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dc.contributor.authorMOTA, Celso Danilo; CARDOSO, Francisco de Faria; SILVA, Juliano Costa; COSTA, Marcelo Pereira; SANTOS, Robson-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8805854636645813por
dc.contributor.advisorSIQUEIRA, Eunice Gomes-
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2284943947339694por
dc.contributor.referees1THEODORO FILHO, Jaci Alvarenga-
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4884875237241388por
dc.contributor.referees2GOMES, Evandro Luís Brandão-
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8446528687743248por
dc.contributor.referees3VILLELA, Rosemy Aparecida Mendonça-
dc.contributor.referees3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5519524022356818por
dc.date.accessioned2023-05-29T14:24:12Z-
dc.date.issued2016por
dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/306-
dc.description.resumoEste projeto consiste no desenvolvimento de um aplicativo mobile para a plataforma Android, nomeado Aprendiz. O aplicativo Aprendiz utiliza a técnica de repetição espaçada que é uma das derivações da aprendizagem espaçada, baseada na curva hipotética de esquecimento. Essa técnica consiste em realizar revisões sistemáticas das informações recém-adquiridas a fim de fixá-las na memória de longo prazo. Segundo Ebbinghaus, psicólogo que estudou os processos adjacentes da memória, se não fizermos revisões dos conteúdos aprendidos, no tempo correto e no período correto, nosso cérebro deixará os conteúdos aprendidas de lado, para poder armazenar outras informações que nos são apresentadas durante o dia a dia. O modelo ideal de estudos seria fazendo revisões no momento em que o nosso cérebro está se preparando para esquecer, dessa forma a informação passa a ser vista como importante e pode ter melhor retenção a longo prazo. Estudar sem se preocupar em revisar o conteúdo pode ser inútil, e uma das melhores maneiras de realmente assimilar e armazenar informação em nossa memória é com revisões planejadas e com o intervalo correto. O aplicativo Aprendiz é um sistema de Flashcards interativo e que além da técnica de repetição espaçada, baseia-se no sistema Leitner. Durante a fase de planejamento e desenvolvimento do projeto foram explorados os conhecimentos adquiridos no curso de Sistemas de Informação da FAI – Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação, destacando as disciplinas de Gerência de Projetos e Engenharia de Software.por
dc.description.abstractEste projeto consiste no desenvolvimento de um aplicativo mobile para a plataforma Android, nomeado Aprendiz. O aplicativo Aprendiz utiliza a técnica de repetição espaçada que é uma das derivações da aprendizagem espaçada, baseada na curva hipotética de esquecimento. Essa técnica consiste em realizar revisões sistemáticas das informações recém-adquiridas a fim de fixá-las na memória de longo prazo. Segundo Ebbinghaus, psicólogo que estudou os processos adjacentes da memória, se não fizermos revisões dos conteúdos aprendidos, no tempo correto e no período correto, nosso cérebro deixará os conteúdos aprendidas de lado, para poder armazenar outras informações que nos são apresentadas durante o dia a dia. O modelo ideal de estudos seria fazendo revisões no momento em que o nosso cérebro está se preparando para esquecer, dessa forma a informação passa a ser vista como importante e pode ter melhor retenção a longo prazo. Estudar sem se preocupar em revisar o conteúdo pode ser inútil, e uma das melhores maneiras de realmente assimilar e armazenar informação em nossa memória é com revisões planejadas e com o intervalo correto. O aplicativo Aprendiz é um sistema de Flashcards interativo e que além da técnica de repetição espaçada, baseia-se no sistema Leitner. Durante a fase de planejamento e desenvolvimento do projeto foram explorados os conhecimentos adquiridos no curso de Sistemas de Informação da FAI – Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação, destacando as disciplinas de Gerência de Projetos e Engenharia de Software.por
dc.description.provenanceSubmitted by Celso Danilo da Mota (celso.danilo_mota@hotmail.com) on 2023-05-27T05:13:21Z No. of bitstreams: 1 Desenvolvimento de Sistema para Melhorar a Memorização a Longo Prazo, Utilizando a Técnica de Repetição Espaçada.pdf: 2624209 bytes, checksum: bb7eb808a696b519287d68165a5878ab (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Juliana s (julianasousa@ibict.br) on 2023-05-29T14:24:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Desenvolvimento de Sistema para Melhorar a Memorização a Longo Prazo, Utilizando a Técnica de Repetição Espaçada.pdf: 2624209 bytes, checksum: bb7eb808a696b519287d68165a5878ab (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-29T14:24:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Desenvolvimento de Sistema para Melhorar a Memorização a Longo Prazo, Utilizando a Técnica de Repetição Espaçada.pdf: 2624209 bytes, checksum: bb7eb808a696b519287d68165a5878ab (MD5) Previous issue date: 2016eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherFAI - Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educaçãopor
