Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/419
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSpinhardi, Giovana Benedita Cardoso-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0676309396641512por
dc.contributor.advisorFerretti, Danilo José Zioni-
dc.date.accessioned2023-09-01T19:43:28Z-
dc.date.issued2023por
dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/419-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objeto de estudo o artista Alberto da Veiga Guignard. Através do delineamento de sua trajetória e das suas redes de sociabilidade buscamos investigar as possíveis vias pelas quais alguns desenhos de paisagens, produzidos pelo artista, participaram das iniciativas e dos desdobramentos implementados por artistas e intelectuais com vistas a equacionar o binômio modernismo e nacionalismo no âmbito cultural do país àquela época. O recorte temporal da pesquisa se concentrou entre os anos de 1942 e 1962 e a delimitação espacial focou o Rio de Janeiro, Belo Horizonte e as cidades históricas de Minas Gerais, principais lugares de atuação de Guignard desde que o artista retornou definitivamente da Europa para o Brasil, em 1929.por
dc.description.abstractThis research has as object of study the artist Alberto da Veiga Guignard. Through the outlining of his trajectory and his sociability networks, we seek to investigate the possible ways in which some landscape drawings, produced by the artist, participated in the initiatives and developments implemented by artists and intellectuals with a view to equating the binomial modernism and nationalism in the context of culture of the country at that time. The temporal cut of the research was concentrated between the years of 1942 and 1962 and the spatial delimitation focused on Rio de Janeiro, Belo Horizonte and the historic cities of Minas Gerais, main places of performance of Guignard since the artist returned definitively from Europe to the Brazil, in 1929.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Giovana Spinhardi (gispinhardi@gmail.com) on 2023-09-01T18:21:58Z No. of bitstreams: 1 O desenho de um Brasil moderno nas paisagens gráficas de Guignard (1942-1962).pdf: 18203184 bytes, checksum: b269d312797215d055d36f291712fb5e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cássio Morais (cassiomorais@ibict.br) on 2023-09-01T19:43:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 O desenho de um Brasil moderno nas paisagens gráficas de Guignard (1942-1962).pdf: 18203184 bytes, checksum: b269d312797215d055d36f291712fb5e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-01T19:43:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O desenho de um Brasil moderno nas paisagens gráficas de Guignard (1942-1962).pdf: 18203184 bytes, checksum: b269d312797215d055d36f291712fb5e (MD5) Previous issue date: 2023eng
dc.description.sponsorshipUFSJpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São João del-Reipor
dc.publisher.departmentUniversidade Federal de São João del-Reipor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAlberto da Veiga Guignard; paisagens gráficas; sociabilidades; arte brasileirapor
dc.subjectAlberto da Veiga Guignard; graphic landscapes; sociability; Brazilian arteng
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleThe design of a modern Brazil in the graphic landscapes of Guignard (1942-1962)por
dc.title.alternativeO desenho de um Brasil moderno nas paisagens gráficas de Guignard (1942-1962)por
dc.typemastherThesispor
Aparece nas coleções:Sudeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O desenho de um Brasil moderno nas paisagens gráficas de Guignard (1942-1962).pdfDocumento principal17,78 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Ferramentas do administrador