Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/306
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | MOTA, Celso Danilo; CARDOSO, Francisco de Faria; SILVA, Juliano Costa; COSTA, Marcelo Pereira; SANTOS, Robson | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8805854636645813 | por |
dc.contributor.advisor | SIQUEIRA, Eunice Gomes | - |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2284943947339694 | por |
dc.contributor.referees1 | THEODORO FILHO, Jaci Alvarenga | - |
dc.contributor.referees1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4884875237241388 | por |
dc.contributor.referees2 | GOMES, Evandro Luís Brandão | - |
dc.contributor.referees2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8446528687743248 | por |
dc.contributor.referees3 | VILLELA, Rosemy Aparecida Mendonça | - |
dc.contributor.referees3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5519524022356818 | por |
dc.date.accessioned | 2023-05-29T14:24:12Z | - |
dc.date.issued | 2016 | por |
dc.identifier.uri | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/306 | - |
dc.description.resumo | Este projeto consiste no desenvolvimento de um aplicativo mobile para a plataforma Android, nomeado Aprendiz. O aplicativo Aprendiz utiliza a técnica de repetição espaçada que é uma das derivações da aprendizagem espaçada, baseada na curva hipotética de esquecimento. Essa técnica consiste em realizar revisões sistemáticas das informações recém-adquiridas a fim de fixá-las na memória de longo prazo. Segundo Ebbinghaus, psicólogo que estudou os processos adjacentes da memória, se não fizermos revisões dos conteúdos aprendidos, no tempo correto e no período correto, nosso cérebro deixará os conteúdos aprendidas de lado, para poder armazenar outras informações que nos são apresentadas durante o dia a dia. O modelo ideal de estudos seria fazendo revisões no momento em que o nosso cérebro está se preparando para esquecer, dessa forma a informação passa a ser vista como importante e pode ter melhor retenção a longo prazo. Estudar sem se preocupar em revisar o conteúdo pode ser inútil, e uma das melhores maneiras de realmente assimilar e armazenar informação em nossa memória é com revisões planejadas e com o intervalo correto. O aplicativo Aprendiz é um sistema de Flashcards interativo e que além da técnica de repetição espaçada, baseia-se no sistema Leitner. Durante a fase de planejamento e desenvolvimento do projeto foram explorados os conhecimentos adquiridos no curso de Sistemas de Informação da FAI – Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação, destacando as disciplinas de Gerência de Projetos e Engenharia de Software. | por |
dc.description.abstract | Este projeto consiste no desenvolvimento de um aplicativo mobile para a plataforma Android, nomeado Aprendiz. O aplicativo Aprendiz utiliza a técnica de repetição espaçada que é uma das derivações da aprendizagem espaçada, baseada na curva hipotética de esquecimento. Essa técnica consiste em realizar revisões sistemáticas das informações recém-adquiridas a fim de fixá-las na memória de longo prazo. Segundo Ebbinghaus, psicólogo que estudou os processos adjacentes da memória, se não fizermos revisões dos conteúdos aprendidos, no tempo correto e no período correto, nosso cérebro deixará os conteúdos aprendidas de lado, para poder armazenar outras informações que nos são apresentadas durante o dia a dia. O modelo ideal de estudos seria fazendo revisões no momento em que o nosso cérebro está se preparando para esquecer, dessa forma a informação passa a ser vista como importante e pode ter melhor retenção a longo prazo. Estudar sem se preocupar em revisar o conteúdo pode ser inútil, e uma das melhores maneiras de realmente assimilar e armazenar informação em nossa memória é com revisões planejadas e com o intervalo correto. O aplicativo Aprendiz é um sistema de Flashcards interativo e que além da técnica de repetição espaçada, baseia-se no sistema Leitner. Durante a fase de planejamento e desenvolvimento do projeto foram explorados os conhecimentos adquiridos no curso de Sistemas de Informação da FAI – Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação, destacando as disciplinas de Gerência de Projetos e Engenharia de Software. | por |
dc.description.provenance | Submitted by Celso Danilo da Mota (celso.danilo_mota@hotmail.com) on 2023-05-27T05:13:21Z No. of bitstreams: 1 Desenvolvimento de Sistema para Melhorar a Memorização a Longo Prazo, Utilizando a Técnica de Repetição Espaçada.pdf: 2624209 bytes, checksum: bb7eb808a696b519287d68165a5878ab (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Juliana s (julianasousa@ibict.br) on 2023-05-29T14:24:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Desenvolvimento de Sistema para Melhorar a Memorização a Longo Prazo, Utilizando a Técnica de Repetição Espaçada.pdf: 2624209 bytes, checksum: bb7eb808a696b519287d68165a5878ab (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-05-29T14:24:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Desenvolvimento de Sistema para Melhorar a Memorização a Longo Prazo, Utilizando a Técnica de Repetição Espaçada.pdf: 2624209 bytes, checksum: bb7eb808a696b519287d68165a5878ab (MD5) Previous issue date: 2016 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | FAI - Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação | por |
