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dc.contributor.authorALMEIDA, Maxwell-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5208542921777135por
dc.contributor.advisorSILVA, Julio-
dc.contributor.advisor-co1LEMOS, Thiago-
dc.date.accessioned2021-05-04T22:55:56Z-
dc.date.issued2020por
dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/176-
dc.description.resumoIntrodução: Na última década, a realidade virtual (RV) tem ganhado espaço como ferramenta de tratamento de diversas sequelas funcionais em diversas áreas da Fisioterapia. A RV pode ser definida como uma projeção dos indivíduos para um cenário virtual onde, podem interagir, através de seus sentidos, usando movimentos corporais promovendo uma inter-relação com o cenário. Entretanto, há ainda uma escassez na literatura sobre o uso deste recurso para déficit de equilíbrio, o que foi um fator motivacional na realização deste trabalho. Objetivo: Analisar as possíveis modificações agudas em indivíduos hígidos submetidos à RV, comparando as possíveis alterações nos parâmetros estabiliométricos nos participantes da pesquisa em duas condições experimentais: real x realidade virtual. Metodologia: Neste estudo experimental do tipo cross-over, foram analisados 45 participantes hígidos submetidos a duas condições experimentais: tarefa real (TR) e tarefa de realidade virtual (TRV). Inicialmente, os participantes responderam um questionário de identificação (Apêndice) e posteriormente realizaram a tarefa de deambular sobre uma tábua (TR) e, logo após, a mesma tarefa na TRV com o jogo Richie’s Plank Experience. Para análise do equilíbrio estático foi utilizada a plataforma de força (AccuSwayPlus). As variáveis estabilométricas analisadas foram: a área elíptica, a velocidade e a aceleração para detectar possível modificações entre as condições experimentais base aberta (BA) e base fechada (BF). Para o cálculo amostral, foi usado o ANOVA 2x2 para medidas repetidas. Análise estatística: Uma ANOVA de dois fatores foi utilizada para identificar os efeitos principais e interação entre base de suporte e momento. Resultados: Como resultados, observamos que houve efeito principal de base de suporte para a variável DPml (F=61,339, P<0,011, 2=0,363), refletindo o aumento do deslocamento médio-lateral do CP na base fechada. Para a variável DPap houve efeito principal de momento (F=4,427, P=0,041, 2=0,037), observando um aumento do deslocamento anterior- posterior do CP no momento pós-RV, comparado ao momento pré-RV. Um aumento dos valores de velocidades do CP foi observado tanto no momento pós-RV quanto na base fechada, quando comparados com aqueles obtidos na base aberta e no momento pré-RV, respectivamente. Conclusão: Com os resultados obtidos nesta pesquisa, pode-se concluir que a RV em comparação a TR, promove modificações imediatas no equilíbrio estático, mostrando que este tipo de intervenção é capaz de promover um estímulo à estabilidade do participante. Os nossos achados apontam indícios que a RV possa ser uma ferramenta a ser utilizada para tratamento dos déficits de equilíbrio.por
dc.description.abstractIntroduction: In the last decade, virtual (VR) has gained ground as a treatment tool for several sequelae from different areas of Physiotherapy. An RV can be defined as a projection of those suitable for a virtual scenario where they can interact, through their senses, using body movements promoting an interrelation with the scenario. However, there is still a shortage in the literature on the use of this resource for balance deficit, which was a motivational factor in carrying out this work. Objective: To analyze possible acute changes in forced developments to VR, comparing the possible changes in the stabiliometric parameters in the research participants in two experimental conditions: real vs. virtual reality. Methodology: In this cross-over experimental study, 45 healthy participants were analyzed submitted to two experimental conditions: real task (TR) and virtual reality task (TRV). Initially, the participants answered an identification questionnaire (Appendix) and later performed the task of walking on a board (TR) and, soon after, the same task in the TRV with the game Richie’s Plank Experience. For the analysis of static balance, the force platform (AccuSwayPlus) was used. The stabilometric variables analyzed were: the elliptical area, the speed and the acceleration to detect possible changes between the experimental conditions open base (BA) and closed base (BF). For the sample calculation, ANOVA 2x2 was used for repeated measures. Statistical analysis: A two-factor ANOVA was used to identify the main effects and interaction between the support base and the moment. Results: As a result, we observed that there was a main effect of the support base for the variable DPml (F=61,339, P<0,011, 2=0,363), reflecting the increase in the mediolateral displacement of the CP in the closed base. For the DPap variable, there was a main effect at the moment (F=4,427, P=0,041, 2=0,037), observing an increase in the anterior-posterior displacement of the CP in the post-RV moment, compared to the pre-VR moment. An increase in the values of CP velocities was observed both in the post-RV and in the closed base, when compared with those obtained in the open base and in the pre-RV moment, respectively. Conclusion: With the results obtained in this research, it can be concluded that VR compared to RT, promotes immediate changes in the static balance, showing that this type of intervention is able to promote a stimulus to the participant's stability. Our findings point to indications that VR may be a tool to be used to treat balance deficits.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Arthur Ferreira (asferreira@unisuam.edu.br) on 2021-04-16T20:25:55Z No. of bitstreams: 1 2020 Dissertação Maxwell Tostes Vieira de Almeida.pdf: 745059 bytes, checksum: b58dd62e26e6d7dc2f6bca8ba5cc90d6 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Lucas Paganine (lucaspaganine@ibict.br) on 2021-05-04T22:55:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2020 Dissertação Maxwell Tostes Vieira de Almeida.pdf: 745059 bytes, checksum: b58dd62e26e6d7dc2f6bca8ba5cc90d6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-04T22:55:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 Dissertação Maxwell Tostes Vieira de Almeida.pdf: 745059 bytes, checksum: b58dd62e26e6d7dc2f6bca8ba5cc90d6 (MD5) Previous issue date: 2020eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherCentro Universitário Augusto Mottapor
dc.publisher.departmentCentro Universitário Augusto Mottapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências da Reabilitaçãopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRealidade virtualpor
dc.subjectFisioterapiapor
dc.subjectEquilíbrio posturalpor
dc.subjectReabilitaçãopor
dc.subject.cnpqFisioterapia e Terapia Ocupacionalpor
dc.titleAnálise estabilométrica em indivíduos submetidos à tarefa de realidade virtual: Um estudo cross-overpor
dc.typeDissertaçãopor
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