Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/202
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | JÚNIOR, Sivaldo | - |
dc.contributor.author | BAIA, Karem | - |
dc.contributor.author | SALVADOR, Jamille | - |
dc.contributor.author | VALENTE, Keury | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-05T18:22:11Z | - |
dc.date.issued | 2020 | por |
dc.identifier.doi | 10.46898/rfb.9786558890539 | por |
dc.identifier.isbn | 978-65-5889-053-9 | por |
dc.identifier.uri | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/202 | - |
dc.description.resumo | A obra “Protagonismo Discente na Geração de Conhecimentos em Saúde: Trilhas de Aprendizagem” faz parte do volume 2 do livro: Indicadores e Informações do Processo Saúde Doença. Trata-se de um trabalho dedicado ao valor dos estudos científicos e sua influência na resolução das diversas problemáticas relacionadas à saúde, essa edição tem como foco o protagonismo dos discentes em enfermagem durante sua trilha de aprendizagem em saúde no século XXI. A educação científica vem passando por modificações ao longo dos anos e na cultura atual “a ciência ocupa um lugar privilegiado” e cada vez mais as inovações tecnológicas, ligadas a ela, estão presentes na vida das pessoas. As instituições de ensino, de modo geral, enfrentam problemas no que se refere a maior aproximação com os serviços de saúde de forma mais ampla e articulada, persistindo uma distância entre o que se ensina na Universidade e o que demandam as políticas públicas do setor público. O protagonismo da enfermagem por meio dos discentes possibilita o desenvolvimento da autonomia acadêmico/profissional no âmbito da saúde, na qual favorece no progresso dos atuais e futuros enfermeiros, além de promover a formação de uma classe de sujeitos críticos e inovadores. Ademais, entende-se que o ensino, a pesquisa e a extensão deve fazer parte do cotidiano dos enfermeiros e discentes gerando bons frutos para a formação profissional dos acadêmicos, favorecendo o ensino-aprendizagem entre as partes envolvidas, além de fomentar a produção cientifica. É valido ressaltar que desde a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) (Lei nº 8.080 / 1990), ele está ordenado em cima desse tripé quanto a formação profissional, visto que, em 2003 houve a criação da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), na qual tem como objetivo promover a integração e o avanço entre os setores da saúde e educação. Em virtude disso, os artigos reunidos nesta coletânea (volume 2) contém 09 capítulos que representam ações de saúde, desafios e dificuldades dos recém-graduando, tendo como foco, a Enfermagem. Relatos de experiência e revisões bibliográficas da literatura, fundamentadas nos resultados práticos obtidos pelos diversos autores, e vivenciados pelos discentes integrantes da Liga Acadêmica de Saúde Púbica (LASP). Portanto, espera-se que esta obra literária possa contribuir com a construção de novos conhecimentos acerca dos problemas apresentados, subsidiando uma reflexão sobre o processo de formação acadêmica/profissional e a consolidação do SUS. | por |
dc.description.abstract | The work “Student Protagonism in the Generation of Health Knowledge: Learning Trails” is part of volume 2 of the book: Indicators and Information of the Health Disease Process. It is a work dedicated to the value of scientific studies and its influence in solving various health-related issues. This edition focuses on the role of nursing students during their health learning path in the 21st century. Scientific education has undergone changes over the years and in the current culture "science occupies a privileged place" and more and more technological innovations, linked to it, are present in people's lives. Educational institutions, in general, face problems in terms of closer approximation with health services in a more broad and articulated way, persisting a distance between what is taught at the University and what the public sector public policies demand. . The role of nursing through students enables the development of academic / professional autonomy in the field of health, which favors the progress of current and future nurses, in addition to promoting the formation of a class of critical and innovative subjects. Furthermore, it is understood that teaching, research and extension should be part of the daily lives of nurses and students, generating good results for the professional training of academics, favoring teaching and learning among the parties involved, in addition to fostering scientific production. It is worth noting that since the creation of the Unified Health System (SUS) (Law No. 8,080 / 1990), it has been ordered over this tripod in terms of professional training, since in 2003 there was the creation of the Secretariat for Labor Management and Health Education (SGTES), which aims to promote integration and advancement between the health and education sectors. As a result, the articles collected in this collection (volume 2) contain 09 chapters that represent health actions, challenges and difficulties of the newly graduating students, focusing on Nursing. Experience reports and bibliographic reviews of the literature, based on the practical results obtained by the various authors, and experienced by the members of the Academic League of Public Health (LASP). Therefore, it is hoped that this literary work can contribute to the construction of new knowledge about the problems presented, supporting a reflection on the process of academic / professional training and the consolidation of SUS. | por |
dc.description.provenance | Submitted by Rfb Editora (adm@rfbeditora.com) on 2021-01-05T20:41:19Z No. of bitstreams: 1 PROTAGONISMO DISCENTE NA GERAÇÃO.pdf: 5863296 bytes, checksum: 3c0e268b7c111987e88a2ce6743592ea (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Lucas Paganine (lucaspaganine@ibict.br) on 2021-05-05T18:22:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PROTAGONISMO DISCENTE NA GERAÇÃO.pdf: 5863296 bytes, checksum: 3c0e268b7c111987e88a2ce6743592ea (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-05-05T18:22:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PROTAGONISMO DISCENTE NA GERAÇÃO.pdf: 5863296 bytes, checksum: 3c0e268b7c111987e88a2ce6743592ea (MD5) Previous issue date: 2020 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Rfb Editora | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Protagonismo | por |
dc.subject | Discente | por |
dc.subject | Saúde | por |
dc.subject | Pesquisa | por |
dc.subject | Estudo | por |
dc.subject.cnpq | Ciências Biológicas | por |
dc.title | Protagonismo discente na geração de conhecimentos em saúde: Trilhas de aprendizagem | por |
dc.type | Livro | por |
Aparece nas coleções: | Norte |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PROTAGONISMO DISCENTE NA GERAÇÃO.pdf | Protagonismo discente na geração de conhecimentos em saúde: trilhas de aprendizagem | 5,73 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Ferramentas do administrador