiente muito propício ao desenvolvimento do ensino de ciências e principalmente, propício ao tornar as fragilidades do discente em potencialidades.
  • Trabalho de conclusão de curso
    Princípios FAIR: um estudo sobre aplicação em bibliotecas universitárias
    (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2023) Gandra, Valquer Cleyton Paes; Figueiredo, Márcia Feijão; 0000-0002-2341-6637; http://lattes.cnpq.br/6986762652734445; 0000-0003-0476-1651; http://lattes.cnpq.br/3848258502264847; Carvalho, Lidiane dos Santos; https://orcid.org/0000-0002-2290-329X; http://lattes.cnpq.br/2343843346662688; Ribeiro, Cláudio José Silva; https://orcid.org/0000-0002-9124-3395; http://lattes.cnpq.br/1459853686434404
    Aborda os princípios FAIR, mostrando através de um levantamento bibliográfico e da aplicação de um checklist a sua importância em bibliotecas universitárias. Apresenta o conceito de Princípios FAIR, as características de cada princípio por alguns autores, destacando o grande valor desse conjunto de recomendações no atual contexto, na era do Big Data. Explica o histórico e a evolução da rede GO FAIR e dos princípios FAIR. Pontua a importância dos dados, da informação e do conhecimento. Destaca a necessidade da aplicação dos princípios FAIR em repositórios institucionais e como avaliar a partir de um checklist a adequação. Aponta as relações entre os princípios FAIR e os princípios Biblioteconômicos. Ressalta o papel do bibliotecário na curadoria de dados, na aplicação de princípios FAIR e na gestão de repositório institucionais e de dados de pesquisa. Identifica e caracteriza os repositórios que atendem e não atendem as recomendações dos princípios FAIR. Conclui, enfatizando que o bibliotecário tem os conhecimentos necessários para realizar a gestão de dados de pesquisa, a curadoria de dados e a gestão de repositórios institucionais e os benefícios da adoção dos princípios FAIR para as universidades e para o movimento Ciência aberta, e as possíveis pesquisas futuras sobre demais aplicações dos princípios FAIR.
  • Trabalho de conclusão de curso
    Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e Alfabetização Cientifica (AC): uma análise do currículo do curso de licenciatura em Química do Instituto Federal do Acre Campus Xapuri
    (Instituto Federal do Acre - IFAC, 2025) Portugal, Maurílio Flores; Pinho, Uiara Mendes Ferraz de; Silva, Givaldo Souza da; http://lattes.cnpq.br/3832804016361092; http://lattes.cnpq.br/5442810270352832; http://lattes.cnpq.br/2318221138677203; Lopes, Ricardo Kind; 8890763700096933; http://lattes.cnpq.br/8890763700096933; Nunes, Sérgio Luiz Pereira; 3973785173119671; http://lattes.cnpq.br/3973785173119671
    Com o avanço do desenvolvimento científico e tecnológico diante do contexto atual de mudanças sociais e ambientais, o currículo para formação Inicial de Professores de ciências, apresenta inúmeros desafios, especialmente a necessidade de formar profissionais mais preparados para o exercício pleno da cidadania, para a participação em processos de tomadas de decisões e compreensão das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), o que requer um novo posicionamento dos sujeitos. A Alfabetização Cientifica (AC) visa desenvolver a capacidade de interpretar, avaliar e tomar decisões com base em conhecimentos científicos, capacitando os alunos a agir de forma consciente frente a desafios contemporâneos, como sustentabilidade, ética e inovação tecnológica. A inclusão desses enfoques no currículo de ciências, especialmente na Química, promove o desenvolvimento de habilidades essenciais para a participação democrática e para a resolução de problemas complexos, incentivando o exercício do ceticismo e a reflexão crítica. A educação CTS propõe uma abordagem interdisciplinar que relaciona o conhecimento científico com os contextos sociais, políticos e ambientais, permitindo que os estudantes compreendam o impacto da ciência na sociedade e na vida cotidiana. Desse modo, a presente pesquisa tem o objetivo de investigar como a educação CTS e Alfabetização Cientifica AC tem sido contemplado e incorporado no Currículo do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Acre, Campus- Xapuri, destacando sua importância para a formação de cidadãos críticos e participativos. O trabalho destaca a necessidade de um currículo que vá além da memorização de conteúdos, fomentando o de bate sobre temas controversos e a formação de um pensamento científico aliado a valores sociais e éticos. A pesquisa realizada é de cunho qualitativo e caracteriza-se como documental, onde buscou-se, com a base teórica, compreender como está inserida a educação CTS e AC no Currículo do curso, a pesquisa documental aqui realizada tem como corpus de pesquisa o PPC do curso de Licenciatura em Química do IFAC, Campus Xapuri. Por fim, destaca-se a necessidade de reformular o currículo de Química com a inclusão dos fatores CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e AC (Alfabetização Científica) está enraizada nas transformações sociais e científicas contemporâneas.
