Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/172
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoraes, Paula Ariane da Silva-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9808337337433346por
dc.contributor.advisorBarbosa, Ana Mae Tavares Bastos-
dc.date.accessioned2021-04-06T14:02:21Z-
dc.date.issued2017por
dc.identifier.citationMORAES, Paula Ariane da Silva. Steam: arte e design no ensino médio. 2017. 196 f. : il. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2017.por
dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/172-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o processo de implantação do STEAM – Science, Technology, Engeneering, Arts+Design, Mathematics, movimento que propõe a integração de diferentes áreas, no primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Bandeirantes. São descritas as características desse movimento, comparando-as com outras propostas que também valorizam a integração entre áreas do conhecimento. Na implantação, a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa foi norteadora das decisões tomadas para as áreas das Artes e do Design. São discutidas as interfaces da Arte, do Design, da Ciência e da Educação, que se aproximam do STEAM. Mostra-se neste trabalho que o Design oferece contribuições significativas para a Educação. Descrevem-se, finalmente, as etapas de planejamento, os processos e produtos obtidos, os cuidados e ajustes físicos realizados para garantir o sucesso da implantação.por
dc.description.abstractThis work presents the process of installation of STEAM, in the first year of Ensino Médio of Colegio Bandeirantes, in Sao Paulo. The initials STEAM – Science, Technology, Engeenering, Arts+Design and Mathematics, represent a movement launched in The United States proposing the integration of different areas, aiming at the improvement in education to cope with needs of a world in constant transformation. The characteristics of the movement are described, and how they compare to other approaches that also value integration. In this installation Mae’s Abordagem Triangular has been the compass for decision making in the areas of Arts and Design. The interfaces of Art, Design, Science and Education are discussed insofar they apply to STEAM. Finally, the phases of planning, the processes and products yielded, the cares and physical adjustments to achieve success in the installation are described.por
dc.description.provenanceSubmitted by Patrícia Venturini (pfiguti@anhembi.br) on 2021-01-27T19:28:14Z No. of bitstreams: 1 Paula Ariane da Silva Moraes.pdf: 33971129 bytes, checksum: 7a59ecbd2dc3d10dd645a7ba357bc6d4 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Lucas Paganine (lucaspaganine@ibict.br) on 2021-04-06T14:02:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Paula Ariane da Silva Moraes.pdf: 33971129 bytes, checksum: 7a59ecbd2dc3d10dd645a7ba357bc6d4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-06T14:02:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Paula Ariane da Silva Moraes.pdf: 33971129 bytes, checksum: 7a59ecbd2dc3d10dd645a7ba357bc6d4 (MD5) Previous issue date: 2017eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Anhembi Morumbipor
dc.publisher.departmentUniversidade Anhembi Morumbi: Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensupor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado em Designpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDesignpor
dc.subjectArte-educaçãopor
dc.subjectEstudo e ensinopor
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspor
dc.titleSteam: arte e design no ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Sudeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paula Ariane da Silva Moraes.pdfNa íntegra33,17 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Ferramentas do administrador