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dc.contributor.authorSilva, Jaine Araújo da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5964482044296917por
dc.contributor.advisorMendes, Francielle Maria Modesto-
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8347971153762524por
dc.contributor.referees1Chamarelli Filho, Milton-
dc.contributor.referees2Guidotti, Flávia Garcia-
dc.date.accessioned2023-09-19T13:20:13Z-
dc.date.issued2019por
dc.identifier.citationSILVA, Jaine Araújo da. “PRETINHO BÁSICO”: Uma análise de textos dos veículos Estadão, Folha de São Paulo, Elle e Vogue sobre o negro na marca LAB no SPFW. 2019. Monografia (Graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo) — Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2019.por
dc.identifier.urihttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/430-
dc.description.resumoEste trabalho discute a temática racial negra referente à realidade brasileira tendo como objeto de estudo 23 matérias jornalísticas sobre a grife LAB, pertencente aos cantores Emicida e Fióti. A pesquisa tem como objetivo compreender as representações construídas sobre o negro na marca, que em seus desfiles nas 42ª, 43ª e 44ª edições do São Paulo Fashion Week levou às passarelas noventa por cento de modelos negros. Para isso, é feita a análise do conteúdo de matérias dos sites Elle, Vogue, Estadão e Folha de São Paulo referentes aos desfiles da LAB em 2016 e 2017. Os textos foram divididos em duas temáticas: a participação da marca no evento e o episódio de racismo vivido por um dos donos logo após o último desfile. Ao fim da pesquisa, foi possível concluir que, embora os negros tenham sido exaltados em grande parte das matérias analisadas, o racismo, supostamente velado, continua existindo no Brasil. Os principais conceitos trabalhados são: raça, racismo, representação, empoderamento e lugar de fala. Como aporte teórico utilizam-se as ideias de Lilia Schwarcz, Silvio Almeida, Djamila Ribeiro, Joice Berth, Stuart Hall, Ruth Joffily, Laurence Bardin, entre outros.por
dc.description.abstractThis work is based on racial studies and discusses the reality of the black community in Brazil. Twenty-three Journalistic articles about the fashion label LAB, owned by two Brazilian singers: Emicida and Fióti, are used as case studies. The research aims to understand the representations built around the black people of fashion label, that in the 42nd, 43rd and 44th editions of São Paulo Fashion Week rought to the catwalk around ninety percent black models. The articles analyzed were taken from the websites Elle, Vogue, Estadão and Folha de São Paulo, they all refer to the LAB's parade in 2016 and 2017. The texts were divided into two themes: the participation of the brand in the event and the episode of racism experienced by one of the owners shortly after the last parade. It was possible to onclude that, although blacks have been exalted in the analyzed articles, racism, supposedly veiled, still exists in Brazil. The main concepts worked here are: race, racism, presentation, empowerment and place of speech. The ideas of Lilia Schwarcz, Silvio Almeida, Djamila Ribeiro, Joice Berth, Stuart Hall, Ruth Joffily, Laurence Bardin, among others are used as theoretical support.por
dc.description.provenanceSubmitted by Jaine Silva (jaine.araujo@ufac.br) on 2023-09-15T18:56:33Z No. of bitstreams: 1 2019 - Monografia _Pretinho básico_.pdf: 1438717 bytes, checksum: 02af150e41082d599c51afd3471c8572 (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Acrepor
dc.publisher.departmentUniversidade Federal do Acrepor
dc.publisher.countryBrasilpor
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dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEmpoderamentopor
dc.subjectLABpor
dc.subjectModapor
dc.subjectNegrospor
dc.subjectRacismopor
dc.subjectRepresentaçãopor
dc.subjectSão Paulo Fashion Week.por
dc.subject.cnpqComunicaçãopor
dc.title“PRETINHO BÁSICO”: Uma análise de textos dos veículos Estadão, Folha de São Paulo, Elle e Vogue sobre o negro na marca LAB no SPFWpor
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopor
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