Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/215
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCUNHA, Junior-
dc.date.accessioned2021-05-10T18:05:44Z-
dc.date.issued2020por
dc.identifier.citationCUNHA, Junior. Deficiência visual: noções introdutórias. In: CUNHA, Junior (Org.); NYAMIEN, Francy Rodrigues da Guia (Coord.). Oficinas pedagógicas para uma educação inclusiva. 1. ed. e-book. Toledo, Pr: Instituto Quero Saber, 2020.por
dc.identifier.isbn978-65-51210-00-6por
dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/215-
dc.description.resumoA atual concepção sobre o termo “deficiência” é um marco para a história da inclusão da pessoa com deficiência. Ancorada sobre os princípios que dão base à Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), a definição vigente do termo busca reconhecer e, assim, superar as opressões enfrentadas pelas pessoas com deficiência ao longo de anos de exclusão e preconceitos que se estigmatizaram nas camadas mais profundas da epiderme das sociedades construídas ao longo da história. O presente capítulo foi pensado para ir ao encontro do exposto, visto que nosso objetivo é oferecer noções introdutórias sobre a deficiência visual e, assim, descontruir as impressões carregadas de pré-conceitos sobre a temática. Nesse intuito, colocamos em evidência a pessoa com deficiência visual e não sua deficiência.por
dc.description.abstractThe current conception of the term “disability” is a milestone in the history of inclusion of people with disabilities. Anchored on the principles that underlie the Universal Declaration of Human Rights (1948), the current definition of the term seeks to recognize and, thus, overcome the oppressions faced by people with disabilities over years of exclusion and prejudices that have been stigmatized in the lower strata. of the epidermis of societies built throughout history. This chapter was designed to meet the above, since our objective is to offer introductory notions about visual impairment and, thus, to deconstruct the impressions loaded with preconceptions about the theme. To that end, we highlight the person with visual impairment and not their impairment.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Editora Quero Saber (editora@institutoquerosaber.org) on 2020-06-18T19:55:13Z No. of bitstreams: 1 Oficinas Pedagógicas para uma Educação Inclusiva - Capítulo 3.pdf: 1792813 bytes, checksum: 1421b821087dd109c10c4d6bb47690b9 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Lucas Paganine (lucaspaganine@ibict.br) on 2021-05-10T18:05:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Oficinas Pedagógicas para uma Educação Inclusiva - Capítulo 3.pdf: 1792813 bytes, checksum: 1421b821087dd109c10c4d6bb47690b9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-10T18:05:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Oficinas Pedagógicas para uma Educação Inclusiva - Capítulo 3.pdf: 1792813 bytes, checksum: 1421b821087dd109c10c4d6bb47690b9 (MD5) Previous issue date: 2020eng
dc.description.sponsorshipFundo Paranápor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estatual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectDeficiênciapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleDeficiência visual: Noções introdutóriaspor
dc.title.alternativeVisual impairment: Introductory notionseng
dc.typeCapítulo de livropor
dc.citation.spage57por
dc.citation.epage74por
Aparece nas coleções:Sul

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Oficinas Pedagógicas para uma Educação Inclusiva - Capítulo 3.pdfDocumento principal1,75 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Ferramentas do administrador