Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/316
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Fernanda Araújo de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6824313091728413por
dc.contributor.advisorWeitzel , Simone da Rocha-
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9686940788640111por
dc.contributor.referees1Elias Jr , Alberto Calil-
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9490009776453579por
dc.contributor.referees2Rosa, Daniele Achilles Dutra da-
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1675500756212795por
dc.date.accessioned2023-05-31T14:16:17Z-
dc.date.issued2017por
dc.identifier.citationSOUSA, Fernanda Araújo de. Contribuições da teoria de Formação e Desenvolvimento de Coleções para o aprimoramento do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) – Escola de Biblioteconomia, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.por
dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/316-
dc.description.resumoTendo em vista a importância da formação de coleções adequadas em bibliotecas escolares que correspondam aos objetivos da instituição e satisfaça as necessidades de informação da comunidade, este trabalho tem como objetivo apresentar contribuições para o aprimoramento do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) à luz da teoria biblioteconômica de Formação e Desenvolvimento de Coleções. Quanto à metodologia, a pesquisa pode ser caracterizada como aplicada, descritiva e qualitativa. Empregou-se como procedimento técnico a pesquisa documental que teve como objeto o Edital de convocação para inscrição e seleção de obras de literatura para o Programa Nacional Biblioteca da Escola: PNBE 2015. Para a análise do conteúdo do edital foi construído um quadro onde foram utilizadas categorias teóricas elaboradas a partir da teoria biblioteconômica sobre política e atividade de seleção presente no processo de Formação e Desenvolvimento de Coleções. O quadro permitiu averiguar como cada categoria é tratada tanto na teoria de FDC quanto no PNBE. Como resultados obtidos apontam-se as seguintes contribuições: transferência da responsabilidade pela escolha inicial dos livros que é feita pelos editores para os profissionais do PNBE encarregados da seleção; constituição de uma comissão deliberativa com a presença de professores e bibliotecários de várias regiões do país e inclusão do critério de autoridade no conjunto de critérios usados pelo programa. Salienta-se que o atual formato do programa impossibilita a utilização de outros procedimentos identificados. Finaliza-se sugerindo algumas mudanças no formato do PNBE que possibilitaria o seu aprimoramento.por
dc.description.abstractConsidering the importance of the formation of appropriate collections in school libraries that correspond to the institution's objectives and satisfy the information needs of the community, this paper aims to present contributions for the improvement of the Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) in view of Librarianship’s theory of Collection Development. Regarding methodology, the research can be characterized as applied, descriptive and qualitative. It was used the documentary research as a technical procedure in which the object was the “Edital de convocação para inscrição e seleção de obras de literatura para o Programa Nacional Biblioteca da Escola: PNBE 2015”. For the content analysis of the edict it was constructed a table with theoretical categories that was elaborated from the Librarianship’s theory about politics and selection activity inside the process of Collection Development. The table displayed how each category is treated in both FDC theory and PNBE. The following results are obtained: transfer of responsibility for the initial selection of the books that is made by the editors to the PNBE professionals in charge of the selection; constitution of a deliberative committee with the presence of teachers and librarians from various regions of the country; and inclusion of the criterion of authority in the set of criteria used by the program. It should be noted that the current format of the program makes it impossible to use other identified procedures. It ends by suggesting some changes in the PNBE format that would allow for its improvement.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Araújo de Sousa (fernanda-araujo1953@hotmail.com) on 2021-05-27T15:34:41Z No. of bitstreams: 1 TCC_Versão Final_Fernanda Araújo.pdf: 13246632 bytes, checksum: 569904a46a1e8d76fb04924cf352e77f (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Juliana s (julianasousa@ibict.br) on 2023-05-31T14:16:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Versão Final_Fernanda Araújo.pdf: 13246632 bytes, checksum: 569904a46a1e8d76fb04924cf352e77f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-31T14:16:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Versão Final_Fernanda Araújo.pdf: 13246632 bytes, checksum: 569904a46a1e8d76fb04924cf352e77f (MD5) Previous issue date: 2017eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentEscola de Biblioteconomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.relation.referencesABREU, Vera Lúcia Furst Gonçalves. A coleção da biblioteca escolar. In: CAMPELLO, Bernadete et al. