Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/336
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartins, Leonardo-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5053322705005812por
dc.contributor.advisorThiengo, Edmar Reis-
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3711344395240543por
dc.contributor.referees1Nunes, Marcus Antonius da Costa-
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3882053619940936por
dc.contributor.referees2Pertel, Josete-
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7816353380400598por
dc.date.accessioned2023-06-07T13:25:39Z-
dc.date.issued2018por
dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/336-
dc.description.resumoMesmo com todo o avanço tecnológico e todas as diversas fontes de informações disponibilizadas, o livro didático permanece como um importante recurso em sala de aula, de fácil acesso para alunos e professores, sendo, assim, o mais usual. Isso tem gerando um aumento significativo nas pesquisas sobre livros didáticos, cada uma com sua peculiaridade. Nessa linha, e para contribuir com essa análise, esta pesquisa pretende responder ao seguinte questionamento: Como os livros didáticos de matemática têm abordado, ao longo da história, as deduções da altura de objetos, cuja base é inacessível? Tem como objetivo geral discutir, historicamente, as deduções da altura de objetos com bases inacessíveis, presentes nos livros didáticos de Matemática e, nos objetivos específicos, apresentar o histórico do livro didático no Brasil; discorrer sobre a trigonometria no triângulo retângulo; ilustrar a proposta da pesquisa; apresentar as deduções propostas para o ensino da trigonometria; e analisar as explicações, exemplos, atividades de livros didáticos desde 1929. Como alicerce teórico, a pesquisa primou em apresentar a evolução histórica dos livros didáticos e, em seguida, discutir o ensino da trigonometria no Brasil. A pesquisa é de caráter documental, realizou análises em livros didáticos e buscou, insistentemente, alcançar os objetivos propostos por meio das análises feitas nas explicações, deduções, exemplos, exercícios e, inclusive, figuras. As análises evidenciaram que nem sempre o conteúdo variações entre ângulos notáveis eram abordados nos livros didáticos. Há uma defasagem de duas décadas, até o início da década de 50, quando, finalmente, essa parte da trigonometria começou a constar nesses livros. As análises apontam que os autores utilizam três métodos em suas obras: a lei geral, o sistema de equações e as propriedades do triângulo. A pesquisa propõe possíveis deduções para determinar a altura de objetos cuja distância até a base é inacessível, por meio da variação de ângulos notáveis. Tais propostas tornam-se um material importante para os professores de Matemática, que poderão utilizá-las para estimular no aluno a aprendizagem desse conteúdo, bem como aproximá-lo de outras situações e/ou padrões matemáticos com esse conteúdo e, assim, aumentar seu rendimento do aluno, entre outros.por
dc.description.abstractEven with all the technological advancement and all the sources of information available, the textbook will become an important resource in the classroom, easily accessible for classes and teachers, and thus the most usual. This has a greater weight in searches on textbooks, each with its peculiarity. In this line, and to contribute to this analysis, this research intends to answer the following question: How did the textbooks of mathematics have approached, throughout history, the deductions of the height of objects, whose base is inaccessible? It has as general objective to discuss, historically, the deductions of the height of objects with inaccessible bases, present in the textbooks of Mathematics and, in the specific objectives, to present the history of the textbook in Brazil; talk about trigonometry in the triangle rectangle; illustrate the research proposal; present the proposed deductions for the teaching of trigonometry; and analyze the explanations, examples, textbook activities since 1929. As a theoretical foundation, the research focused on presenting the historical evolution of textbooks and then discussing the teaching of trigonometry in Brazil. The research is documentary in nature, carried out analysis in didactic books and sought, persistently, to reach the proposed objectives through the analyzes made in the explanations, deductions, examples, exercises and even figures. The analyzes showed that not always the content variations between notable angles were addressed in textbooks. There is a delay of two decades, until the early 1950s, when, finally, this part of trigonometry began to appear in these books. The analyzes indicate that the authors use three methods in their works: the general law, the system of equations and the properties of the triangle. The research proposes possible deductions to determine the height of objects whose distance to the base is inaccessible, through the variation of notable angles. Such proposals become important material for teachers of Mathematics, who can use them to stimulate in the student the learning of this content, as well as to bring it closer to other mathematical situations and/or patterns with this content and, thus, to increase its student achievement, among others.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo Martins (professor@leomartins.net) on 2023-06-02T23:42:04Z No. of bitstreams: 2 LEONARDO_DISSERTAÇÃO_POS_AJUSTES.pdf: 3558750 bytes, checksum: c3e5c69ebda68c82bae156ed6dc4d2f8 (MD5) 02 - Leonardo Martins - Ata Me.pdf: 544488 bytes, checksum: da0db55549789ff6b3eb3e1226a0c7e8 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cássio Morais (cassiomorais@ibict.br) on 2023-06-07T13:25:39Z (GMT) No. of bitstreams: 2 LEONARDO_DISSERTAÇÃO_POS_AJUSTES.pdf: 3558750 bytes, checksum: c3e5c69ebda68c82bae156ed6dc4d2f8 (MD5) 02 - Leonardo Martins - Ata Me.pdf: 544488 bytes, checksum: da0db55549789ff6b3eb3e1226a0c7e8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-07T13:25:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 LEONARDO_DISSERTAÇÃO_POS_AJUSTES.pdf: 3558750 bytes, checksum: c3e5c69ebda68c82bae156ed6dc4d2f8 (MD5) 02 - Leonardo Martins - Ata Me.pdf: 544488 bytes, checksum: da0db55549789ff6b3eb3e1226a0c7e8 (MD5) Previous issue date: 2018eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdade Vale do Cricarépor
dc.publisher.departmentFaculdade Vale do Cricarépor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.programMestrado em CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃOpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTrigonometria no triângulo retângulopor
dc.subjectAltura inacessívelpor
dc.subjectÂngulos notáveispor
dc.subjectTrigonometry in Triangle Rectangleeng
dc.subjectInaccessible heightpor
dc.subjectRemarkable anglespor
dc.subject.cnpqCiência, Tecnologia e Educaçãopor
dc.subject.cnpqA Educação e a Inovaçãopor
dc.titleAlturas Inacessíveis: Uma Análise Histórica em Livros Didáticos de Matemáticapor
dc.typedoctoralThesispor
Aparece nas coleções:Sudeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEONARDO_DISSERTAÇÃO_POS_AJUSTES.pdfDissertação - Texto Principal3,48 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
02 - Leonardo Martins - Ata Me.pdfFolha de Aprovação531,73 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Ferramentas do administrador