  • Trabalho de conclusão de curso
    Conexões epistemológicas entre Charles Darwin e alguns autores: uma investigação filosófica e evolutiva do pensamento científico
    (Centro Universitário Serra dos Órgãos, 2014) Silva, Phelipe Martins da; Braga, Alexandre Magno Ferreira; Andrade, Elaine Maria Paiva de; http://lattes.cnpq.br/5213481773365416; https://orcid.org/0000-0002-7770-2874; https://lattes.cnpq.br/9224063170644901; Braga, Alexandre Magno Ferreira; Costa, Leandro de Oliveira
    A epistemologia é um importante ramo da filosofia responsável por estudar as relações da natureza, origem e validação do conhecimento. É através desta filosofia da ciência que podemos traçar conexões entre o ilustre naturalista inglês Charles Darwin e alguns autores em ordem cronológica, onde começamos a estabelecer vínculos desde a Grécia antiga até os tempos atuais, contemplando o objetivo principal deste trabalho. Utilizamos o método da revisão de literatura e procedemos com o levantamento bibliográfico, onde colhemos dados de diversas fontes, dentre elas livros, artigos, bases de dados on-line, periódicos, entre outros, com a finalidade de dar fundamentação ao referencial teórico. Este último foi divido em um breve histórico do pensamento evolutivo antes e depois de Darwin, para propiciar ao leitor a capacidade de diferenciar e acompanhar o desenvolvimento da compreensão humana sobre a temática ao longo do tempo. Observamos que a ideia de evolução biológica já estava incutida nas pessoas desde a antiguidade clássica, entretanto, faltava-lhes a capacidade de apresentar argumentos sólidos e baseados em critérios científicos consistentes, que, só se tornou possível com a publicação da teoria da seleção natural proposta por Charles Darwin em 1859. Portanto, acreditamos que a história e filosofia da ciência são fundamentais na compreensão do pensamento científico, contribuindo e enriquecendo os conhecimentos construídos pelo homem.
