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dc.contributor.authorCANTEIRO, Danielle Christiane dos Santos-
dc.contributor.authorSANTOS, Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos-
dc.date.accessioned2023-07-10T18:03:59Z-
dc.date.issued2022por
dc.identifier.citationSANTOS, D. M. A. DE A. P. DOS. Práticas Inclusivas e o Ensino da Matemática – Para todos? Ou Para cada um?. Glas education. 2022.por
dc.identifier.isbn9786584734104por
dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/386-
dc.descriptionProvocações sobre a inclusão no olhar matemáticopor
dc.description.resumoCom a democratização do ensino, evidencia-se na sala de aula um elemento que não existia quando o ensino era para alguns e se mostrava homogeneizador: a diversidade. Ela tem seu valor à medida que fortalece o grupo e oferece a todos maiores oportunidades de aprendizagem por meio das relações em sala. Em resposta a essa diversidade a Educação Inclusiva se mostra como uma política educacional que faz parte de uma estratégia mais abrangente de promover uma sociedade inclusiva. O objetivo na inclusão escolar, em contraposição ao modelo homogeneizador, é valorizar e reconhecer na diversidade, uma condição humana favorecedora da aprendizagem. De acordo com a Declaração de Salamanca1, os alunos “que possuem necessidades educacionais especiais2 devem ter acesso à escola normal, a qual deve acomodá-las dentro de uma pedagogia centrada na criança, capaz de atender às suas necessidades” (UNESCO, 1995). Ou seja, as limitações passam a ser consideradas como informação preciosa que não pode ser desprezada quando da elaboração dos planos de ensino, mas nosso foco vai para a identificação das possibilidades e potencialidades dos nossos alunos, nos movendo a construir alternativas que garantam condições à autonomia escolar e social, tornando o grupo de alunos iguais em direitos (Prieto, 2006). A ênfase passa da normalização do sujeito, para a mudança do meio, de modo a proporcionar a todos, melhores condições de aprendizagem e desenvolvimento.por
dc.description.abstractWith the democratization of education, an element is evident in the classroom that did not exist when education was for the few and was homogenizing: diversity. It has its value as it strengthens the group and offers everyone greater learning opportunities through the relationships in the classroom. In response to this diversity, Inclusive Education is an educational policy that is part of a broader strategy to promote an inclusive society. The goal in school inclusion, as opposed to the homogenizing model, is to value and recognize in diversity a human condition that promotes learning. According to the Salamanca Statement1, students "who have special educational needs2 should have access to mainstream schooling, which should accommodate them within a child-centered pedagogy capable of meeting their needs" (UNESCO, 1995). In other words, limitations are now considered precious information that cannot be ignored when drawing up teaching plans, but our focus is on identifying the possibilities and potentialities of our students, moving us to build alternatives that ensure conditions for school and social autonomy, making the group of students equal in rights (Prieto, 2006). The emphasis shifts from normalizing the subject to changing the environment in order to provide everyone with better conditions for learning and development.por
dc.description.provenanceSubmitted by Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos (douglas.pestana@sesisp.org.br) on 2023-07-02T13:50:43Z No. of bitstreams: 1 LIVROCANTEIRO&PESTANA2022.pdf: 841572 bytes, checksum: 55f04d1bb424c7c9547bcdf0035c55fd (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cássio Morais (cassiomorais@ibict.br) on 2023-07-10T18:03:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LIVROCANTEIRO&PESTANA2022.pdf: 841572 bytes, checksum: 55f04d1bb424c7c9547bcdf0035c55fd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-10T18:03:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LIVROCANTEIRO&PESTANA2022.pdf: 841572 bytes, checksum: 55f04d1bb424c7c9547bcdf0035c55fd (MD5) Previous issue date: 2022eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Ibirapuerapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.relation.ispartofEducação matemáticapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectInclusãopor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titlePráticas Inclusivas e o Ensino da Matemática – Para todos? Ou Para cada um?por
dc.typebookpor
dc.citation.issue1por
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