Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/279
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Michele Aparecida Cerqueira | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-19T14:39:01Z | - |
dc.date.issued | 2021 | por |
dc.identifier.citation | Piaget, J. (1975). A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação (Cabral, A.; Oiticica, C.M., Trad.). 2a Ed. Rio de Janeiro: Zahar. Piaget, J. (1994). El pensamiento simbólico y el pensamiento del niño. In: DELAHANTY, G. P. (comp.). Piaget y el psicoanálisis. México: Universidad Autónoma Metropolitana. Piaget, J. (1994). El psicoanálisis y sus relaciones con la psicología del niño. In: DELAHANTY, G. P. (comp.). Piaget y el psicoanálisis. México: Universidad Autónoma Metropolitana. Piaget, J. (1973). Inconsciente afetivo e inconsciente cognitivo. In: Problemas de Psicologia genética. Rio de Janeiro, Forense. Piaget, J. (2005). Inteligencia y afectividad. Buenos Aires: Aique Grupo Editor. | por |
dc.identifier.uri | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/279 | - |
dc.description.resumo | Para compreender o simbólico retratado por Jean Piaget, devemos primeiro conhecer alguns conceitos desenvolvidos pelo pai da Psicanálise Sigmund Freud. Durante seus estudos, Freud desenvolveu o chamado Primeiro Tópico ou Teoria Topográfica. É dividido em três instâncias: inconsciente (Ics), pré-consciente (Pcs) e consciente (Cs), ou seja, cada uma delas é virtualmente responsável por uma função específica no psiquismo. A parte estudada por Jean Piaget em seu livro Psicanálise e suas relações com a psicologia da criança é o inconsciente. É a forma mais primitiva da psique humana, com leis próprias longe da racionalidade da consciência, ou seja, são os desejos mais profundos onde não há moral nem julgamento. | por |
dc.description.abstract | To understand the symbolic portrayed by Jean Piaget, we must first know some concepts developed by the father of Psychoanalysis Sigmund Freud. During his studies Freud developed the so-called First Topic or Topographic Theory. It is divided into three instances: unconscious (Ucs), preconscious (Pcs) and conscious (Cs), that is, each of them is virtually responsible for a specific function in the psyche. The part studied by Jean Piaget in his book Psychoanalysis and its relations with the psychology of the child is the unconscious. It is the most primitive form of the human psyche, with its own laws far from the rationality of conscience, that is, it is the deepest desires where there is no moral or judgment. | eng |
dc.description.abstract | Para entender lo simbólico retratado por Jean Piaget, primero debemos conocer algunos conceptos desarrollados por el padre del Psicoanálisis Sigmund Freud. Durante sus estudios, Freud desarrolló el llamado Primer Tema o Teoría Topográfica. Se divide en tres instancias: inconsciente (Ucs), preconsciente (Pcs) y consciente (Cs), es decir, cada una de ellas es virtualmente responsable de una función específica en la psique. La parte estudiada por Jean Piaget en su libro El psicoanálisis y sus relaciones con la psicología del niño es el inconsciente. Es la forma más primitiva del psiquismo humano, con leyes propias alejadas de la racionalidad de la conciencia, es decir, son los deseos más profundos donde no hay moral ni juicio. | spa |
dc.description.provenance | Submitted by Michele Aparecida Cerqueira Rodrigues (michele.profmatematica@gmail.com) on 2022-01-26T13:42:03Z No. of bitstreams: 1 Piaget_affectivity_and_cognition.pdf: 44150 bytes, checksum: f84f8220c7885330c02a5ee13c58825d (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Juliana s (julianasousa@ibict.br) on 2023-04-19T14:39:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Piaget_affectivity_and_cognition.pdf: 44150 bytes, checksum: f84f8220c7885330c02a5ee13c58825d (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-04-19T14:39:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Piaget_affectivity_and_cognition.pdf: 44150 bytes, checksum: f84f8220c7885330c02a5ee13c58825d (MD5) Previous issue date: 2021 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | eng | por |
dc.publisher | Universidad de Flores | por |
dc.publisher.country | Estados unidos | por |
dc.relation.ispartof | Academia Edu | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | candomblé | eng |
dc.subject | syncretism | eng |
dc.subject | utopias | eng |
dc.subject | heterotopias | eng |
dc.subject | black diaspora | eng |
dc.subject | Piaget | por |
dc.subject | Afetividade | por |
dc.subject | Cognição | por |
dc.subject | Piaget | spa |
dc.subject | Afectividad | spa |
dc.subject | Conhecimento | spa |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.subject.cnpq | Psicologia Educacional | por |
dc.title | Piaget, affectivity and cognition | por |
dc.title.alternative | Piaget, afetividade e cognição | por |
dc.title.alternative | Piaget, afectividad y cognición | spa |
dc.type | Artigo | por |
Aparece nas coleções: | Sudeste |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Piaget_affectivity_and_cognition.pdf | Artigo | 43,12 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Ferramentas do administrador