  • Trabalho de conclusão de curso
    O papel do profissional farmacêutico no cuidado da pele: uso de dermocosméticos durante e após o tratamento com isotretinoína
    (Faculdade de Imperatriz - Facimp Wyden, 2024) Lima, Maick; Amaral, Laynara; Reis, Nathalia; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K1169597H6; Amaral, Laynara; Sousa, Maria; Freitas, Rafaela
    Este trabalho aborda o papel fundamental do farmacêutico no cuidado da pele durante e após o tratamento com isotretinoína, um medicamento amplamente prescrito para acne severa devido à sua eficácia comprovada, mas que apresenta diversos efeitos adversos significativos. Por meio de uma revisão sistemática, foram analisados estudos científicos, regulamentações e literatura especializada para compilar conhecimentos sobre os impactos do medicamento na saúde da pele e as melhores práticas para o manejo desses efeitos. A isotretinoína, derivada da vitamina A, reduz drasticamente a produção de sebo, sendo essencial no tratamento de casos graves e resistentes de acne. No entanto, seu uso prolongado está associado a desconfortos como ressecamento extremo da pele, queilite em mais de 95% dos pacientes, e outros efeitos colaterais cutâneos e sistêmicos, como alterações nos níveis de colesterol e triglicerídeos. A pesquisa destaca a importância de estratégias específicas para mitigar esses impactos, incluindo a utilização de dermocosméticos adequados, como hidratantes não comedogênicos, protetores solares diários e produtos que auxiliem na reparação e proteção da barreira cutânea. O trabalho reforça o papel essencial do farmacêutico não apenas na orientação técnica sobre o uso do medicamento, mas também na personalização do cuidado, educando os pacientes sobre a prevenção e o manejo dos efeitos adversos. A atuação farmacêutica, com ênfase em uma abordagem humanizada, contribui para aumentar a adesão ao tratamento, melhorar a experiência do paciente e prevenir complicações futuras, como cicatrizes e danos cutâneos persistentes. A pesquisa também propõe uma visão multidisciplinar sobre o tratamento, ressaltando a importância de um acompanhamento clínico contínuo e do uso de medidas preventivas, como contraceptivos eficazes em mulheres, dada a potencial teratogenicidade do medicamento. Dessa forma, este trabalho visa oferecer uma visão ampla sobre o impacto da isotretinoína, destacando como a integração entre ciência, prática farmacêutica e cuidados dermocosméticos pode promover resultados terapêuticos mais seguros, eficazes e satisfatórios para o paciente.
  • Trabalho de conclusão de curso
    A influência das redes sociais sobre as más decisões e aos maus hábitos relacionados à saúde bucal de adolescentes e adultos: Revisão integrativa de literatura
    (Centro Universitário de Patos de Minas, 2022) Silva, Dayviddy; Carvalho, Thiago; http://lattes.cnpq.br/1224519827834132; 14678429662; https://lattes.cnpq.br/9079075749926013; Fabricio, Machado; http://lattes.cnpq.br/3620691284973143
    Com o aumento da produção de conteúdo digital sobre Odontologia houve também o aumento da divulgação de hábitos e o uso de acessórios nocivos à manutenção de uma saúde bucal satisfatória e sua influência principalmente sobre os adolescentes e os adultos jovens. O objetivo deste trabalho é identificar qual o impacto na saúde bucal de adolescentes e adultos que fazem o uso de alguns dos acessórios e hábitos nocivos tais como o carvão ativado, o piercing oral e aparelhos fakes que são propagados pelas mídias sociais. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada sob os parâmetros da estratégia PRISMA para revisões sistemáticas, com busca nas bases de dados PUBMED, Scielo e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 13 artigos foram selecionados para a análise qualitativa. Diversas consequências podem ser ocasionadas pelo uso do carvão ativado, do piercing oral e dos aparelhos falsos, dentre as quais se destacam, a cárie dental, a doença periodontal, lesões não cariosas, lesões em mucosa além de infecções bacterianas e fúngicas. Percebe-se que embora haja muitas vantagens no uso das redes sociais muitas influências podem ser negativas, principalmente no que se diz respeito à saúde, ainda mais quando os conteúdos não são divulgados exclusivamente por pessoas com preparo científico para tal fim. Mais estudos precisam ser realizados, buscando níveis de evidência cada vez mais confiáveis, para entender quais os malefícios e qual a gravidade exata que o uso desses hábitos e acessórios podem causar na saúde bucal.
  • Trabalho de conclusão de curso
    Reflexões sociológicas sobre as práticas de prevenção e cura do câncer de mama pelas pacientes da unidade básica de saúde Santa Maria da CODIPI
    (Universidade Estadual do Piauí, 2019) Santana, Bruno Leonardo Pires Silva de; Oliveira, Antônio Glauber Alves; Oliveira, Antônio Glauber Alves; Pereira, Marcelo Reges; Oliveira, Márcia Adriana Lima de
    A presente investigação teve como meta analisar sociologicamente as práticas na prevenção e tratamentos do câncer de mama pelos pacientes da Unidade Básica de Saúde Santa Maria Da Codipi, moradoras do Bairro. Como as pacientes mulheres, que nunca tiveram, que têm ou já tiveram o câncer de mama e que usam o Sistema Único De Saúde (SUS), através desse Posto De Saúde percebem os tratamentos científicos, não científicos, relação doença - religiosidade e qual a ideia que as mesmas têm sobre a representação da doença.
