Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/103
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNahuz, Luciana dos Santos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8735968880504627por
dc.contributor.advisorGonçalves, Rogério-
dc.date.accessioned2020-03-16T17:10:56Z-
dc.date.issued2009por
dc.identifier.citationNAHUZ, Luciana dos Santos. Implantação da gestão de pessoas por competências humanas na biblioteca Therezinha Samways, campus norte do Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB: motivando o ambiente de trabalho. 2009. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração Pública – Gestão de Pessoas) – Universidade Gama Filho, Brasília, 2009.por
dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/103-
dc.description.resumoApesar do crescimento das pesquisas voltadas a propostas de gestão por competências humanas, este tema ainda necessita de abordagens mais aprofundadas que envolvam a sua larga disseminação, uma vez que há necessidade de funcionários de bibliotecas universitárias com competências específicas na área para desenvolverem de forma eficaz o seu trabalho. Observou-se, então, a necessidade de realizar tal estudo. O presente trabalho apresenta uma proposta para a gestão por competências humanas em bibliotecas universitárias. A pesquisa bibliográfica e documental foi realizada a partir de dados constantes em livros e artigos científicos. As competências humanas foram propostas com base em observações, mudanças e adequações dos funcionários, visando a criação de ambiente propício à criatividade e ao trabalho em equipe, por fim priorizou-se as habilidades básicas que o mercado espera encontrar nesses profissionais. Os resultados indicaram que pela longa lista de profissionais envolvidos com a gestão por competências humanas, pode-se concluir com facilidade tratar-se de atividade tipicamente multidisciplinar. A principal competência humana que se espera do profissional que trabalhe em bibliotecas universitárias é a excelência no atendimento, pró-atividade, bom senso e bom humor além da capacidade de transformar um imenso universo de dados em informações que colaborem para a agregação de valor à instituição e satisfação dos usuários.por
dc.description.abstractDespite the growth of research aimed at management proposals for human competences, this theme still needs more in-depth approaches that involve its wide dissemination, since there is a need for university library staff with specific skills in the area to develop effectively the your job. It was observed, then, the need to carry out such a study. The present work presents a proposal for the management by human competences in university libraries. The bibliographical and documentary research was carried out from data contained in books and scientific articles. Human competences were proposed based on observations, changes and adaptations of employees, aiming at creating an environment conducive to creativity and teamwork, finally, the basic skills that the market expects to find in these professionals were prioritized. The results indicated that due to the long list of professionals involved in the management by human competences, it can be easily concluded that this is a typically multidisciplinary activity. The main human competence expected from professionals working in university libraries is excellence in service, proactivity, common sense and good humor, as well as the ability to transform an immense universe of data into information that collaborates to add value to the institution. and user satisfaction.por
dc.description.provenanceSubmitted by Luciana Nahuz (lnahuz@gmail.com) on 2020-03-14T14:30:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MONOGRAFIA PÓS EAD UGF Luciana Nahuz 2009.pdf: 982391 bytes, checksum: 38107676acf1ce4fbec92967ffef4695 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Lucas Paganine (lucaspaganine@ibict.br) on 2020-03-16T17:10:55Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MONOGRAFIA PÓS EAD UGF Luciana Nahuz 2009.pdf: 982391 bytes, checksum: 38107676acf1ce4fbec92967ffef4695 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-16T17:10:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MONOGRAFIA PÓS EAD UGF Luciana Nahuz 2009.pdf: 982391 bytes, checksum: 38107676acf1ce4fbec92967ffef4695 (MD5) Previous issue date: 2009eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Gama Filho (UGF)por
dc.publisher.departmentUniversidade Gama Filhopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.relation.referencesBELLUZZO, Regina Célia Baptista. Unidades de informação sob a ótica da gestão – protocolos de certificados para o acesso universal. Disponível em: <http://cdij.pgr.mpf.gov.br/noticias/palestra_cbbd/T1_A2.pdf>. Acesso em: 28 set. 2008. ______. Competência em informação: um diferencial das pessoas no século XXI. Disponível em: <http://www.fe.unicamp.br/getic/arquivos/Oficina_Regina.pdf>. Acesso em: 21 maio 2009. BOYATZIS, R.E. The competent manager: a model for effective performance. New York: John Wiley&Sons, 1982. BOWDITCH, James L.; BUONO Anthony F. Elementos de comportamento organizacional. São Paulo: Pioneira, 2004. BRANDÃO, Hugo Pena; BAHRY, Carla Patrícia. Gestão por competências: métodos e técnicas para mapeamento de competências. RSP Revista do Serviço Público, v. 58, n.2, abr.