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016. p. 29-32. CAMPELLO, Bernadete. A competência informacional na educação para o século XXI. In: CAMPELLO, Bernadete et al. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016. p. 9-12. COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 7. ed. rev. e atual. São Paulo: Moderna, 2000. CORSINO, Patrícia. Trabalhando com projetos na educação infantil. In: CORSINO, Patrícia (Org.). Educação infantil: cotidiano e políticas. Campinas: Autores Associados, 2012. (Coleção Educação Contemporânea). CÔRTE, Adelaide Ramos; BANDEIRA, Suelena Pinto. Biblioteca escolar. Brasília, DF: Brinquet de Lemos, 2011. CRUZ, Priscilla; MONTEIRO, Luciano (Org.). Anuário brasileiro da educação básica: 2017. São Paulo: Moderna, 2017. Disponível em: <https://www.todospelaeducacao.org.br/biblioteca/1567/anuario-brasileiro-da-educacao-basica-2017>. Acesso: 11 out. 2017. CURLEY, Arthur; BRODERICK, Dorothy. Building library collections. 6. ed. London: The Scarecrow Press, Inc., 1985. BRASIL. Constituição da república federativa do Brasil de 1988. Diário [da] Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 5 out. 1988. Seção 1, p. 1. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 07 out. 2017. ______. Decreto nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o programa nacional do livro e do material didático. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 19 jul. 2017. Seção 1, p. 7. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9099.htm>. Acesso em: 04 dez. 2017. ______. Diretrizes curriculares nacionais gerais da educação básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 08 out. 2017. ______. Ministério da Educação. Edital de convocação para inscrição e seleção de obras de literatura para o programa nacional biblioteca da escola: PNBE 2015. Brasília, DF: CGPLI, 2014. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro/consultas/editais-programas-livro/item/5339-edital-pnbe-2015>. Acesso em: 22 ago. 2017. ______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27833. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 08 out. 2017. ______. Lei nº12.244, de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do país. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 25 maio 2010. Seção 1, p. 1. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12244.htm>. Acesso em: 10 out. 2017. ______. Portaria nº 584, de 28 de abril de 1997. Diário Oficial [da União], Poder Executivo, Brasília, DF, 29 abr. 1997. Seção 1, p. 8519. Disponível em: <http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=31&data=29/04/1997>. Acesso em: 13 out. 2017. ______. Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE): leitura e bibliotecas nas escolas públicas brasileiras. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Avalmat/livro_mec_final_baixa.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2017. EVANS, G. Edward; SAPONARO, Margaret Zarnosky. Developing library and information Center collection. 5. ed. Westport: LibrariesUnlimited, 2005. FERNANDES, Célia Regina Delácio; CORDEIRO, Maisa Barbosa da Silva. Os critérios de avaliação e seleção do PNBE: um estudo diacrônico. Educação, Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 319-328, set./dez. 2012. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/11749/8389>. Acesso: 13 out. 2017. FETZNER, Andréa Rosana. Currículo. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2013. 2 v. FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Desenvolvimento & avaliações de coleções. Rio de Janeiro: Rasbikus, 1993. FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. Apresentação. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/biblioteca-da-escola/biblioteca-da-escola-apresentacao>. Acesso em: 17 mar. 2017a. ______. Histórico. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro/biblioteca-na-escola/historico>. Acesso em: 13 out. 2017b. ______.Programas do livro. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro/legislacao/item/9787-sobre-os-programas-do-livro>. Acesso em: 12 out. 2017c. GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Letramento informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília, DF: FCI/Unb, 2012. Disponível em: <http://www.repositorio.unb.br/bitstream/10482/13025/1/LIVRO_Letramento_Informacional.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2017. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. GONÇALVES, Paulo Celso Costa. Políticas públicas de livro didático: elementos para compreensão da agenda de políticas públicas em educação no Brasil. 2017. 