  • Trabalho de conclusão de curso
    Solução para Gestão de Vulnerabilidades de Segurança da Informação
    (Universidade de Brasília, 2017) Ferreira, Lucas Vinicius; de Melo, Laerte; http://lattes.cnpq.br/0746844511320579; http://lattes.cnpq.br/0650166649808854
    Em uma realidade em que o mundo está cada vez mais automatizado e conectado à internet, segurança da informação é uma área essencial para as organizações pois a exposição de dados sigilosos podem causar prejuízos financeiros e de imagem da empresa perante a sociedade. A gestão de segurança da informação já é uma realidade para as grandes organizações que investem muito dinheiro com políticas de segurança, planos de continuidade, combate a ataques cibernéticos, sistemas e dispositivos de segurança. Além disso, precisam manter toda essa estrutura funcionando e organizada. Porém, já é sabido que os ataques cibernéticos são procedentes basicamente da exploração de vulnerabilidades que indivíduos maliciosos têm conhecimento com o objetivo de obter alguma vantagem ou cometer algum ilícito. Estas vulnerabilidades podem ser em hardwares, softwares ou nas pessoas que não tomam devidas precauções com os ativos da empresa. Este trabalho faz um estudo profundo do tema de gestão de vulnerabilidades, explorando seus fundamentos, conceitos, características, procedimentos bem como técnicas e ferramentas que podem auxiliar as organizações de forma geral a efetuar uma eficiente gestão de vulnerabilidade. Além disso, ao final é realizada uma abordagem pratica que tem a finalidade de implantar um sistema que tenha a capacidade de percorrer todos as etapas da gestão de vulnerabilidades que possa efetuar varreduras, emitir relatórios, gerar gráficos e ainda realizar a abertura automatizada de bilhetes para o devido tratamento das vulnerabilidades encontradas.
  • Trabalho de conclusão de curso
    Poincaré Duality for Smooth Surfaces
    (Universidade Federal de Sergipe, 2024) Cruz, José Túlio Vinícius Prado; Almeida, Marcelo Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/9525634422840271; http://lattes.cnpq.br/5627457282784863; Dória, Cayo Rodrigo Felizardo; Silva, Danilo Dias da
    The thesis at hand aims to study the de Rham cohomology of smooth surfaces and present a proof of a duality result, dating from 1895, due to H. Poincaré, namely, the Poincaré Duality Theorem. We also look into some applications of such duality involving the Euler-Poincaré characteristic and the signature of compact surfaces, and discuss its connections to the Hodge decomposition theorem. In order to do so, we develop some preliminary tools by providing an overview of basic concepts in the language of categories and functors, homological algebra and differential forms on surfaces in Euclidean spaces.
  • Trabalho de conclusão de curso
    Integração de sistemas mobiles com webservices e banco de dados
    (Faculdade Anhanguera de Jundiaí, 2011) Pereira, Ronaldo Trudes; Oliveira, Cláudio; http://lattes.cnpq.br/2845717503125121; https://lattes.cnpq.br/5013034606561985
    O Principal propósito do projeto é comparar as etapas no desenvolvimento de uma aplicação para os dispositivos moveis Android e iOS, analisando quais as facilidades e dificuldades de cada plataforma durante a codificação da aplicação e avaliando qual plataforma é mais amigável e eficiente na utilização de web services e banco de dados.
