Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/152
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | BRAGGIO, A. K. | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-20T12:51:35Z | - |
dc.date.issued | 2020 | por |
dc.identifier.issn | 2675-570X | por |
dc.identifier.uri | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/152 | - |
dc.description.resumo | Neste estudo apresenta-se os aspectos básicos do contexto da educação brasileira da década de 1960, principalmente no nível superior. Porém, atentar-se para os outros níveis, primário e secundário, é imprescindível para compreender o afunilamento existente na educação brasileira, acarretado pela ordem social, econômica e financeira. Sendo então, um sistema educacional de privilégio social, altamente criticado pelo movimento estudantil na época, pois buscou atender às necessidades e interesses de classe e, não à expansão do ensino científico-tecnológico, indispensável para o progresso social e o crescimento econômico. Para auxiliar essa contextualização, optou-se por utilizar dados estatísticos como recurso interpretativo. Com base nesses dados quantitativos, foi possível diagnosticar o desenvolvimento do sistema educacional e apresentar a situação em que se encontrava, durante a década de 1960. | por |
dc.description.abstract | In this study we present the basic aspects of the Brazilian education context of the 1960s, mainly at the higher level. However, attention to the other levels, primary and secondary, is essential to understand the existing bottleneck in Brazilian education, caused by social, economic and financial order. Thus, an educational system of social privilege, highly criticized by the student movement at the time, sought to meet the needs and interests of the class and not the expansion of scientific and technological education, indispensable for social progress and economic growth. To support this contextualization, we chose to use statistical data as an interpretative resource. Based on these quantitative data, it was possible to diagnose the development of the educational system and present the situation it was in during the 1960s. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Revista Quero Saber (revista@institutoquerosaber.org) on 2020-08-11T23:30:06Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) RQS - 1.1 - O sistema educacional que provocou o movimento estudantil a reivindicar sua reforma no início da década de 1960 - Ana Karine Braggio.pdf: 216439 bytes, checksum: 9447d56027d5441281bb7ff7efd68ccf (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Lucas Paganine (lucaspaganine@ibict.br) on 2020-11-20T12:51:35Z (GMT) No. of bitstreams: 2 RQS - 1.1 - O sistema educacional que provocou o movimento estudantil a reivindicar sua reforma no início da década de 1960 - Ana Karine Braggio.pdf: 216439 bytes, checksum: 9447d56027d5441281bb7ff7efd68ccf (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-11-20T12:51:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 RQS - 1.1 - O sistema educacional que provocou o movimento estudantil a reivindicar sua reforma no início da década de 1960 - Ana Karine Braggio.pdf: 216439 bytes, checksum: 9447d56027d5441281bb7ff7efd68ccf (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Instituto Quero Saber | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.relation.ispartof | Revista Quero Saber | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
dc.subject | Sistema educacional | por |
dc.subject | Educational system | eng |
dc.subject | Década de 1960 | por |
dc.subject | Movimento estudantil | por |
dc.subject | Student movement | eng |
dc.subject | 1960s | eng |
dc.subject.cnpq | Filosofia | por |
dc.title | O sistema educacional que provocou o movimento estudantil a reinvidicar sua reforma no início da década de 1960 | por |
dc.title.alternative | The educational system that provoked the student movement to claim its reform in the early 1960s | eng |
dc.type | Artigo | por |
dc.citation.spage | 13 | por |
dc.citation.epage | 36 | por |
dc.citation.issue | 1 | por |
dc.citation.volume | 1 | por |
Aparece nas coleções: | Sul |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RQS - 1.1 - O sistema educacional que provocou o movimento estudantil a reivindicar sua reforma no início da década de 1960 - Ana Karine Braggio.pdf | Documento principal | 211,37 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Ferramentas do administrador