233 f. Tese (Doutorado em Educação) –Universidade Federal de Uberlândia, 2017. Disponível em: <https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/19891/1/PoliticasPublicasLivro.pdf>. Acesso em: 24 jan. 2018. GUIMARÃES, Fernanda Xavier; BARREIRA, Maria Isabel de Jesus S. Biblioteca escolar e as perspectivas curriculares dos cursos de biblioteconomia da região nordeste. São Paulo: Paço, 2016. IFLA/UNESCO School library Manifesto 1999. Disponível em: <https://www.ifla.org/publications/ifla-unesco-school-library-manifesto-1999>. Acesso em: 07 set. 2017. INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil.4. ed. São Paulo: Instituto pró-livro, 2016. Disponível em: <http://prolivro.org.br/home/images/2016/Pesquisa_Retratos_da_Leitura_no_Brasil_-_2015.pdf>. Acesso em: 10 out. 2017. INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Guidelines for a collection development policy using the conspectus model. 2001. Disponível em: <https://www.ifla.org/files/assets/acquisition-collection-development/publications/gcdp-en.pdf>. Acesso em: 12 nov. 2017. MACEDO, Neusa Dias de (Org.). Biblioteca escolar brasileira em debate: da memória profissional a um fórum virtual. São Paulo: Senac, CRB – 8ª região – São Paulo, 2005. MACIEL, Alba Costa; MENDONÇA, Marília Alvarenga Rocha. Bibliotecas como organizações. Rio de Janeiro: Interciência; Niterói: Intertexto, 2006. MARDIS, Marcia A. The collection program in schools: concepts and practices. 6. ed. Santa Barbara, CA: LibrariesLimited, 2016. Disponível em: <https://www.amazon.com/Collection-Program-Schools-Practices-Information/dp/1610698231/ref=sr_1_3?s=books&ie=UTF8&qid=1504127911&sr=1-3&keywords=school+library+collection+development>. Acesso em: 30 ago. 2017. MAROTO, Lucia Helena. Biblioteca escola, eis a questão: do espaço do castigo ao centro do fazer educativo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa Nacional Biblioteca da Escola. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/programa-nacional-biblioteca-da-escola/apresentacao>. Disponível em: 12 out. 2017. MOREIRA, Ardilhes. Governo federal está desde 2014 sem comprar livros de literatura para escolas públicas. G1, Rio de Janeiro, 29 set. 2017. Disponível em: < https://g1.globo.com/educacao/noticia/governo-federal-seguira-sem-entregar-novos-livros-de-literatura-para-bibliotecas-escolares-em-2018.ghtml>. Acesso em: 04 out. 17. NATIONAL LIBRARY OF NEW ZEALAND. Selecting resources for your school library. Disponível em: <http://schools.natlib.govt.nz/school-libraries/building-and-managing-collection/selecting-resources-your-school-library>. Acesso em 25 fev. 2017. PINHEIRO, Carmem Neide Antunes. A importância do projeto político pedagógico para desenvolver o currículo respeitando a diversidade no contexto escolar. 2013. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)–Universidade de Brasília, Brasília, 2013. Disponível em: < http://bdm.unb.br/bitstream/10483/8875/1/2013_CarmenNeideAntunesPinheiro.pdf>. Acesso em: 24 jan. 2018. PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Universidade Feevale, 2013. Disponível em: <http://www.feevale.br/Comum/midias/8807f05a-14d0-4d5b-b1ad-1538f3aef538/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2017. QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Antes do depois. Rio de Janeiro: Manati, 2006. RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação. Multieducação: Sala de Leitura. 2.ed. Rio de Janeiro, 2007. (Série Temas em Debate). SAMPAIO, Helena Augusto Santos Pires de. A biblioteca escolar e o currículo. 2012. 210 f. Dissertação (Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares)– Universidade Aberta, Lisboa, 2012. Disponível em: <https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/2572/1/TMGIBE_HelenaSampaio.pdf>. Acesso em: 11 nov. 2017. SILVA, Ezequiel Theodoro da. Leitura na escola e na biblioteca. Campinas: Papirus, 1986. VERGUEIRO, Waldomiro. Desenvolvimento de coleções. São Paulo: Polis: ABP, 1989. ______. Seleção de materiais de informação: princípios e técnicas. 3. ed. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2010. WEITZEL, Simone da Rocha. Desenvolvimento de coleções: origem dos fundamentos contemporâneos. Transinformação, Campinas, v. 24, n. 3, p. 179-190, set./dez. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tinf/v24n3/a03v24n3.pdf>. Acesso em: 12 nov. 2017. ______. Elaboração de uma política de desenvolvimento de coleções em bibliotecas universitárias. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência; Niterói: Intertexto, 2013.por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBiblioteca Escolarpor
dc.subjectFormação e Desenvolvimento de Coleçõespor
dc.subjectPolítica de Seleçãopor
dc.subjectPrograma Nacional Biblioteca da Escola (PNBE)por
dc.subjectSchool Libraryeng
dc.subjectCollection Developmenteng
dc.subjectSelection Policyeng
dc.subjectNational School Library Program (PNBE)eng
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspor
dc.subject.cnpqCiência da Informaçãopor
dc.subject.cnpqBiblioteconomiapor
dc.titleContribuições da teoria de Formação e Desenvolvimento de Coleções para o aprimoramento do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE)por
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopor
Aparece nas coleções:Sudeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Versão Final_Fernanda Araújo.pdf12,94 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Ferramentas do administrador