  • Trabalho de conclusão de curso
    Substituição do sistema legado de painel de instrumentos, para implementação de sistema supervisório virtual para análise de funcionamento e desempenho de motores por meio do dinamômetro
    (Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2020) Borges, Yves Santos; Freire, Roberto Zanetti; http://lattes.cnpq.br/7589897735368410; http://lattes.cnpq.br/7600589763708208; Mendes, Luciano Antonio; http://lattes.cnpq.br/5411000395005878; Klein Junior, Valter; http://lattes.cnpq.br/9510235276140227; Freire, Roberto Zanetti; http://lattes.cnpq.br/7589897735368410
    Visando o auxílio em metodologias ativas de ensino, este trabalho aborda o planejamento para concepção de um sistema de supervisão virtual para análise de funcionamento em tempo real de um dinamômetro de motor a combustão, que substituirá um painel de instrumentos em funcionamento no Laboratório de Termodinâmica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e ajudara a ministrar aulas práticas e no aprendizado discente. Para implemento do projeto foi levado em consideração as demandas do stakeholder, limitações e elementos úteis do sistema legado para implementação e elementos necessários a serem adquiridos ou desenvolvidos. Como base nas demandas levantadas, foi diagnosticado o emprego direto de conceitos de instrumentação, necessidade de implantação de um sistema de telemetria, compatibilidade dos transmissores de dados por utilização de protocolo de rede Modbus para trafego de comunicação serial e implantação de um sistema de supervisão, por meio do software Elipse E3. Para estudo bibliográfico houve auxilio de livros, periódicos, artigos e manuais técnicos, fundamentos para execução prática.
  • Trabalho de conclusão de curso
    O ensino de astronomia e a formação inicial de professoras e professores para a geografia escolar
    (Universidade Federal do Paraná - UFPR, 2023) Aquino, Mayna de; Pont, Karina Rousseng Dal; http://lattes.cnpq.br/9560383322391620; http://lattes.cnpq.br/3546714014291450; Bartelmebs, Roberta Roberta Chiesa; http://lattes.cnpq.br/9317595909137662; Lima, Elaine de Cacia de; http://lattes.cnpq.br/9400078367890458
    De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), alguns conteúdos de Astronomia Básica devem ser ofertados junto ao componente curricular de Geografia, no 6º ano do Ensino Fundamental II. Portanto, para que as professoras e professores de Geografia lecionem tais conteúdos faz-se fundamental, que na formação inicial, estes adquiriram conhecimentos de elementos estruturantes da Ciência do Universo que contribuam para ampliar, aprofundar e atualizar os conhecimentos já adquiridos no decorrer da formação e, para que estes obtenham um melhor desempenho em sala de aula. Constatei que futuras professoras e professores de Geografia, formados pela Universidade Federal do Paraná, em seus currículos, não têm disciplinas específicas que os tornem aptos a lecionarem os conteúdos de Astronomia Básica e, confirmei por meio de piloto, que estes apresentam distorções conceituais acerca do tema Sistema Solar. Observei todo este cenário e me motivei a estruturar uma oficina didática para um grupo licenciandas e licenciandos do Programa Residência Pedagógica em Geografia da UFPR no intuito de demonstrar como a formação inicial de professoras e professores, com elementos estruturantes de Astronomia Básica, podem contribuir para uma melhor compreensão acerca dos conteúdos e, consequentemente, para um melhor aproveitamento da Educação Geográfica na Geografia Escolar. Nesta pesquisa aplicou-se a metodologia qualiquantitativa que está dividida em: levantamento bibliográfico, ação pedagógica e avaliação da ação pedagógica. Os principais resultados apontam que as licenciandas e licenciandos apresentam erros conceituais nos conteúdos de Astronomia Básica, que estes não têm disciplina específica com elementos estruturantes da Ciência do Universo e, a maioria confirmou que a participação na oficina didática auxiliou na melhor compreensão dos conceitos e auxiliará a terem um melhor desempenho dentro de sala de aula ao lecionar os conteúdos de Astronomia Básica e, consequentemente, um melhor aproveitamento da Geografia Escolar
