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dc.contributor.authorVasconcelos, Flávia Maria de Brito Pedrosa-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7285933895645743por
dc.contributor.advisorPelayo, Maria Raquel Nunes de Almeida y Casal-
dc.contributor.advisorLatteshttps://sigarra.up.pt/faup/pt/func_geral.formview?p_codigo=241719por
dc.contributor.advisor-co1Lampert, jociele-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7149902931231225por
dc.contributor.referees1Pelayo, Maria Raquel Nunes de Almeida y Casal-
dc.contributor.referees1Latteshttps://sigarra.up.pt/faup/pt/func_geral.formview?p_codigo=241719por
dc.contributor.referees2Almeida, Mário Augusto Bismarck Paupério de-
dc.contributor.referees2Latteshttps://sigarra.up.pt/fbaup/pt/func_geral.formview?p_codigo=243858por
dc.contributor.referees3Quintas, Alexandra Salgado-
dc.contributor.referees3Latteshttp://ciaud.fa.utl.pt/index.php/en/membros-3/arquitetura/investigadores-efectivos?id=879por
dc.contributor.referees4Queiroz, João Paulo Gomes de Araújo-
dc.contributor.referees4Latteshttp://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=5230691534198017por
dc.date.accessioned2020-07-16T14:56:37Z-
dc.date.issued30/06/2015por
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Flávia Maria de Brito Pedrosa. Designare: pontes artístico/educativas na formação docente em Artes Visuais. Doutorado em Educação Artística. Faculdade de Belas Artes. Universidade do Porto. Porto, Portugal. 2015. 317f.por
dc.identifier.doiArtes Visuaispor
dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/111-
dc.description.resumoEsta é uma tese que busca construir uma interpretação sobre o Desenho e seu ensino na formação de professores de Artes Visuais, questionando o “saber desenhar” e o “não saber desenhar” na visão dos docentes que lecionam nessa área no nível superior. Discuto essas questões na construção de um olhar em narrativas visuais e escritas acerca de discursos encontrados em abordagens filosóficas e históricas de ensino de Artes Visuais. Por meio da combinação de três metodologias de pesquisa da Investigação Educativa Baseada nas Artes Visuais (Viadel, 2005), a Narrativa, a Autoetnografia e a A/r/tografia e com pesquisa em literatura especializada, problematização e justificativa em narrativa de memória e realização de entrevistas com docentes que lecionam Desenho em cursos de Licenciatura na área de Artes Visuais na Universidade do Porto – UPORTO e na Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, analiso os espaços da formação artística na formação de professores de Artes Visuais, atenta aos discursos e práticas desses docentes nos contextos investigados. Por fim, procuro refletir sobre os percursos desenvolvidos na pesquisa e evidenciar a relevância do Desenho e de seus ensino na contemporaneidade, sugerindo pontos indicativos encontrados e possibilidades de trabalho, tendo como referência a necessidade de um a construção crítico/reflexiva do designare artístico/educativo entre pontes experienciadas.por
dc.description.abstractThis is a thesis that search to build an interpretation of the Drawing and its teaching in the Visual Arts Teachers Education, questioning the "know how to draw" and "did not know how to draw" in the view of teachers who teach in this area on higher level. I discuss these issues in building a view at visual and written narrative about speeches found in philosophical and historical approaches to teaching Visual Arts. By combining three research methodologies for Educational Research Based on Visual Arts (Viadel, 2005), the narrative, the Autoethnography and the A/ r/tography and research literature, questioning and building a justificative in and narrative from memories, interviews with teachers who teach Drawing at higher level courses in the field of Visual Arts at the University of Porto - UPorto and the Federal University of São Francisco Valley - UNIVASF, I analyze the spaces of artistic education in the formation of the Visual Arts teacher, attentive to discourses and practices of teachers in the investigated contexts. Finally, I reflect on the pathways developed in research and highlight the relevance of the Drawing and its teaching in contemporaneity, suggesting indicative points and work possibilities, with reference to the need for a critical/reflective construction of the artistic/educative designare between experiential bridges.eng
dc.description.provenanceSubmitted by FLAVIA PEDROSA VASCONCELOS (flaviapedrosavasconcelos@gmail.com) on 2020-07-07T23:57:53Z No. of bitstreams: 3 DESIGNARE TESE FINAL CHIADO.pdf: 76115403 bytes, checksum: ab6b300a43d6fd63141043fb00530980 (MD5) capa_TESE.pdf: 506531 bytes, checksum: fa9e944ea6358fdde1dfc71ed042f367 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Porto - UPORTOpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Belas Artespor
dc.publisher.countryPortugalpor
dc.publisher.programDoutorado em Educação Artísticapor
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dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDesenhopor
dc.subjectPráticas artístico/educativaspor
dc.subjectFormação de professores de Artes Visuaispor
dc.subjectDrawingeng
dc.subjectVisual artseng
dc.subjectVisual arts teachers educationeng
dc.subject.cnpqEducação Artísticapor
dc.titleDesignare: pontes artístico/educativas na formação docente em Artes Visuaispor
dc.typeTesepor
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