dc.publisher.departmentFAI - Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.relationAPÊNDICE A - LISTA DE ATIVIDADES, DIAGRAMA DE REDE E CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES.mpp APÊNDICE B - RELATÓRIO DE DESEMPENHO.xlsx APÊNDICE C - CONTROLE DE MUDANÇAS.xlsx APÊNDICE D - GERÊNCIA DA QUALIDADE.xlsx APÊNDICE E - GERENCIA DE RISCOS.xlsm APÊNDICE F - DICIONÁRIO DE DADOS.docx APÊNDICE G - DESCRIÇÃO DOS CASOS DE TESTE.docx APÊNDICE H - HISTÓRICO DE REALIZAÇÃO DOS CASOS DE TESTE.docx APÊNDICE I - MANUAL DO USUÁRIO.docx APÊNDICE J - DIAGRAMAS DE CASOS DE USO APÊNDICE K - CENÁRIOS DOS CASOS DE USO APÊNDICE L - MODELOS ENTIDADE E RELACIONAMENTO APÊNDICE M - DIAGRAMAS DE CLASSES - APLICAÇÃO CLIENTE APÊNDICE N - DIAGRAMAS DE CLASSES - APLICAÇÃO SERVIDORA APÊNDICE O - DIAGRAMAS DE OBJETOS APÊNDICE P - ESTIMATIVAS POR PONTOS DE CASOS DE USO E FUNÇÃO APÊNDICE Q - DIAGRAMAS DE SEQUÊNCIA - APLICAÇÃO CLIENTE APÊNDICE R - DIAGRAMAS DE SEQUÊNCIA - APLICAÇÃO SERVIDORApor
dc.relation.referencesANKI. Exemplo de flashcard. Disponível em: <http://anki.com.br/>. Acesso em: 8 de set. de 2016. BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias. São Paulo: Saraiva, v. 13, 1999. COULOURIS, George; DOLLIMORE, Jean; KIDBERG, Tim. Sistemas Distribuídos: Conceitos e projetos, 4 .ed. Porto Alegre: Bookman Companhia Ed, 2007. 28-34p. DELL’ISOLA, Alberto. Mentes brilhantes: curva do esquecimento. 2008. Disponível em: <http://memorizacao.blogspot.com.br/2008/05/curva-do-esquecimento.html>. DUOLINGO. Palavras. Disponível em: <https://www.duolingo.com/words>. Acesso em: 8 de set. de 2016. EBBINGHAUS, Hermann. Über das gedächtnis: untersuchungen zur experimentellen psychologie. Books on Demand, 1885. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. LOPES, Ana. Dê um tempo para aprender mais rápido. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=0_Aqp3KNgMI>. Acesso em: 2 de abr. de 2016. PINTO, A.. Memória, cognição e educação: Implicações mútuas. In: B. Detry e F. Simas (Eds.), Educação, cognição e desenvolvimento: Textos de psicologia educacional para a formação de professores. Lisboa: Edinova, 2001. 17-54p. Disponível em: <http://www.fpce.up.pt/docentes/acpinto/artigos/16_memoria_e_educacao.pdf>. PRESSLEY, M.; GOODCHILD, F.; FLEET, F.; ZAJCHOWSKI, R.; EVANS, E. D.. The challenges of classroom strategy instruction. The Elementary School Journal, 1989. 301–342p. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE, INC. Conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK). 2013. PRUZAN, Todd. As pessoas mais desajeitada da Europa: Ou, mal-humorado guia da Sra. Mortimer para o mundo vitoriana. [S.l.]: Bloomsbury Publishing, 2008. 5p. SILVA, Diogo Correia A.; CARNIELLO, Andreia; CARNIELLO, Adriana. Flashcards virtuais – Técnica de repetição espaçada aplicada ao apoio na memorização do conteúdo estudado: flashcards. 2006. Disponível em: <http://www.gestaouniversitaria.com.br/system/scientific_articles/files/000/000/067/original/Artigo_Flashcard_-_Gest%C3%A3o_Universit%C3%A1ria.pdf?1423144482>. SILVA, Diogo Correia A.; CARNIELLO, Andreia; CARNIELLO, Adriana. Utilização da técnica de repetição espaçada por meio de flashcards virtuais para o aumento da memorização na aprendizagem. Sinergia - Revista Cientifica do Instituto Federal de São Paulo, v15, artigo 7, 2014. Disponível em: <http://www2.ifsp.edu.br/edu/prp/sinergia/complemento/sinergia_2014_n4/pdf_s/segmentos/artigo_07_v15_n4.pdf>. VILLAS, Marcos Vianna et al. Estruturas de dados: conceitos e técnicas de implementação. Rio de Janeiro: Campus, 1993. ZNP. Flashcards e o Sistema Leitner. 2015. Disponível em: <http://www.zinplez.com/2015/02/09/flashcards-e-o-sistema-leitner/>.por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTécnica de repetição espaçadapor
dc.subjectAprendizagem espaçadapor
dc.subjectCurva hipotética de esquecimentopor
dc.subjectFlashcardspor
dc.subjectSistema Leitnerpor
dc.subjectSistemas de Informaçãopor
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapor
dc.titleDesenvolvimento de Sistema para Melhorar a Memorização a Longo Prazo, Utilizando a Técnica de Repetição Espaçadapor
dc.typebachelorThesispor
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