  • Trabalho de conclusão de curso
    Vontade geral e democracia: um estudo da democracia direta em Rousseau
    (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, 1998) Andrioli, Antônio Inácio; Kinn, Valdir Graniel; 8520392161112933; 7753336775135703; Kinn, Valdir Graniel; 8520392161112933; Hartmann, Mauri; 8171685646272238
    A democracia direta é a novidade fundamental de Rousseau para a constituição do Estado Moderno. Para compreendermos a necessidade da participação direta do povo no soberano e a impossibilidade de sua representação, precisamos, anteriormente, estudar os pressupostos que Rousseau estabelece ao corpo político. Começando com uma construção hipotética de estado de natureza, Rousseau coloca a sociedade civil corrompida como a origem da desigualdade humana, tendo o seu início precisamente na instituição da propriedade privada. Para superar este estado civil, torna-se necessário construir uma nova forma de civilização denominada de República, uma instituição pública, para a garantia da liberdade e igualdade entre os homens. A República baseia-se na vontade geral do povo, um conceito que, diferente da vontade de todos, refere-se à soma do máximo de diferenças manifestadas entre as idéias dos    cidadãos reunidos em assembléia. É por isso que todos os cidadãos precisam participar diretamente das decisões políticas, visto que do embate das diferenças emerge o que é comum a todos e legitima o conceito de povo e de leis. Para essa participação no poder, Rousseau projeta o ideal de um Estado pequeno e coloca uma a necessidade de uma nova educação do povo como condição de possibilidade para a democracia direta. Visando o cumprimento das deliberações populares é fundamental a existência do governo, onde admite-se a representatividade. No entanto, o executivo está subordinado ao legislativo, devendo cumprir o que é estabelecido pelo soberano. O povo passa a ser súdito do Estado após ter instituído uma lei. Assim, ninguém obedece a ninguém, senão a si mesmo, resumindo o ideal do corpo político rousseauniano: unir a força do Estado com a liberdade do homem.
  • Trabalho de conclusão de curso
    A palmeira licuri (Syagrus coronata) sob a perspectiva biogeográfica e sua relevância socioeconômica no Semiárido
    (Universidade Federal do Vale do São Francisco, 2023) Santos, Vanessa Almeida dos; Nogueira, Estevan Eltink
    O popularmente conhecido licuri, Syagrus coronata, é uma palmeira endêmica brasileira, predominante na Caatinga e adaptada a climas secos. De relevante importância ecológica, ao servir de abrigo e alimento para diversas espécies. Sua importância social reside no sustento de diversas famílias, além da alimentação animal, ajudando fortemente a compor a identidade cultural da região Semiárida. Do ponto de vista geográfico, é encontrada desde o norte do Minas Gerais, centro-leste da Bahia, sul de Pernambuco, e também nos estados de Sergipe e Alagoas. Apesar do conhecimento sobre esta espécie, fatores ambientais envolvidos em sua distribuição biogeográfica ainda são pouco descritos. Dessa forma, esse trabalho buscou descrever, no contexto do Semiárido, os aspectos biogeográficos relacionados ao licuri, expondo sua relevância socioeconômica, sobre seu extrativismo e de produção em âmbito regional, através da pesquisa bibliográfica. Nesse trabalho pode-se notar que o extrativismo e produção do licuri aparece significativamente nos municípios baianos, em cidades como Cansanção, Monte Santo e Euclides da Cunha, que biogeograficamente encontram-se na região da Depressão Sertaneja Meridional. Em menor quantidade, produtores de Jacobina e Serrolândia encontram-se no Complexo da Chapada Diamantina. Estas evidências confirmam a resiliência do licurizeiro em áreas mais áridas, deixando evidente a sua capacidade de adaptação tanto ao solo como as temperaturas e índices de precipitação. É importante garantir a manutenção ecológica da planta, para que seja preservada a cultura e os aspectos econômicos fornecidos pela mesma.
