Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/277
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Michele Aparecida Cerqueira | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-19T14:33:08Z | - |
dc.date.issued | 2021 | por |
dc.identifier.citation | BRASIL. Ministério da Educação – MEC. Censo da Educação Superior. Brasília, 2019. GAITAS, S.; MORGADO, J. Educação, diferença e psicologia. Aná. Psicológica, Lisboa, v. 28, n. 2, p. 359-375, abr. 2010. GATTI, B. A. Psicologia da educação: conceitos, sentidos e contribuições. Psicol. educ., São Paulo, n. 31, p. 7-22, ago. 2010. GLASSER, W. Choice theory. New York: HarperCollins; 1998. HERMETO, C. M.; MARTINS, A. L. O livro da psicologia. São Paulo: Globo, 2012. SCORSOLINI-COMIN, F. Psicologia do Desenvolvimento, Educação a Distância e as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação. Psico, Porto Alegre, v. 44, n. 3, p. 352-361, jul. 2013. STOQUE, F. M. V. et al.. Tecnologias da informação e comunicação e formação do psicólogo clínico. Rev. bras. ter. cogn., Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 83-90, dez. 2016. http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20160015 TORRES, M. M. Psicología de la comunicación. Departamento de Psicología Básica. Barcelona: Universidad de Barcelona, 2012. VERA, N. C. de et al.. Relación entre las nuevas tecnologías y la preferencia en la comunicación en estudiantes de segundo año de la educación media. Eureka, Asunción, v. 8, n. 2, p. 231-240, 2011. WATZLAWICK, P., BEAVIN, J. H.; JACKSON, D. D. Pragmatics of Human Communication: Study of Interactional Patterning Pathologies, and Paradoxes. London: Faber and Faber, 1968. YAN, Z., et al.. The psychology of e-learning: a field of study. J. Educational Computing Research, vol. 29(3) 285-296. New York: Baywood Publishing Co. Inc., 2003. | por |
dc.identifier.isbn | 978-65-88471-20-3 | por |
dc.identifier.uri | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/277 | - |
dc.description.resumo | A popularização do ensino online ocasionou o aumento das discussões acerca das principais ferramentas utilizadas em sua realização. Além disso, a pandemia alavancou a produção de materiais didáticos, seja para as aulas à distância ou do ensino remoto. No entanto, a maior parte dos docentes não estavam preparados e acostumados a elas. Sendo assim, apresenta-se neste artigo algumas definições relacionadas aos principais atores da educação nesse momento, a comunicação e a tecnologia, sob uma perspectiva da psicologia. Este tema foi escolhido como ponto focal, pois a psicologia faz parte de muitos campos de pesquisa, dentre eles a educação e a comunicação. A psicologia cognitiva, um dos ramos da psicologia como área de conhecimento, é responsável pelo estudo das bases do conhecimento e surgiu na metade do século XX. Porém, com o advento das tecnologias e o boom gerado no processo de comunicação, os psicólogos puderam obter outras e mais usuais analogias para seus estudos. Podemos citar, entre elas, o surgimento de outras teorias sobre os processos psicológicos da atenção, percepção, motivação, memória e esquecimento, linguagem e aquisição de linguagem, resolução de problemas e tomada de decisão. | por |
dc.description.abstract | The popularization of online teaching led to an increase in discussions about the main tools used in its realization. In addition, the pandemic has boosted the production of teaching materials, whether for distance classes or remote teaching. However, most teachers were not prepared and used to them. Therefore, this article presents some definitions related to the main actors of education at that moment, communication and technology, from a psychology perspective. This theme was chosen as a focal point, as psychology is part of many fields of research, including education and communication. Cognitive psychology, one of the branches of psychology as an area of knowledge, is responsible for the study of knowledge bases and emerged in the mid-twentieth century. However, with the advent of technologies and the boom generated in the communication process, psychologists were able to obtain other and more usual analogies for their studies. Among them, we can mention the emergence of other theories about the psychological processes of attention, perception, motivation, memory and forgetting, language and language acquisition, problem solving and decision making. | eng |
dc.description.abstract | 1.210 / 5.000 Resultados de tradução La popularización de la enseñanza en línea llevó a un aumento de las discusiones sobre las principales herramientas utilizadas en su realización. Además, la pandemia apalancó la producción de material didáctico, ya sea para clases a distancia o enseñanza a distancia. Sin embargo, la mayoría de los maestros no estaban preparados ni acostumbrados a ellos. Por ello, este artículo presenta algunas definiciones relacionadas con los principales actores de la educación en ese momento, la comunicación y la tecnología, desde la perspectiva de la psicología. Este tema fue elegido como punto focal, ya que la psicología es parte de muchos campos de investigación, incluidas la educación y la comunicación. La psicología cognitiva, una de las ramas de la psicología como área de conocimiento, se encarga del estudio de las bases del conocimiento y surge a mediados del siglo XX. Sin embargo, con el advenimiento de las tecnologías y el auge generado en el proceso de comunicación, los psicólogos pudieron obtener otras analogías más habituales para sus estudios. Entre ellas, podemos mencionar el surgimiento de otras teorías sobre los procesos psicológicos de atención, percepción, motivación, memoria y olvido, lenguaje y adquisición del lenguaje, resolución de problemas y toma de decisiones. | spa |
dc.description.provenance | Submitted by Michele Aparecida Cerqueira Rodrigues (michele.profmatematica@gmail.com) on 2022-01-26T13:21:24Z No. of bitstreams: 1 Ainflunciadapsicologia1.pdf: 3355568 bytes, checksum: 582ecceeedb19cb7639aab1e1ce5aed5 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Juliana s (julianasousa@ibict.br) on 2023-04-19T14:33:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Ainflunciadapsicologia1.pdf: 3355568 bytes, checksum: 582ecceeedb19cb7639aab1e1ce5aed5 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-04-19T14:33:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ainflunciadapsicologia1.pdf: 3355568 bytes, checksum: 582ecceeedb19cb7639aab1e1ce5aed5 (MD5) Previous issue date: 2021 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidad de Flores | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Aprendizagem digital. Psicololgia. Comunicação. EAD. | por |
dc.subject | Aprendizaje digital. Psicología. Comunicación. En linea | spa |
dc.subject | Digital learning. Psychology. Communication. E-learning | eng |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.subject.cnpq | Comunicação | por |
dc.subject.cnpq | Psicologia | por |
dc.title | A influência da psicologia na aprendizagem digital: Adequando os formatos de comunicação | por |
dc.title.alternative | The influence of psychology on digital learning: Adapting communication formats | eng |
dc.title.alternative | La influencia de la psicología en el aprendizaje digital: adaptando los formatos de comunicación | spa |
dc.type | Capítulo de livro | por |
dc.citation.spage | 89 | por |
dc.citation.epage | 100 | por |
Aparece nas coleções: | Sudeste |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ainflunciadapsicologia1.pdf | Capítulo de livro | 3,28 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Ferramentas do administrador