dc.publisher.department | FAI - Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.relation | APÊNDICE A - LISTA DE ATIVIDADES, DIAGRAMA DE REDE E CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES.mpp APÊNDICE B - RELATÓRIO DE DESEMPENHO.xlsx APÊNDICE C - CONTROLE DE MUDANÇAS.xlsx APÊNDICE D - GERÊNCIA DA QUALIDADE.xlsx APÊNDICE E - GERENCIA DE RISCOS.xlsm APÊNDICE F - DICIONÁRIO DE DADOS.docx APÊNDICE G - DESCRIÇÃO DOS CASOS DE TESTE.docx APÊNDICE H - HISTÓRICO DE REALIZAÇÃO DOS CASOS DE TESTE.docx APÊNDICE I - MANUAL DO USUÁRIO.docx APÊNDICE J - DIAGRAMAS DE CASOS DE USO APÊNDICE K - CENÁRIOS DOS CASOS DE USO APÊNDICE L - MODELOS ENTIDADE E RELACIONAMENTO APÊNDICE M - DIAGRAMAS DE CLASSES - APLICAÇÃO CLIENTE APÊNDICE N - DIAGRAMAS DE CLASSES - APLICAÇÃO SERVIDORA APÊNDICE O - DIAGRAMAS DE OBJETOS APÊNDICE P - ESTIMATIVAS POR PONTOS DE CASOS DE USO E FUNÇÃO APÊNDICE Q - DIAGRAMAS DE SEQUÊNCIA - APLICAÇÃO CLIENTE APÊNDICE R - DIAGRAMAS DE SEQUÊNCIA - APLICAÇÃO SERVIDORA | por |
dc.relation.references | ANKI. Exemplo de flashcard. Disponível em: <http://anki.com.br/>. Acesso em: 8 de set. de 2016. BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias. São Paulo: Saraiva, v. 13, 1999. COULOURIS, George; DOLLIMORE, Jean; KIDBERG, Tim. Sistemas Distribuídos: Conceitos e projetos, 4 .ed. Porto Alegre: Bookman Companhia Ed, 2007. 28-34p. DELL’ISOLA, Alberto. Mentes brilhantes: curva do esquecimento. 2008. Disponível em: <http://memorizacao.blogspot.com.br/2008/05/curva-do-esquecimento.html>. DUOLINGO. Palavras. Disponível em: <https://www.duolingo.com/words>. Acesso em: 8 de set. de 2016. EBBINGHAUS, Hermann. Über das gedächtnis: untersuchungen zur experimentellen psychologie. Books on Demand, 1885. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. LOPES, Ana. Dê um tempo para aprender mais rápido. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=0_Aqp3KNgMI>. Acesso em: 2 de abr. de 2016. PINTO, A.. Memória, cognição e educação: Implicações mútuas. In: B. Detry e F. Simas (Eds.), Educação, cognição e desenvolvimento: Textos de psicologia educacional para a formação de professores. Lisboa: Edinova, 2001. 17-54p. Disponível em: <http://www.fpce.up.pt/docentes/acpinto/artigos/16_memoria_e_educacao.pdf>. PRESSLEY, M.; GOODCHILD, F.; FLEET, F.; ZAJCHOWSKI, R.; EVANS, E. D.. The challenges of classroom strategy instruction. The Elementary School Journal, 1989. 301–342p. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE, INC. Conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK). 2013. PRUZAN, Todd. As pessoas mais desajeitada da Europa: Ou, mal-humorado guia da Sra. Mortimer para o mundo vitoriana. [S.l.]: Bloomsbury Publishing, 2008. 5p. SILVA, Diogo Correia A.; CARNIELLO, Andreia; CARNIELLO, Adriana. Flashcards virtuais – Técnica de repetição espaçada aplicada ao apoio na memorização do conteúdo estudado: flashcards. 2006. Disponível em: <http://www.gestaouniversitaria.com.br/system/scientific_articles/files/000/000/067/original/Artigo_Flashcard_-_Gest%C3%A3o_Universit%C3%A1ria.pdf?1423144482>. SILVA, Diogo Correia A.; CARNIELLO, Andreia; CARNIELLO, Adriana. Utilização da técnica de repetição espaçada por meio de flashcards virtuais para o aumento da memorização na aprendizagem. Sinergia - Revista Cientifica do Instituto Federal de São Paulo, v15, artigo 7, 2014. Disponível em: <http://www2.ifsp.edu.br/edu/prp/sinergia/complemento/sinergia_2014_n4/pdf_s/segmentos/artigo_07_v15_n4.pdf>. VILLAS, Marcos Vianna et al. Estruturas de dados: conceitos e técnicas de implementação. Rio de Janeiro: Campus, 1993. ZNP. Flashcards e o Sistema Leitner. 2015. Disponível em: <http://www.zinplez.com/2015/02/09/flashcards-e-o-sistema-leitner/>. | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Técnica de repetição espaçada | por |
dc.subject | Aprendizagem espaçada | por |
dc.subject | Curva hipotética de esquecimento | por |
dc.subject | Flashcards | por |
dc.subject | Sistema Leitner | por |
dc.subject | Sistemas de Informação | por |
dc.subject.cnpq | Ciências Exatas e da Terra | por |
dc.title | Desenvolvimento de Sistema para Melhorar a Memorização a Longo Prazo, Utilizando a Técnica de Repetição Espaçada | por |
dc.type | bachelorThesis | por |
Aparece nas coleções: | Sudeste |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Desenvolvimento de Sistema para Melhorar a Memorização a Longo Prazo, Utilizando a Técnica de Repetição Espaçada.pdf | Desenvolvimento de Sistema para Melhorar a Memorização a Longo Prazo, Utilizando a Técnica de Repetição Espaçada | 2,56 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Ferramentas do administrador