  • Trabalho de conclusão de curso
    Análises citogenéticas aplicadas à identificação de haploides e haploides duplos em milho
    (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, 2021) Said, Filipy Alves; Pereira, Telma Nair Santana; lattes.cnpq.br/9148535297207785; lattes.cnpq.br/5080609787837864; Pereira, Telma Nair Santana; lattes.cnpq.br/9148535297207785; Vianna, Larissa Souza; lattes.cnpq.br/4317995072342354; Oliveira, Maria Lorraine Fonseca; lattes.cnpq.br/0559609458706208
    Duplo-haploides (DH) são genótipos resultantes de indução à haploidia e posterior duplicação genômica. Essa técnica é de grande interesse agronômico, pois permite a redução do tempo de obtenção de endogâmicos e o alcance de 100% da homozigosidade dos genótipos, o que aprimora e agiliza o processo de obtenção de linhagens e híbridos. Entretanto, as metodologias de obtenção e identificação dos haploides (H) e DH nem sempre são eficientes. Deste modo, este estudo examinou 8 possíveis genótipos de milho H e DH: 1700346, 1700347, 1700348, 1700349, 1700350, 1700351, 1700352, 1700353, com o intuito de confirmar ou seus níveis de ploidia, bem como a metodologia de obtenção e identificação dos H e DH, e verificar a estabilidade meiótica do material DH. Para a contagem dos cromossomos e análise dos H, lâminas foram preparadas utilizando a técnica squash, com corante carmim acético 2% para as análises mitóticas e solução de Alexander para VP. Dos 8 H analisados, 7 apresentaram 100% das metáfases com 20 cromossomos, confirmando seu status de H, e 1, H1700349, apresentou metáfases com 10 cromossomos e 90% com 20, configurando-se como H e diploides. As análises meióticas dos DH falharam em 100% das células em ambas as fases da divisão meiótica, resultando em material não viável.
  • Trabalho de conclusão de curso
    Internacionalidade da previdência social: os acordos internacionais de previdência social sob a ótica dos direitos humanos na aplicabilidade do direito comparado
    (Faculdade Damásio Educacional – IBMEC paulista, 2024) Santos, Camila Falkowski dos; Monteiro, Gabriella Cristina Vieira; https://lattes.cnpq.br/9223513073797606
    O presente trabalho trata da temática do direito previdenciário no cenário internacional e sua efetividade por intermédio dos acordos internacionais de previdência social, o Direito Comparado será a via instrumental para a compatibilidade dos diferentes ordenamentos jurídicos frente as diretrizes de Direitos Humanos durante o processo de ratificação dos acordados.Considerando extenso campo de pesquisa, inviável detalhar todas as passagens, sobretudo históricas; a pesquisa se restringe a fatos relevantes e determinantes para o desenvolver legislativo e aplicabilidade no mundo naturalístico. Em cada capítulo será delimitado campo geográfico nacional e internacional como ponto de partida e demonstrada a evolução do conceito de Previdência Social frente ao contínuo processo de globalização. O Problema centra-se na questão da sobrevivência humana, demonstrando sua efetividade por intermédio do trabalho pela garantia de subsídios para a efetivação do bem estar pessoal e social. A solução resta-se pela amplitude dos direitos previdenciários nos acordos internacionais, a fim de garantir a plena satisfação dos benefícios. A garantia de efetividade dos acordos, independentemente do ordenamento jurídico apresentado, segue premissa única: Garantir a aplicabilidade das premissas estabelecidas pela Declaração Universal de Direitos Humanos.
  • Trabalho de conclusão de curso
    Uma experiência didática de revisão de legendas no 1º ano do ensino fundamental
    (Instituto Superior de Educação Vera Cruz, 2021) Cardone, Janete Rodrigues; Pelissari, Cristiane; http://lattes.cnpq.br/0556680302349232; http://lattes.cnpq.br/0686447717263078
    A revisão textual realizada em turmas de 1º ano, consiste no processo pelo qual a criança adquire o conhecimento sobre a linguagem enquanto a utiliza, relendo e comparando sua produção a outros textos, escritos ou não por ela. É considerado um momento reflexivo que as crianças desenvolvem paralelamente ao domínio do sistema de escrita alfabético. O objetivo desta pesquisa é analisar e refletir sobre como crianças do 1º ano revisam seus escritos e os dos colegas; entender quais estratégias utilizam nas situações de revisão em sala e como as justificam. Para a coleta de dados, planejou-se uma situação didática com etapas articuladas entre si e progressiva em sua complexidade, criando um contexto de produção que envolveu toda a turma em um propósito comunicativo no qual ler e escrever faziam sentido. A fundamentação abarcou as concepções de linguagem, sujeito e aprendizagem, além de outros aspectos considerados importantes para a temática da pesquisa. Os dados colhidos foram analisados e organizados em quatro categorias, refletindo sobre as respostas dadas pelas crianças nos momentos de revisão e suas escolhas linguísticas.
