Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/117
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Ednilson-
dc.contributor.authorSilva, Francisco-
dc.contributor.authorMafra, José-
dc.date.accessioned2020-07-16T15:58:31Z-
dc.date.issued2020por
dc.identifier.citationSOUZA, E. S. R.; SILVA, F. R. A.; MAFRA, J. R. S. Modelagem matemática na educação amazônica. Belém: Rfb Editora, 2020.por
dc.identifier.isbn978-65-990978-1-2por
dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/117-
dc.descriptionApresentação 5 Ednilson Sergio Ramalho de Souza Francisco Robson Alves da Silva José Ricardo e Souza Mafra Aplicação de modelos: estratégia de ensino ou incentivo à prática da modelagem matemática em sala de aula? 9 Emerson Silva de Sousa Ednilson Sergio Ramalho de Souza Educação infantil e modelagem matemática: algumas considerações 37 Claudenilda Mota Carvalho Beatriz Santos Oliveira Jogos de modelagem matemática e o estudo da tabuada para melhorar o domínio dos cálculos nas aulas de matemática e física 53 Gleice Daniely Vera Cruz de Ataíde Ednilson Sergio Ramalho de Souza Ciclos de modelagem com professores da educação básica 67 Emanuella Rebelo Camargo Manoel Bruno Campelo da Silva Modelagem matemática e a educação para surdos 87 Gisele Santos de Jesus Aurinívia Lopes Souto Maior Modelagem matemática e educação infantil: discussões teóricas iniciais 97 Ádria Pantoja Soares da Silva José Ricardo e Souza Mafra Modelagem matemática e tecnologias educacionais 109 Manoel Bruno Campelo da Silva Francisco Robson Alves da Silva Uma experiência com modelagem matemática, letramento científico e BNCC 123 Julienne Samara Viana dos Anjos Kleison Silveira Paiva Ciclo de modelagem na compreensão conceitual da ponte autosustentavel de Da Vinci 141 Jorge Carlos Silva Ednilson Sergio Ramalho de Souza Modelagem matemática e o manejo na produção de açaí: uma aproximação potencializadora no ensino de matemática em uma comunidade ribeirinha da Amazônia 167 Boaventura Neto Souza da Cruz Rodolfo Maduro Almeidapor
dc.description.resumoA presente obra é fruto de reflexões sobre modelagem matemática na educação amazônica realizadas no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem Matemática (Gepemm) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Trata-se, portanto, de projetos acadêmicos que se tornaram ações reais no campo teórico e prático e que, em sua maioria, fazem parte de pesquisas para tese de doutorado, dissertação de mestrado e trabalho de conclusão de curso de graduação. Ressalta-se, portanto, que este livro pode ser relevante ao apresentar olhares diversos sobre teorias e práticas de modelagem matemática que poderão inspirar professores na arte de ensinar ciências e matemática na Amazônia.por
dc.description.abstractThe present work is the result of reflections on mathematical modeling in Amazonian education carried out within the scope of the Study and Research Group on Mathematical Modeling (Gepemm) at the Federal University of Western Pará (Ufopa). These are, therefore, academic projects that have become real actions in the theoretical and practical field and that, for the most part, are part of research for doctoral thesis, master's dissertation and graduation course work. It is noteworthy, therefore, that this book may be relevant in presenting different perspectives on mathematical modeling theories and practices that may inspire teachers in the art of teaching science and mathematics in the Amazon.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rfb Editora (adm@rfbeditora.com) on 2020-06-24T02:01:19Z No. of bitstreams: 2 Souza, E. S. R. et al (2020)-modelagem matemática na educação amazônica..pdf: 2454960 bytes, checksum: 85198390b816d46d6d2b233bbcbdefea (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Lucas Paganine (lucaspaganine@ibict.br) on 2020-07-16T15:58:31Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Souza, E. S. R. et al (2020)-modelagem matemática na educação amazônica..pdf: 2454960 bytes, checksum: 85198390b816d46d6d2b233bbcbdefea (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-16T15:58:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Souza, E. S. R. et al (2020)-modelagem matemática na educação amazônica..pdf: 2454960 bytes, checksum: 85198390b816d46d6d2b233bbcbdefea (MD5) Previous issue date: 2020eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherRfb Editorapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectMathematical modelingeng
dc.subjectAmazonianeng
dc.subjectEducationeng
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapor
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleModelagem matemática na educação amazônicapor
dc.title.alternativeMathematical modeling in Amazonian educationpor
dc.typeLivropor
Aparece nas coleções:Norte

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Souza, E. S. R. et al (2020)-modelagem matemática na educação amazônica..pdfDocumento principal2,4 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Ferramentas do administrador