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dc.contributor.authorTavares, Fernando Rodrigues-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1416026866909275por
dc.contributor.advisorSantiago, Zélia Maria de Arruda-
dc.date.accessioned2023-09-14T18:08:28Z-
dc.date.issued2021por
dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/426-
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa situações didáticas pautadas na Pedagogia Visual, adotadas pela professora de Ciências e o intérprete de Libras direcionadas ao ensino com alunos surdos. A metodologia da pesquisa adota a abordagem qualitativa por possibilitar a compreensão de detalhes e significados, possibilitando interpretações e inferências sobre os resultados. As técnicas de pesquisas utilizadas foram a entrevista e a observação sistemática com dois estudantes surdos, uma professora de Ciências e um intérprete de Libras. A partir da predominância da oralização nas aulas de ciências e a dificuldade dos alunos surdos no conteúdo sobre animais vertebrados aplicou-se uma proposta didático-pedagógica em videoaula, contendo o referido conteúdo para alunos surdos e ouvintes, interpretado em Libras. Os resultados revelam que a prática pedagógica com alunos surdos deve ser ressignificada em parceria com a professora de Ciências, o intérprete de Libras e os alunos surdos, pois enfrentam dificuldades em adotar estratégias de ensino, comunicação e avaliação baseadas nos princípios teórico-metodológicos da Pedagogia Visual. Na maioria das vezes as aulas são hegemônicas pautadas na oralização, neste caso, entendendo-se que os alunos surdos aprendem da mesma forma que os ouvintes. Considera-se que existem indícios da Pedagogia Visual, através de algumas aulas com o uso de elementos visuais. A videoaula contribuiu para fortalecer a compreensão do uso dos recursos didáticos da Pedagogia Visual nas aulas de ciências com alunos surdos em parceria com a professora e o intérprete de Libras no ensino do conteúdo Animais Vertebrados com alunos surdos, assim como a avaliação de suas aprendizagens.por
dc.description.abstractThis research analyzes didactic situations based on Visual Pedagogy, adopted by the Science teacher and the Libras interpreter directed to teaching with deaf students. The research methodology adopts a qualitative approach as it allows the understanding of details and meanings, allowing interpretations and inferences about the results. The research techniques used were the interview and systematic observation with two deaf students, a science teacher and a Libras interpreter. Based on the predominance of oralization in science classes and the difficulty of deaf students in the content about vertebrate animals, a didactic-pedagogical proposal was applied in video class, containing the referred content for deaf and hearing students, interpreted in Libras. The results reveal that the pedagogical practice with deaf students must be reframed in partnership with the Science teacher, the interpreter and the deaf students, as they face difficulties in adopting teaching, communication and evaluation strategies based on the theoretical and methodological principles of Visual Pedagogy. Most of the time the classes are hegemonic based on oralization, in this case, it is understood that deaf students learn in the same way as listeners. It is considered that there are signs of Visual Pedagogy, through some classes with the use of visual elements. The video class contributed to strengthen the understanding of the use of Visual Pedagogy teaching resources in science classes with deaf students in partnership with the teacher and the Libras interpreter in teaching Vertebrate Animals content with deaf students, as well as the assessment of their learning.por
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Rodrigues Tavares (fer-t9@hotmail.com) on 2023-01-07T23:45:33Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO-FERNANDO-RODRIGUES-TAVARES.pdf: 2464417 bytes, checksum: 288af67302e3151a6146dfc6565aad30 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Juliana s (julianasousa@ibict.br), reason: Prezado, Primeiramente, gostaríamos de informar que o repositório e seu sistema já se encontra operacional para novos depósitos de trabalhos acadêmicos-científico. Segundo, solicitamos que seu deposito seja editado e reenviado contendo o preenchimento de todos os campos obrigatórios, além da maior quantidade de informações referente ao seu trabalho acadêmico-científico. -------------------------------------------------- Com vistas à melhor atender a comunidade de usuários, o Repositório Comum do Brasil (Deposita) está passando por um processo de atualização. Nesse processo, está inclusa a elaboração da política do repositório, que estará disponível em acesso aberto no lançamento da nova versão do Deposita. Diante disso, o aceite de novos registros no Deposita ocorrerá mediante a verificação dos seguintes critérios: 1. O depósito deve ser feito, obrigatoriamente, pelo autor do documento. Em caso de documentos que possuam co-autoria, o depósito poderá ser feito por qualquer um dos autores; 2. O depósito não pode ser feito por editoras comerciais; 3. Nenhum dos autores do documento pode ser vinculado a uma instituição que já possua seu próprio repositório institucional; 4. O documento deve ser de caráter acadêmico-científico, considerando os seguintes critérios: a) em caso de artigos científicos, ter sido publicado em revista e/ou evento científico que realize processo de avaliação por pares; b) em caso de livros ou capítulos de livro, possuir conselho científico composto por pesquisadores da área; em caso de trabalhos de conclusão de curso, dissertações ou teses, possuir banca examinadora composta por pesquisadores da área. Estando em desacordo aos critérios acima elencados, o documento será rejeitado. Sendo possível as devidas correções para se enquadrar aos critérios, solicitamos uma nova submissão do item. Em relação aos documentos que já estão no Deposita e que possam estar em desacordo com os referidos critérios, estes poderão ser analisados pela equipe gestora do repositório, que resguarda o direito de manter ou eliminar os registros. Caso necessário, os depositantes serão contatados através de e-mail. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Equipe Deposita por meio do e-mail: deposita@ibict.br Agradecemos desde já a compreensão e permanecemos à disposição para esclarecimentos adicionais que sejam considerados necessários. on 2023-06-07T17:22:10Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Rodrigues Tavares (fer-t9@hotmail.com) on 2023-09-12T23:57:55Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO-FERNANDO-RODRIGUES-TAVARES.pdf: 2464417 bytes, checksum: 288af67302e3151a6146dfc6565aad30 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cássio Morais (cassiomorais@ibict.br) on 2023-09-14T18:08:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO-FERNANDO-RODRIGUES-TAVARES.pdf: 2464417 bytes, checksum: 288af67302e3151a6146dfc6565aad30 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-14T18:08:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO-FERNANDO-RODRIGUES-TAVARES.pdf: 2464417 bytes, checksum: 288af67302e3151a6146dfc6565aad30 (MD5) Previous issue date: 2021eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíba-UEPBpor
dc.publisher.departmentUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemáticapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPedagogia Visual. Aulas de Ciências. Prática Pedagógica. Alunos surdos.por
dc.subject.cnpqEnsinopor
dc.titlePedagogia visual nas aulas de ciências com surdos: práticas inclusivas da professora e do intérprete de libraspor
dc.typemastherThesispor
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