  • Trabalho de conclusão de curso
    "O frio não vai mesmo incomodar? Uma Análise Cultural do fenômeno 'Frozen' "
    (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2023) Cabo, Pedro Henrique da Silva Vaz do; Figueiredo, Cecilia Moreyra; http://lattes.cnpq.br/8310418300854054; http://lattes.cnpq.br/2832394980471260; Moreira, Rejane de Mattos; http://lattes.cnpq.br/6954578111040986; Souza, Sandra Sueli Garcia de; http://lattes.cnpq.br/4033316982913952; Oliveira, Thiago Guimarães de
    Como alquimistas culturais, esta pesquisa adota uma abordagem multidisciplinar, entrelaçando fios cinematográficos e socioculturais para desvendar os mistérios por trás do fenômeno cinematográfico que é "Frozen". Nosso olhar atento dança pelos aspectos narrativos, estéticos e socioculturais do filme, revelando a singularidade desta obra que, como um fio invisível, tece uma conexão profunda com os corações daqueles que se aventuram por seu reino gelado. Inspirados pelas palavras de Hall (2016), Escosteguy (2000) e Kellner (2001), enveredamos pelos caminhos dos Estudos Culturais e das perspectivas teóricas, utilizando essas lentes enriquecidas para desvendar os elementos culturais e simbólicos que permeiam Arendelle. Na jornada desta pesquisa, assim como Elsa busca respostas no rio ancestral Ahtohallan, exploramos as profundezas congeladas e traçamos paralelos entre "Frozen" e o conto original de Hans Christian Andersen, "A Rainha da Neve", desenterrando nuances que ecoam sobre temas de não pertencimento e exclusão. Sob o olhar atento do materialismo cultural e das teorias provocativas de Kellner, desvendamos o filme, colocando-o em diálogo com o pulsar do sociocultural contemporâneo. Ao quebrar as camadas de gelo dessa jornada, descongelamos que "Frozen" é mais do que um mero conto de fadas; é um reflexo etéreo e um agente ativo, dançando nas dinâmicas sociais e econômicas como uma aurora boreal em constante mutação. Esta pesquisa, assim como flocos de neve que se unem formando camadas espessas de neve, enriquece a compreensão da cultura como uma prática social contínua, capaz não apenas de refletir, mas também de influenciar ativamente as transformações em nossa sociedade.
  • Trabalho de conclusão de curso
    Pessoas com deficiência e representação social: um olhar sobre os livros didáticos
    (Faculdades Integradas Campo-Grandenses (FIC), 2019) Nascimento, Márcia Regina Santos do; Vieira, Sheila; https://www.escavador.com/sobre/8295837/sheila-venancia-da-silva-vieira; https://lattes.cnpq.br/5084845681782510; Vieira, Sheila; https://www.escavador.com/sobre/8295837/sheila-venancia-da-silva-vieira
    Resumo: Este artigo tem como objetivo, levar a reflexão e quem sabe o interesse de outros a estudos mais aprofundados da importância de incluir nos livros didáticos desde o ensino fundamental, os principais símbolos de acessibilidades usados no Brasil. Com o intuito de levar a criança a conhecer desde o inicio as limitações do colega, mas mostrando que há a opção do mesmo ser incluído e fazer parte contexto de aprendizagem sem o olhar excludente. Assim como se aprende os sinais de transito e ao vê-lo nas ruas são logo identificados naturalmente. O mesmo poderá ocorrer também com os símbolos de acessibilidades. Entretanto para que tal desenvolvimento natural de orientação e mobilidade, ocorra na sociedade, entende-se que o melhor caminho é o aprendizado inicial , tendo como aliado os livros didáticos .