- jun. p. 179-194, 2005. Disponível em: < http://ieprev.com.br/UserFiles/File/RSP56_2.pdf#page=57>. Acesso em : 01 junho 2009. ______. Gestão de competências e gestão de desempenho :tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo construto? RAE: Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 41, n. 1, p.8-15, jan./mar. 2001. BRASIL. Justiça Federal. Gestão de Competências – GESCOM. Dicionário de Gestão de pessoas por competências. Disponível em:<http://portal.cjf.jus.br/cjf/gestao-por-competencias>. Acesso em: 10 jun. 2009. CARBONE, Pedro Paulo et al. Gestão por competências e gestão do conhecimento. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006. 172 p. DAVIS, Keith; NEWSTROM, John W. Comportamento organizacional no trabalho: uma abordagem organizacional. São Paulo: Pioneira, 1992. DEMO, Pedro. Educação pela pesquisa. Campinas- SP: Autores Associados, 1998. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. 2. ed. 2. tir. Curitiba: Positivo, 2004. p. 1354 FLEURY, Maria Tereza Leme ; FLEURY, Afonso. Construindo o conceito de competência. Disponível em:< http://www.anpad.org.br/rac/vol_05/dwn/rac-v5-edesp-mtf.zip.>. Acesso em: 21 maio 2009. 41 ______. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra- cabeça caleidoscópico da indústria brasileira. São Paulo: Editora Atlas, 2000. FOURNIES, Ferdinand F. Como conseguir melhores desempenhos de seus empregados. São Paulo: Makron Books, 1992. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. ______. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: editora Atlas, 2007. GUBMAN, Edward L. Talento: desenvolvendo pessoas e estratégias para obter resultados extraordinários. Rio de Janeiro: Campus, 1999. HOUAISS Antonio; VILLAR, Mauro de Salles; FRANCO, Francisco Manoel de Mello. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva; 2001. p. 2566. MACÊDO, Ivanildo Izaias de et al. Aspectos comportamentais da gestão de pessoas. 2. ed. Rio de janeiro: Editora FGV, 2003. MAGALHÃES, Lucila Rupp de. Aprendendo a lidar com gente: relações interpessoais no cotidiano. Salvador: EUFBA, 1999. MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos: do opercional ao estratégico. São Paulo: Editora futura, 2000. McCLELLAND, D.C. Testing for competence rather than for intelligence. Harvard University, 1973. Disponível em < http://www.lichaoping.com/wp-content/ap7301001.pdf >. Acesso em: 29 jun. 2009. MENDES, Ricardo. A importância do uso de um software na gestão por competências. Disponível em: <http://www.gestaoporcompetencias,com.br/>. Acesso em: 23 jun. 2009. MITCHELL, Luís Henrique Raja Gabaglia. Gestão de pessoas por competências no ambiente AulaNet. Disponível em: <http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0210475_04_pretextual.pdf> Acesso em: 26 maio 2009. NAHUZ, Cecília dos Santos; FERREIRA, Luzimar S. Manual para normalização de monografias. 4. ed. São Luís: CORSUP/UFMA, 2004. PERRENOUD, Philippe. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. PICARELLI, Vicente. Gestão por competências. In: BOOG, Gustavo, BOOG, Magdalena (Org.). Manual de gestão de pessoas e equipes, v. 1. 3. ed. São Paulo: Gente, 2002. p. 215-236. 42 RABAGLIO. Maria Odete. Seleção por competências. São Paulo: Educator, 2001 RIBEIRO, Nuno Magalhães; GOUVEIA, Luís Borges, RURATO, Paulo. Informática e competências tecnológicas para a sociedade da informação. Porto: Universidade Fernando Pessoa, 2003. ROBBINS, Anthony. Poder sem limites: o caminho do sucesso pessoal pela programação neurolinguística. São Paulo: Nova Cultural, 1987. SILVA, Marilene Muniz da. O capital humano, as competências e a organização. Disponível em: <http://www.webartigos.com/articles/17337/1/o-capital-humano-as-competencias-e-a-organizacao/pagina1.html>. Acesso em: 31 maio 2009. UBEDA, Cristina Lourenço; SANTOS, Fernando César Almada. Os principais desafios da gestão de competências humanas em um instituto público de pesquisa. Gest. Prod., São Carlos, v. 15, n. 1, abr. 2008 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2008000100016&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 29 jun. 2009. VROOM, Victor H. Gestão de pessoas, não de pessoal: os melhores métodos de motivação e avaliação de desempenho. Rio de Janeiro: Campus, 1997. WEBSTER. Webster's third new international dictionary of the english language, unabridged. Springfield: G. & C. Merriam, 1981. ZARIFIAN, P. Objetivo Competência: por uma nova lógica. São Paulo: Editora Atlas, 2001.por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/-
dc.subjectGestão por Competênciaspor
dc.subjectCompetências humanaspor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectBiblioteca Universitáriapor
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspor
dc.titleImplantação da gestão de pessoas por competências humanas na biblioteca Therezinha Samways campus norte do Instituto de Educação Superior de Brasília - IESB: motivando o ambiente de trabalhopor
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopor
Aparece nas coleções:Centro-oeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA PÓS EAD UGF Luciana Nahuz 2009.pdfDocumento principal959,37 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Ferramentas do administrador